quinta-feira, abril 30, 2009

Gil Gomes em dose dupla na Record AM de São Paulo


O repórter policial mais conhecido do rádio pode ser ouvido diariamente pela Record AM de São Paulo (1.000 KHz). As originais narrações das histórias policiais vão ao ar pela manhã, a partir das 7 horas, e a tarde, às 14 horas, dentro do programa Cacá Siqueira.

Ouça aqui a história narrada nesta quarta, dia 29 de abril.

No site da Record AM, o programa Gil Gomes é apresentado da seguinte forma:
"Empunhando o microfone, Gil Gomes narra os casos especiais de crimes, com sua voz arrastada e grave, que cresce em volume nos momentos mais dramáticos. Usa frases curtas, e de forte impacto. Nunca adota uma posição neutra: se emociona com os casos das vítimas e explode de indignação diante dos criminosos."

ATUALIZANDO...
Gil Gomes, assim como toda a equipe de peso da Rádio Record, foi dispensado da emissora. Porém, neste domingo, dia 14 de agosto de 2011, em entrevista à rádio Jovem Pan, o maior repórter policial da história afirmou que já está com contrato assinado com a Tupi AM de São Paulo. Sorte do ouvinte que gosta de rádio e de talentos cada vez mais raros.

sexta-feira, abril 24, 2009

Agende-se: Hoje tem Na Geral ao vivo no Carrefour Butantã

Hoje a galera do Na Geral, da Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9 ou http://www.radiobandeirantes.com.br/), apresenta o programa ao vivo diretamente do Carrefour Butantã.


Ouça a chamada veiculada na emissora (caso não visualize o player, clique aqui para acessar ou baixar o áudio)

Quem está acostumado a ouvir a atração que coloca em campo humor e futebol, sabe que nas edições com o público o Na Geral fica ainda mais divertido. De quebra, tem a expectativa em relação a um strip da "sexygenária" Dona Inês. É ver para crer!

O Carrefour Butantã fica na Av. Professor Francisco Morato, 2.718 e o telefone para mais informações é o (11) 3721-2229.

Confira também uma edição anterior do Na Geral feita ao vivo no Carrefour Praiamar de Santos, em 19 de março deste ano, às vésperas - como agora - de um jogo entre Corinthians e Santos.
Na Geral - ao vivo
Hoje, 18:30 h., no Carrefour Butantã
No ar pelo AM 840 ou pelo FM 90,9, em São Paulo, ou pelo site da Rádio Bandeirantes

segunda-feira, abril 20, 2009

Abrem-se as cortinas: os bastidores de uma transmissão

Passeando pelo Youtube, encontrei mais uma peça rara. Veja um vídeo realizado para a disciplina "Projetos em TV" do departamento de jornalismo da ECA-USP. Nele, a equipe de estudantes acompanha o trabalho da Rádio Bandeirantes na narração de Corinthians e Fluminense.



O trabalho foi produzido e editado em novembro/dezembro de 2006 pelos alunos Daniel Kon, Felipe Priante, Fernando Petracioli e Paulo Gama. Em destaque, Ulisses Costa revela como se prepara para uma transmissão. 

sábado, abril 18, 2009

Hélio Ribeiro: porque hoje é ontem, uma vez mais


No final do ano 2000, com a perda de Hélio Ribeiro, alguns admiradores daquela que foi e sempre será uma das principais vozes do rádio brasileiro começaram a desenhar a criação de um memorial para que o trabalho desse saudoso e eterno radialista não se perdesse com o tempo.

Tudo começou com a digitalização (gravação em CD) do conteúdo de uma fita k-7 gravada nos estúdios da Rádio Bandeirantes, em 07 de março de 1975. Hoje o Memorial Hélio Ribeiro mantém um site com todo o poder da mensagem.

Ouça a tradução livre para o português do sucesso dos Carpenters: Yesterday Once More
(caso não visualize o player, clique aqui e baixe o arquivo
)

Leia mais:


sexta-feira, abril 17, 2009

Grande nome do humor e da publicidade na Rádio Matraca

A Rádio Matraca destaca neste sábado, dia 18 de abril, a participação de um dos maiores nomes do humor nacional: Carlos Antonio de Melo e Castelo Branco.



