sexta-feira, março 27, 2009

"Imitador de Pelé" diz que prêmio veio em boa "Hora"

Conforme anunciado na última postagem deste blog, Beto Hora é a voz do imitador de Pelé, spot premiado com o Grand Prix no Criatividade em Rádio GPR.

Ouça Beto Hora em comentário sobre o prêmio.

A notícia chega no momento em que o radialista está completando 20 anos de dedicação a este meio de comunicação.

Imitador de Pelé conquista Grand Prix do Prêmio GPR

A equipe campeã recebe o troféu

Nesta noite de quinta-feira aconteceu a entrega da 10ª edição do Prêmio de Criatividade em Rádio GPR. Entre os 11 finalistas, o fonograma Imitador de Pelé levou a melhor e ficou com o Grand Prix.

Acompanhe também um depoimento exclusivo com Leonardo Claret (na foto, ao lado de seu parceiro Toni Fernandes), um dos criativos da Lew’Lara que assinou a campanha.

O inconfundível imitador de Pelé do fonograma é Beto Hora (do Na Geral). O prêmio é mais uma marca na carreira deste profissional que está completando 20 anos de rádio. Nosso blog tentou contato com o dono da voz, mas quem atendeu foi Pelé.


Acompanhe a ficha técnica do comercial:
Categoria: Cultura, Turismo e Entretenimento
Título: Imitador de Pelé
Anunciante: Fundação Roberto Marinho - Museu do Futebol
Agência: Lew´LaraTBWA - São Paulo/SP
Criação: Jaques Lewkowicz, André Laurentino, Manir Fadel, Luciano Lincoln, Leonardo Claret e Toni Fernandes
Atendimento: Marco Piza, Verônica Gordilho, Heitor Pereira e Gustavo NohlMídia: Luiz Ritton, Elaine Vieira e Gustavo Mascitto
Produtora de som: A Voz do Brasil

Na semana que vem, você confere entrevistas exclusivas com Archimedes Messina, Mara Prado, Thomas Roth, Luiz Henrique Romagnoli e Mariângela Ribeiro.

quarta-feira, março 25, 2009

Criatividade em Rádio

Acontece amanhã, dia 26 de março, a entrega do 10° Prêmio de Criatividade em Rádio GPR. Serão contemplados os melhores comerciais de rádio em 11 categorias (acompanhe e ouça aqui os finalistas) e divulgado o Grand Prix, ou seja, o grande campeão entre esses finalistas.

Para preparar o clima, ouça aqui duas peças que se destacaram na premiação no ano passado.




O Grande vencedor foi o spot "Lúpulo", criado para a Bavaria Premium pela agência Talent. A produção do material tem assinatura da produtora de som "A Voz do Brasil". Destaco também outro comercial que ficou entre os finalistas, "Confusão", fonograma criado pela agência McCann para os bolos Pullman. Vale ressaltar o excelente trabalho de sonorização realizado pela produtor Studio Tesis.

A festa de entrega do 10° Prêmio de Criatividade em Rádio GPR acontece amanhã a noite e os nossos leitores / ouvintes vão saber em primeira mão quem levou o Grand Prix deste ano.

sexta-feira, março 20, 2009

Jingles e temas de séries no "Você é Curioso?"

O programa de variedades das manhãs de sábado da Rádio Bandeirantes destaca amanhã, 21 de março, o conjunto Juke.

Ouça Marcelo Duarte comentando esta e outras atrações do Você é Curioso?

O repertório do Juke reúne jingles e temas de seriados dos anos 60 que se tornaram ícones culturais, como Hawaii 5-0, I Love Lucy, Creme Rugol, National Kid, Speed Racer e outros sucessos.

Capitaneado por Ricardo Côrte Real, o grupo promete uma bem-humorada viagem musical pela história do rádio e da TV tanto amanhã, a partir das 10 da manhã, pela Rádio Bandeirantes, como em uma curta temporada que faz no Teatrix, em São Paulo.

Você é Curioso?Apresentação: Marcelo Duarte e Silvânia Alves
Sábado, 21 de março, das 10 às 12 horas.
Rádio Bandeirantes
AM 840 / FM 90,9 / http://www.radiobandeirantes.com.br/


quarta-feira, março 18, 2009

O começo da rádio que briga pelo ouvinte

Na última terça, São Paulo viveu mais um drama com as fortes chuvas que assolaram o Estado.
Os fatos me remeteram a uma campanha que marcou época na Rádio Bandeirantes e deu início ao atual conceito da emissora.

Ouça porque a Bandeirantes é a rádio que briga por você.

"Caso as autoridades sejam cegas": cartaz que também fez parte da campanha criada para a Rádio Bandeirantes

A corrupção, a chuva e a violência mantêm – infelizmente – esta campanha atual. Criada pela AlmapBBDO e produzida pela MCR, estes fonogramas foram muito premiados em 2005. Aliás, naquele ano teve início a premiação da categoria rádio no Festival Internacional de Cannes. A campanha desenvolvida para a Rádio Bandeirantes conquistou o Leão de Bronze.

