sábado, maio 30, 2009

Naftalina da Transamérica faz a festa no Rio de Janeiro

Clique no cartaz e veja o vídeo com a participação da Blitz na festa da Naftalina da Transamérica, que aconteceu na quinta, dia 9 de abril, no Canecão, Rio de Janeiro.

quarta-feira, maio 27, 2009

Relembre a campanha da Fundação Telefonica de 2007

Relembre ou ouça aqui as músicas criadas para campanha da Fundação Telefonica em 2007.

Toni Garrido e Simoninha são os intérpretes das histórias de Gabriel e André.

Ouça a campanha, que prova ser possível transmitir uma mensagem institucional criativa e divertida.

Evento no Senac Lapa Scipião discute o rádio em junho


Estão abertas as inscrições para a oficina A sua Rádio Comentada, promovida pelo Senac Lapa Scipião como parte do projeto Ondas Senac – Discutindo Rádio. Na oficina, estudantes de rádio, TV e comunicação social têm a oportunidade de produzir um programa de rádio inédito, que será analisado e comentado por locutores e fonoaudiólogos profissionais.

A orientação ao participante é individual, no dia 23/6/2009, e avalia conceitos de criatividade, conteúdo, qualidade vocal, clareza, dicção, sonoplastia e qualidade de edição. O objetivo é melhorar a qualidade dos portfólios, otimizar as chances de inserção de novos profissionais no mercado e aprimorar a autoanálise dos trabalhos.

As inscrições dos trabalhos são gratuitas, abertas a todos os interessados e podem ser realizadas até 5/6. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Ondas Senac – Discutindo Rádio
A oficina A sua Rádio Comentada, com as orientações dos trabalhos, finaliza o projeto Ondas Senac – Discutindo Rádio, que tem atividades entre 16 e 23/6. O projeto visa incentivar a reflexão sobre o rádio brasileiro e temas atuais ligados ao audiovisual. A seguir, as demais práticas que compõem a programação.

Dia 16/6, das 20 às 22 horas – Gravação do programa Visita VIP, da Rádio USP FM – A fonoaudióloga Maria Cristina Borrego, a cantora Cida Moreira e o músico André Frateschi fazem o debate Voz Profissional, dirigido a estudantes e interessados em geral. A apresentação é dos jornalistas Miriam Ramos e Lupércio Tomás. – O Visita VIP é um programa de entrevistas descontraídas, nas quais os convidados revelam curiosidades de gravações, lançamentos de CDs, shows e mercado musical, além de abordar novidades do mundo da música na internet.

Dia 18/6, das 20 às 22 horas – Mesa-redonda As Diferentes Possibilidades de Atuação do Sonoplasta – Com Negrão Júnior, sonoplasta das rádios Globo, Jovem Pan, Bandeirantes e Gazeta, todas de São Paulo; Álvaro Fernando, autor de mais de duas mil peças e jingles para o mercado publicitário nacional e internacional; e Gilson Darío, diretor artístico da rádio Metropolitana FM, de São Paulo. – Com mediação da jornalista Miriam Ramos, eles comentam suas experiências, revelam segredos e falam da importância da sonoplastia e da plástica de uma emissora.

Dia 23/6, das 13 às 14 horas – Simulação de programa de entrevistas com o locutor Ricardo Boechat, âncora da rádio Bandnews FM, de Sao Paulo, e apresentador do Jornal da Band, que conta aos estudantes curiosidades de sua carreira. – O talk show conta ainda com apresentação do conjunto instrumental Choro das 3. Fornado por Corina na flauta, Elisa no bandolim e Lia no violão, o trio acaba de ganhar o prêmio Melhor Grupo 2008 na categoria de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA).

Fonte: assessoria SENAC Lapa Scipião










sexta-feira, maio 22, 2009

Radiografia especial: Zé Rodrix morre aos 61 anos de idade

O músico, compositor, cantor e publicitário Zé Rodrix morreu hoje de madrugada, após dar entrada no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Ouça um boletim Radioescuta Peças Raras especial em homenagem a Zé Rodrix (Se o player não estiver visível, clique aqui)

O artista começou a despontar no cenário musical ao lado de Sá e Guarabyra, nos anos 1970. O trio ficou conhecido por seu inconfundível estilo, chamado rock rural. Desta época, em 1972, um dos destaques foi o jingle que gravaram para a Pepsi. Em plena ditadura militar, a letra composta por Rodrix incitava os jovens a uma festa em que os jovens lutavam para ser do jeito que queriam ser. Em suma, a música diz que as pessoas tentam determinar sua aparência e comportamento, mas uma coisa ninguém pode mudar: a escolha do seu refrigerante.

Ainda nos anos 70, outra marca na carreira de Zé Rodrix foi a gravação de Elis Regina para a música dele e de Tavito, "Casa no Campo".

Nas décadas de 80 e 90, Rodrix passou a se dedicar quase que exclusivamente à criação de jingles publicitários. Foi pioneiro ao “vender” um carro falando em emoção em vez de enumerar qualidades técnicas dos veículos, como até hoje costuma prevalecer.

A partir de 2001, voltou a gravar com Sá e Guarabyra. Além de tocar seus maiores sucessos com o trio, continuou a compor e a figurar cada vez mais na cena independente da música brasileira.


Acompanhe a participação de Zé Rodrix no Programa do Jô, em 2004, em que o artista deu voz e vida aos três maiores sucessos que compôs na década de 70.

domingo, maio 17, 2009

Missa marca 1 ano da morte de Antonio Carvalho


O "Memorial Hélio Ribeiro" convida todos os amigos e profissionais do Rádio para a missa de 1 ano do falecimento do radialista Antonio Carvalho (foto).

