sábado, maio 29, 2010

A Minha Cidade: Luciano Oliva conta como era a Cidade da qual fez parte


No último dia 21 de maio levei uma turma de alunos para a visita monitorada promovida pelo departamento de Comunicação da Jovem Pan. Como sempre a receptividade foi de primeira linha. Destaque para a felicidade ao constatar que o mestre das chamadas da Jovem Pan AM, Aloisio Mathias (clique aqui e conheça alguns trabalhos assinados por Aloisio), acompanha este nosso blog.

No estúdio da FM, acompanhamos de perto o trabalho de Luciano Oliva. Ele é locutor de rádio desde 1991 e apresentador de TV desde 2000. Apresenta o Playlist 100,9 na Jovem Pan FM diariamente às 14h.

Luciano passou também pela Cidade FM do Rio de Janeiro, por isso é destaque da série "A Minha Cidade", que teve início em 22 de janeiro deste ano em comemoração aos 30 anos da entrada no ar da emissora do sistema JB aqui em São Paulo.

O locutor enviou o depoimento e os áudios que você confere a seguir:

"Trabalhei na Rádio Cidade do Rio de Janeiro por quase dois anos - entre 1996 e 1997 - e lá conheci alguns mestres do Rádio: Fernando Mansur e Maurício Figueiredo, que fizeram parte da equipe de locutores na estréia em 1977 e que nos anos 90 trabalhavam na JB FM, também do Grupo JB de Rádio, Eduardo Andrews, diretor artístico que fora o responsável pela liderança da Cidade e Transamérica, no Rio, na década de 80 e responsável por minha ida pra Cidade, entre outros.
Sabíamos do sucesso da Cidade também em São Paulo. Foi muitíssimo bom relembrar algumas passagens aqui no Peças Raras. Parabéns ao Abud e todos do Blog.
"

Ouça no player abaixo algumas passagens de Luciano: primeiro pilotando a Cidade FM do Rio de Janeiro; depois, em um verdadeiro achado, o locutor ataca de cantor tendo nada menos do que o Kid Abelha no acompanhamento em entrevista na Rádio O Dia FM.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

Ouça mais:
Digite "A Minha Cidade" na caixa de busca na parte superior esquerda deste blog e acompanhe dezenas de histórias envolvendo profissionais da extinta, mas jamais esquecida, Cidade FM.

sexta-feira, maio 28, 2010

Nike bate um bolão com campanha audiovisual

O comercial "Escreva o Futuro", veiculado na TV e recordista de acesso como viral na web é uma verdadeira peça rara em se tratando de audiovisual. Aliás, dá gosto ver uma produção que utiliza tão perfeitamente a imagem quanto a trilha. Confira comigo no replay...



quinta-feira, maio 27, 2010

Bermuda Folgada faz balanço de um ano


A edição do Bermuda Folgada levada ao ar agora a pouco pela Malaveiaweb trouxe um panorama do que de mais interessante aconteceu durante esse período.
Ouça no player abaixo o programa completo.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

O especial traz o perfil de cada um dos integrantes do programa e conta como as histórias de Edu Malavéia, Marcelo Abud e Daniel Grecco se cruzaram em torno do projeto.

Bermuda Folgada. Nós falamos o que pensamos, porque pensamos no que falamos. E você, tá pensando o que?

segunda-feira, maio 24, 2010

Peças Raras de Abud e Lucas na Rádio Camanducaia


Neste domingo, ao sintonizar a impagável Rádio Camanducaia, de Odayr Baptista, que está de volta pela Bandeirantes AM (leia aqui), fui surpreendido com esse patrocínio:

"O Armazém Oficina de Peças Raras de Abud e Lucas renovou completamente o seu estoque: se você está procurando Calota Joaquina para seu Fusca 65, nós temos. Atenção para outros produtos: Lâminas de barbear de aço da Dinamarca, anzóis coloridos para pesca de pintado... estamos vendendo, para fazer sabão, pacote de cinzas do famoso vulcão 'Eyjafjallajoekull' da Islândia. É só até segunda. Armazém Oficina de Peças Raras de Abud e Lucas, Largo da Matriz, ao lado do Cine Die. Dispensamos filiais. Visite o blog."

Ouça no player abaixo o trecho em que Odayr Baptista faz a brincadeira:


(se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir)

Clique aqui e ouça também a edição completa da Rádio Camanducaia levada ao ar durante o Domingo Esportivo do Milton Neves de ontem.