Ouça aqui as versões em inglês das peças da campanha, inscritas e premiadas em Cannes.




domingo, março 15, 2009

Família é tema do Concurso Nacional de Jingles 2009

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad lança os VII Concursos Nacionais de Jingle e Fotografia e o X Concurso Nacional de Cartazes, destinado aos estudantes do Ensino Fundamental. “A família na prevenção ao uso de drogas” é o tema para os três concursos.

Para o concurso de jingle, os interessados têm opção de participar sozinho ou em grupo com, no máximo, três integrantes. Cada participante ou grupo deverá concorrer em uma única categoria: amador e profissional, com apenas um trabalho, que deverá ser inédito e ter de 25 a 30 segundos.

Baixe aqui o regulamento do concurso de jingles (em pdf)

Clique aqui para ter acesso à ficha de inscrição
Serão premiados apenas o primeiro e segundo colocados nas duas categorias.
Para a profissional, o prêmio previsto para o vencedor é de R$ 4 mil e R$ 2 mil para o segundo colocado. Já na categoria amador, o primeiro prêmio será de R$ 3 mil e R$ 1,5 mil para o segundo lugar.

Os interessados podem obter mais informações pelo telefone: 0800 510 0015 ou por meio do site http://www.senad.gov.br/ , onde consta o regulamento completo dos concursos de Jingle, fotografias e cartazes.
O resultado do concurso deve ser divulgado, na Semana Nacional Antidrogas, em junho deste ano e os vencedores vão receber os prêmios em Brasília.
Fonte: Decom

Para ter inspiração:Acompanhe uma entrevista com o "jingleiro" Thomas Roth gravada em março de 2007.



Confira os vencedores do 10º Prêmio de Criatividade em Rádio GPR

O Grupo dos Profissionais do Rádio – GPR - divulgou os vencedores das 11 categorias do 10º Prêmio de Criatividade em Rádio, que foram escolhidos pelo júri especializado. A festa de premiação acontece no dia 26 de março.

Ouça aqui as campanhas mais votadas entre as 800 inscritas de todo país.

Todas as 11 peças premiadas foram veiculadas pela primeira vez em 2008 e ganham a inscrição no Festival de Cannes.

Em breve será divulgada também a criação e produção publicitária para rádio que ficará com o Grand Prix. Duas pessoas da equipe campeã terão direito à viagem e estadia para acompanharem o desempenho de sua peça na categoria Radio Lions, que surgiu em 2005 na grande premiação internacional da propaganda.
Confira a ficha técnica de todos os vencedores:
Categoria: Agronegócio
Título: Robô Caipira
Anunciante: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Agência: Manufactura de Propaganda - São Paulo/SP
Criação: Claudio Gonçalves e Henry Assef
Atendimento: Zezito Linhares
Mídia: Scheila Cristina
Produtora de som: Toka Áudio

Categoria: Campanhas Públicas e/ou Governamentais
Título: Dança da Rubéola
Anunciante: Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Agência: Escala Comunicação e Marketing Ltda. - Porto Alegre/RS
Criação: Eduardo Axelrud, Marcelo Rosa, Diego Wortmann e Régis Montagna
Atendimento: Taís Ludvig
Mídia: Daniela Schenato e Camila Picolli
Produtora de som: Lado B

Categoria: Campanhas Sociais e Terceiro Setor
Título: TV
Anunciante: Santa Casa de Curitiba
Agência: Bronx - Curitiba/PR
Criação: Fábio Duarte e Keith Lauer
Atendimento:
Mídia:
Produtora de som: Lua Nova

Categoria: Comércio e Varejo
Título: Mmmmmm
Anunciante: Bob´s
Agência: NBS - Rio de Janeiro/RJ
Criação: André Lima, Pedro Feyer, Ricardo Weistman e André Havt
Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta e Julia Barros
Mídia: Erica Campbell e Patricia Cunha
Produtora de som: Junk Om

Categoria: Consumo AutomotivoTítulo: GPS
Anunciante: Audi
Agência: Almap BBDO - São Paulo/SP
Criação: Luiz Sanches, Dulcídio Caldeira, Andre Kassu e Marcos Medeiros
Atendimento: Martha Almeida e Carol Derra
Mídia: Wanderly Jovenazzo, Camila Moraes e Guilherme Frioli
Produtora de som: Hilton Raw

Categoria: Consumo Doméstico e Moradia
Título: Com as ferramentas Famastil você resolve
Anunciante: Famastil
Agência: e21 Agência de Multicomunicação - Porto Alegre/RS
Criação: Pablo Bohrz, Matheus Lehebauer, Beto Dias, Agnes Cristina e Gilberto Basualdo
Atendimento: Luciana Arhnold e Bianca Langasse
Mídia: Luciano Oliveira
Produtora de som: Radioativa