A missa será realizada nesta segunda-feira, dia 18 de maio de 2009, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Rua Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.

CLIQUE AQUI e confira o mapa do local (Google Maps).

Antonio Carvalho faleceu dia 17 de maio de 2008, às 4h da manhã no Hospital Alvorada, em Moema, zona sul de São Paulo, vítima de leucemia. Foi sepultado no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.

Ouça aqui uma passagem do Bandeirantes a Caminho do Sol, apresentado por Carvalho, em que o saudoso radialista fala da importância do imortal Hélio Ribeiro e - consequente - relembra momentos marcantes das trajetórias de ambos.

Esta peça rara foi extraída de um incrível blog que tem o nome do quadro que ficou famoso na voz de Antonio Carvalho. Clique aqui e ouça muitas outras mensagens no Conversinha ao Pé do Ouvido.

Ouça mais:

domingo, maio 10, 2009

CET cancela multas depois de denúncia da Rádio Sulamérica Trânsito

Um dos papéis fortemente desempenhados pelo radiojornalismo atualmente é a prestação de serviços. Em São Paulo, uma rádio dedicada 24 horas a indicar o caminho menos pior para os motoristas da cidade deu ouvidos aos seus ouvintes e conseguiu uma grande vitória junto à CET. Acompanhe o resumo deste caso em áudio e leia a matéria enviada à imprensa pela própria Sulamérica Trânsito.


Ouça aqui um resumo da decisão tomada pela CET após as denúncias feitas pela emissora (se não visualizar o player, clique aqui para ir diretamente ao áudio).

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo cancelou as multas aplicadas aos veículos de carga ocorridas próximo à ponte do Jaguaré, na Marginal do Rio Pinheiros.

No início do mês de abril, a Rádio SulAmérica Trânsito (92,1 FM em São Paulo) descobriu essa grave falha de sinalização no sentido Interlagos da Marginal do Rio Pinheiros. Na Ponte do Jaguaré, 200 metros antes da Raia Olímpica, havia uma placa que indicava as faixas 3 e 4 para que os caminhoneiros seguissem em direção ao Sul. Um pouco mais à frente um radar multava os caminhões que trafegavam por ali. Os radares estavam programados para que os caminhões não fossem multados apenas nas faixas da direita, ou seja, isso ocorreria nas faixas 6 e 7.

Mas a placa da CET não dizia isso, além do que, se os caminhões passassem pela Raia Olímpica apenas pelas faixas 6 e 7, sérios problemas iriam ocorrer na aproximação da Ponte Cidade Universitária, onde a Marginal volta a ter apenas 4 faixas. Uma semana após receber a denúncia da Rádio SulAmérica Trânsito, a CET prometeu verificar o problema e informou que os motoristas que se sentissem prejudicados deveriam entrar com um recurso.

Mas, na madrugada do dia 24 de abril, a Companhia de Engenharia de Tráfego retirou a polêmica placa. Em resposta oficial à rádio, a CET informou que a sinalização no local era adequada e que iria manter as multas.

Na noite da última sexta, dia 8 de maio, mediante uma pressão constante da emissora do Grupo Bandeirantes de Rádio, o órgão de engenharia de trânsito recuou e cancelou as ocorrências.

Fonte: www.sulamerica.com.br/radiotransito

sexta-feira, maio 08, 2009

"Terminou a guerra, terminou a guerra", assim falou o Repórter Esso Heron Domingues

O jornalista Reynaldo Tavares (no livro Histórias que o Rádio não Contou, de 1997) conta um fato curioso envolvendo o fim da guerra, o Repórter Esso e seu titular Heron Domingues.
Em 1945, Heron Domingues fica obcecado em transmitir em primeira mão o fim da Segunda Guerra Mundial, tendo em vista que o ponto final do conflito parecia próximo. Para ser o primeiro a dar as últimas, como anunciava o slogan do Repórter Esso, o radialista monta uma barraca no estúdio da Rádio Nacional à espera de um telegrama que anunciasse a rendição alemã.

Depois de duas semanas de acampamento Heron Domingues é convencido pelo assistente do departamento artístico, Paulo Tapajós, a ir descansar em casa. O experiente e obcecado jornalista foi, com uma condição: deixar uma fita gravada dando a notícia do fim da guerra, que seria colocada no ar imediatamente após a confirmação do cessar fogo em definitivo na Europa. Isto garantiria que a frase "A Guerra acabou" fosse transmitida na voz do títular do noticiário mais famoso do Brasil.


Ouça aqui a notícia do fim do conflito na voz de Heron Domingues (se o player não estiver visível acima, clique aqui para ir ao podcast e ouvir)

Segundo Reynaldo Tavares, em As Histórias que o Rádio não Contou, a Heron Domingues restou o consolo de que o povo brasileiro duvidou da notícia dada na Tupi e só acreditou e comemorou o término do conflito após ouvirem o Repórter Esso anunciar: "Terminou a guerra, terminou a guerra, terminou a guerra".


quarta-feira, maio 06, 2009

Macaco Simão e o PGN


Quem ouve a Bandnews FM já está acostumado com as micagens do jornalista José Simão. De segunda a sexta, às 8:42 h., ele conversa com Boechat e leva ao ar seus famosos trocadilhos.

Ouça o boletim Radioescuta Peças Raras apresentado hoje na Malaveiaweb com as frases enviadas pelos ouvintes como slogans do PGN.

Caso não esteja visualizando o player nesta página, clique aqui para ir à página do podcast Peças Raras e ouvir.