Ouça Laert Sarrumor, apresentador e produtor da Rádio Matraca (caso não visualize o player, clique aqui e baixe o arquivo de áudio)

Na literatura e na Publicidade ele é conhecido como Carlos Castelo Branco. Na música, ele é o Carlos Melo, do Língua de Trapo. Um dos fundadores do grupo, é autor, entre outras, de “Concheta”, “Deusdéti”, “Os Metaleiros Também Amam”, “Country os Brancos” e “Como é bom ser Punk. Como publicitário, já faturou o Leão de Ouro, em Cannes, e passou pelas principais agências do país.

Rádio Matraca com Carlos Melo

Sábado, 18.04.09, 17 horas

USP FM (93,7 em SP ou www.radio.usp.br)



quinta-feira, abril 16, 2009

O Dia da Voz e a Voz do Clube

Hoje, 16 de abril, é o Dia da Voz. Comemorado desde 2003, o objetivo desta data é promover a saúde do aparelho vocal e prevenir doenças da laringe. Como nosso assunto é o rádio, nada melhor do que destacar o trabalho de profissionais da voz.


O Clube da Voz surgiu em novembro de 1992, quando locutores profissionais se uniram para criar uma associação que representasse e defendesse seus interesses.

Formado por radialistas, jornalistas, publicitários, atores e dubladores que atuam com locução publicitária, o primeiro passo do Clube foi dado com a distribuição de 4 fitas cassete para produtoras de som e imagem e para agências de publicidade de todo o Brasil, no início de 1993. O conteúdo apresentava o portfólio dos integrantes da associação.


Ouça reportagem apresentada na CBN sobre o surgimento do Clube da Voz (caso não consiga visualizar o player, clique aqui para baixar o áudio)


De dois em dois anos, o repertório do clube é renovado. Depois de distribuir fitas e CDs para os interessados, atualmente o Clube disponibiliza todos os portfólios de seus profissionais por meio de seu próprio site.



Ouça Virgínia de Moraes na abertura do CD Vol. 1 do Clube da Voz
(caso não consiga visualizar o player, clique aqui para baixar o áudio)

Virgínia de Moraes é a dona de uma das vozes mais marcantes do rádio. O início da carreira foi em 1952, quando estreou na Rádio Cultura de São Paulo - PRE 4, então ligada à Organização Victor Costa. Teve passagens marcantes por outras emissoras como Rádio Nacional de São Paulo, Tupi, Record e USP FM. Conquistou o Troféu Roquette Pinto em mais de uma oportunidade, alcançando o "Roquette de Ouro", concedido a pouquíssimos profissionais do rádio e da televisão no Estado de São Paulo.



A coragem de gente como Leporace


Hoje é um dia para ser lembrado a todo ano pelos ouvintes que valorizam o radiojornalismo.

Em 16 de abril de 1978, faleceu, de edema pulmonar, aos 66 anos, em São Paulo, o “trabuco” Vicente Leporace.

No rádio, Leporace foi redator, locutor, programador, discotecário e radioator. Entre seus feitos, destacam-se a produção e apresentação do Jornal da Manhã da Rádio Record, lançado em 1º de abril de 1951 e – claro – a fase em que esteve no comando do jornalismo matutino da Rádio Bandeirantes de São Paulo.


O Trabuco em edição de 1969 (caso não visualize o player, clique aqui para baixar o áudio)

Em 1962, o saudoso radialista aceita o convite e transfere-se para a Bandeirantes. Na emissora, lança o “Trabuco”, um informativo matinal em que lia jornais e completava as notícias com seus comentários ácidos. Leporace era visto por muitos como a voz em defesa dos menos favorecidos.

Seu apelido representava tanto a arma de defesa e ataque que tinha esse nome como uma corruptela da Calábria, terra dos pais dele. Conta-se que naquela região, usava-se o boca a boca para troca de informações na tentativa de combater tropas invasoras, sendo criado para isso o neologismo Trabuque (entre boca; o que não podia ser dito em voz alta)

Durante a ditadura, em 64, o comunicador chegou a apresentar o noticiário sob a mira de um fuzil.

O Trabuco ficou no ar por 16 anos, até o falecimento de Leporace. Em 18 de abril, em substituição ao tradicional espaço, estréia o Jornal Gente, com a pretensão de manter a faixa das 8 da manhã como uma tribuna aberta ao debate e às manifestações do povo.