Categoria: Consumo Pessoal
Título: Samba de Breque
Anunciante: Kraft Foods
Agência: Giovanni DraftFCB - Rio de Janeiro/RJ
Criação: Adilson Xavier, Fernando Barcellos e Cristina Amorim
Atendimento: Eduardo Pedreira, Bia Brasil e Taissa Sartié
Mídia: Marilene Fernandes, Valéria Pereira, Erick Vianna e Geórgia Dutra
Produtora de som: Nova Onda

Categoria: Cultura, Turismo e Entretenimento
Título: Imitador de Pelé
Anunciante: Fundação Roberto Marinho - Museu do Futebol
Agência: Lew´LaraTBWA - São Paulo/SP
Criação: Jaques Lewkowicz, André Laurentino, Manir Fadel, Luciano Lincoln, Leonardo Claret e Toni Fernandes
Atendimento: Marco Piza, Verônica Gordilho, Heitor Pereira e Gustavo Nohl
Mídia: Luiz Ritton, Elaine Vieira e Gustavo Mascitto
Produtora de som: A Voz do Brasil

Categoria: Imagem Corporativa e Serviços PrivadosTítulo: Soema
Anunciante: Embratel
Agência: Talent - São Paulo/SP
Criação: João Livi, Guigo Oliva, Marcelo Jun Sato, Fábio Rodrigues e Paulo Januário
Atendimento: Camila Massari
Mídia: Moacyr Guimarães
Produtora de som: Atakk

Categoria: Mercado Financeiro
Título: Vocalista
Anunciante: HSBC
Agência: JWT - Curitiba/PR
Criação: Mario D´Andrea, Fabio Miraglia, Rodolfo Amaral e Jorge Uesu
Atendimento: Gabriela May, José Fernando Lopes e Paula Mosimann
Mídia: Anita Bardeli, Thatiana Almeida e Rilza Silva
Produtora de som: Lua Nova

Categoria: Produtos Tecnológicos
Título: Chapeuzinho Vermelho
Anunciante: Claro
Agência: Almap BBDO - São Paulo/SP
Criação: Marcos Almirante, Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira
Atendimento: André Furlanetto, Renata Wirthmann, Caio Franco e Renata Gradis
Mídia: Alessandro Visconde, Eraldo Neto e Sólon Rodrigo dos Anjos
Produtora de som: A9 Áudio %u2013 Egisto Betti

sábado, março 07, 2009

O Saudoso Paulo Autran dá a Receita de Mulher

Neste domingo, 8 de março, comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher. Em homenagem à data, confira um momento raro na interpretação do saudoso Paulo Autran.

Ouça a voz de Autran na Receita de Mulher, de Vinícius de Moraes.



Além dos palcos, onde Autran teve seu talento reconhecido e premiado, o ator também teve passagens marcantes pelo rádio. Quando morreu em outubro de 2007, ele gravava diariamente para a Bandnews FM.

Mas a ligação com o rádio havia começado muito antes. Em 1965, Autran apresentava na Eldorado AM o quadro 5 Minutos com Paulo Autran.

É uma dessas interpretações que você acompanha neste episódio do podcast Peças Raras.

quinta-feira, março 05, 2009

Arquivo Raro: Ferreira Martins em Rancharia no ano de 1985

O YouTube e as ferramentas de busca da web são realmente incríveis. Veja só o que descobri em uma dessas garimpagens: o locutor Ferreira Martins em entrevista em que comenta sobre a ligação com Rancharia, a cidade natal dele, e também sobre como começou no rádio e na TV.

Clique aqui e veja o vídeo da série Rancharia: sua história e sua Gente

A conversa informal se deu em uma passagem de Martins pela cidade na ocasião em que foram comemorados os 50 anos de Rancharia (em 13 de junho de 1985).

Ao que tudo indica, a entrevista foi gravada para a Rádio Difusora de Rancharia, a única da região. Outras conversas da série também podem ser acompanhadas no YouTube.
Foto extraída do site Clube da Voz

Desde 1992, o também jornalista e publicitário - que já ancorou o Jornal da Band ao lado de Marília Gabriela no final dos anos 1980 - dedica-se à locução comercial e é um dos profissionais mais bem pagos do mercado.

Vale a pena relembrar a força de Ferreira Martins como locutor da campanha de Fernando Henrique Cardoso em 1994.

De acordo com informações publicadas em entrevista na Revista Isto É Gente, Martins teria embolsado R$ 1 milhão pela campanha política que elegeu o tucano na disputa com Lula naquela ocasião. Também não é para menos. A voz do jornalista e locutor parece nossa consciência falando.