Abertura do primeiro Jornal Gente
(
caso não visualize o player, clique aqui para baixar o áudio)

Em tempo, ambas as passagens de áudio que ilustram esta postagem foram extraídas do programa Memória, apresentado por Milton Parron nas Rádios Bandeirantes (sábado, por volta de 23 horas, com reprise em torno de meia-noite de domingo) e USP FM, nas manhãs de sábado.

quarta-feira, abril 15, 2009

Prêmio CBN de Jornalismo Universitário

O Prêmio CBN de Jornalismo Universitário tem o objetivo de estimular e divulgar reportagens de rádio produzidas por estudantes sobre um dos seguintes temas: meio ambiente, diversidade cultural e inclusão social.

A intenção é descobrir jovens talentos e aproximá-los do rádio, que tem se mostrado um meio extremamente ágil e eficiente para a transmissão de notícias.

As inscrições pela internet vão até o dia 30 de junho e a divulgação do resultado ocorrerá no dia 1º de outubro de 2009.

Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Os três melhores serão premiados, sendo um considerado vencedor e, os outros dois, menções honrosas.

O primeiro colocado terá direito a troféu; visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da Rádio CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas; veiculação do material na programação da rádio; e certificado de participação. As menções honrosas terão o material veiculado na rádio e receberão certificados.

Clique aqui para ir à página do Prêmio e boa sorte.

terça-feira, abril 14, 2009

Sente-se e ouça a vontade


O Sofá Bandeirantes estreou no dia 28 de setembro de 2008 com José Paulo de Andrade.

Comandado por Paulo Galvão dentro do Acontece da Rádio Bandeirantes, o quadro recebe a cada semana um dos jornalistas ou profissionais da emissora para falar sobre curiosidades e fatos de sua trajetória.

Já sentaram no sofá, além de José Paulo de Andrade, Salomão Ésper, José Silvério, Milton Parron, Muíbo Cury, Haisem Abaki, Milton Neves, Luis Carlos Gertel e Beto Hora.

Ao clicar aqui você tem acesso ao link das entrevistas do Bandeirantes Acontece, incluindo todos os bate-papos com os comunicadores que já sentaram no Sofá.

Espaço para novos talentos na Rádio Globo


A Rádio Globo promove novos talentos no campo do jornalisto esportivo. Desta vez estudantes de faculdades de Comunicação Social podem se transformar em “REPÓRTER ESPORTIVO POR UM JOGO”.

Acesse o regulamento completo aqui.

Para entrar em campo, o participante deve enviar até o dia 24 deste mês, por e-mail ou Correio, um áudio seu comentando um jogo de futebol (a sua escolha), com no máximo 01 (um) minuto de gravação.

A promoção é válida para ouvintes residentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte para aqueles que estiverem cursando a partir do 5º período de Comunicação Social em qualquer Universidade ou Faculdade.

Serão consideradas a criatividade, a desenvoltura e o conhecimento esportivo dos participantes.
Os participantes que tiverem seus áudios selecionados, acompanharão o dia-a-dia de um repórter esportivo da Rádio Globo através de um pré-aquecimento e treinamento, incluindo: reunião de pauta, acompanhamento de um treino de futebol juntamente com um repórter da emissora, acompanhamento do programa Globo Esportivo, gravação de uma participação piloto em estúdio, discussão de pauta para a sua jornada e, finalmente, atuação como repórter por um dia, diretamente e ao vivo, de um estádio em um jogo de futebol a ser determinado pelas RÁDIOS.

Os ouvintes selecionados ganharão ainda uma camisa da Rádio Globo e uma bola de futebol.

sábado, abril 11, 2009

Beto Hora é destaque no Sofá Bandeirantes neste domingo

A série de entrevistas conduzida por Paulo Galvão e apresentada no Bandeirantes Acontece, domingo, a partir das 10 da noite, tem sequência neste dia 12 com o eclético Beto Hora.

O radialista conhecido por sua participação no Na Geral e por gravações em comerciais de sucesso está completando 20 anos de carreira e conta passagens de sua trajetória com simpatia e bom humor.



Ouça aqui um mix com imitações de Beto Hora no Na Geral
Clique aqui para baixar este áudio para seu computador


Beto Hora à direita, ao lado de Lélio e Zé Paulo

Entre as histórias contadas pelo humorista está o fato de ter que ser engraçado desde pequeno para se destacar na turma, já que era gordinho e não tinha muita chance com as garotas. Ele relata também o dia em que esteve presente no aniversário de Wanderley Luxemburgo e foi convidado pelo atual técnico do Palmeiras para fazer o discurso na hora de cortar o bolo.

Participam da entrevista também os personagens criados por Hora, com destaque especial para a sensual Dona Inês.

Sofá Bandeirantes com Beto Hora
Domingo, 12 de abril, a partir das 22 horas.
Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9 ou www.radiobandeirantes.com.br)


quarta-feira, abril 08, 2009

Campanha anti-tabagismo

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça a lei estadual que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. O texto ainda precisa da sanção do governador Serra para entrar em vigor.

A polêmica envolvendo mais esta medida restritiva aos fumantes não leva em consideração o papel da indústria do cigarro, esta sim a grande responsável pelo estímulo ao consumo do produto.

O assunto me remeteu a um jingle criado para o Ministério da Saúde que conquistou leão de bronze em Cannes em 2005. Aliás, a categoria rádio foi criada naquele ano no prestigiado festival internacional da propaganda.

Ouça um boletim Radioescuta Peças Raras sobre o jingle "Pergunte Por que?"
O rap, com pouco mais de dois minutos, criado pela agência paranaense Máster Comunicação e produzido pela In Sonoris, estimula o jovem a contestar as mensagens subliminares que vendem uma imagem positiva de quem fuma. É importante ressaltar que, mesmo com a proibição da propaganda direta do produto (comerciais que mostravam jovens saudáveis consumindo cigarro estão vetados desde dezembro de 2000, pela Lei 10.167), há muitas situações em que imagens positivas associadas ao produto são mostradas em filmes, séries etc.

Ouça aqui a versão em inglês criada para participar dos festivais internacionais.
Lembrando que até o dia 17 de abril acontecem as inscrições para o concurso nacional de jingles, que tem como tema "A Família na Prevenção ao uso de Drogas". Se você quer participar, saiba mais aqui.

sexta-feira, abril 03, 2009

Audição do mês com Premê na Rádio Matraca


O programa de música, humor e informação da USP FM - Rádio Matraca - traz o primeiro LP da banda Premeditando o Breque (o Premê) na audição do mês.
O quadro busca reviver um tempo em que os amigos se reuniam sábado a tarde para curtir na íntegra um bolachão.

Ouça Laert Sarrumor com detalhes.


Audição do Mês com Premê
Rádio Matraca
apresentação e produção: Laert Sarrumor e Alcione Sana
Sábado - 17 horas
USP FM (93,7 em SP ou http://www.radio.usp.br/)

quinta-feira, abril 02, 2009

Prêmio de Criatividade em Rádio: cobertura total



Acaba de entrar no ar uma cobertura completa e exclusiva de tudo o que aconteceu na entrega do Prêmio de Criatividade em Rádio GPR.

No endereço, você encontra fotos e entrevistas com:

- a diretora de eventos do GPR, Mariângela Ribeiro;

- o sócio-fundador da Nó Design, Flávio Barão;

- os jurados Luiz Henrique Romagnoli e Mara Prado;

- os criativos Archimedes Messina e Thomas Roth.

Confira em www.criatividadeemradio.blogspot.com

quarta-feira, abril 01, 2009

O dia em que a Cidade virou Sucesso

Esta poderia ter sido mais uma história de primeiro de abril. Mas não é.

Há exatamente 8 anos, em 2001, a Rádio Cidade mudava seu nome para Sucesso e perdia sua identidade. O novo nome havia sido escolhido pelos próprios ouvintes.

Ouça aqui um boletim Radioescuta com um áudio histórico sobre este momento do rádio.

A Sucesso FM manteve o mesmo padrão de vinhetas e a mesma linguagem da Cidade. Mas o êxito não foi igual. Em 20 de abril de 2005, já sob o domínio do grupo Bandeirantes, a frequência da extinta Rádio Cidade cede lugar ao pioneirismo da Bandnews FM. Mas isto já é "uma outra história para outro por-do-sol".