As edições anteriores da Nova Rádio Camanducaia estão disponíveis no blog da emissora que fala para a cidade e cochicha para o interior.

quinta-feira, maio 20, 2010

Bermuda Folgada: especial BandNews FM

Foto: André Rizzatto / divulgação
Boechat no comando da programação na Estação da Luz

A edição desta quinta, dia 20 de maio, do Bermuda Folgada traz peças raras em homenagem à BandNews FM, que completa 5 anos. Ouça pelo player abaixo.

(Se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui.)

O programa comandado pelo professor Marcelo Abud, pelo radialista Edu Malavéia e pelo jornalista Daniel Grecco traz grandes momentos da emissora. Entre as peças raras estão:
- A entrada no ar a zero hora do dia 20 de maio de 2005;
- a palavra de Boechat sobre a força da BandNews na trajetória profissional dele;
- o depoimento do publicitário Washignton Olivetto no início das transmissões da emissora;
- Salomão Schvartzman ao vivo na comemoração dos 5 anos na Estação da Luz, em São Paulo;
- Juca de Oliveira dando voz a O Padeiro, de Rubem Braga.

Emocione-se e divirta-se com mais esta edição especialíssima do nosso Bermuda Folgada.

Veja esta peça rara extraída do blog do fotógrafo JR Duran, que já foi colunista da BandNews:



A revista VejaSP, na edição de 21 de setembro de 2005, publicou o seguinte texto:

“Esta fotografia de J.R.Duran mostra o time de colunistas e apresentadores da BandNews FM. Além do fotógrafo, que fala sobre estilo de vida, apresentam boletins diários e semanais na emissora Dora Kramer (política), Paulo Autran (literature), José Simão (humor), Roberto Avallone (esporte), István Wessel (gastronomia, Mario Viana (turismo), Cláudia Matarzzo (etiqueta), Patrícia Travassos (saúde) e mais 26 nomes. No ar há apenas quarto meses, a estação vem ganhando audiência. De acordo com dados do Ibope, já conquistou em media 24.000 ouvintes por minuto em São Paulo no horário das 6h ás 19h. Entre os destaques da grade estão os matutinos ancorados de segunda a sexta por Carlos Nascimento (das 7h ás 9h) e Mario Sergio Conti (das 9h ás 10h). BandNews FM, 96,9MHz, de egunda a domingo.”


BandNews FM comemora 5 anos de sucesso nesta quinta-feira

Por André Rizzatto|Assessoria Grupo Bandeirantes de Rádo

No aniversário da emissora, Ricardo Boechat comanda programação direto da Estação da Luz, em São Paulo

A Rede BandNews FM, a primeira rede só FM exclusivamente jornalística do Brasil, completa cinco anos nesta quinta-feira. Lançada em 20 de maio de 2005, a emissora trouxe dinamismo e alto astral ao radiojornalismo, alcançando também quem não tinha o hábito de ouvir notícias pelo rádio.


Ouça aqui um mix com algumas das chamadas sobre os 5 anos da emissora.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Para comemorar o aniversário da emissora, o âncora Ricardo Boechat tem girado pelo Brasil para fazer transmissões especiais direto das ruas das cidades que deram início à Rede BandNews FM. Na última semana, o jornalista esteve no Rio de Janeiro, onde apresentou o principal jornal da manhã direto da praia de Copacabana e, em Porto Alegre, onde ancorou a programação direto do Chalé da Praça XV, no centro da cidade. Nesta quinta-feira, quando a BandNews FM comemora seu quinto aniversário, Ricardo Boechat e Luiz Megale ancoram a transmissão direto da Estação da Luz, em São Paulo, a partir das 7h. No dia 27, Boechat visita Belo Horizonte e apresenta a programação direto da Praça da Liberade.

"Transmitir os jornais de vários cantos do Brasil e no meio do público tem o objetivo de renovar nosso compromisso de ter abrangência nacional com força local, além de agradecer quase ´pessoalmente´ a audiência que não para de crescer", diz André Luiz Costa, diretor de jornalismo da rede.

A BandNews FM lançou uma programação inovadora, com conteúdo atualizado a cada 20 minutos, 24 horas. Está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Brasília, Campinas e Ribeirão Preto. Atingindo as pessoas pelo rádio, internet e iPhone, a emissora se posiciona como uma rádio moderna que atrai cada vez mais o público jovem formador de opinião, ávido por novidades, e que procura jornalismo ágil para se manter informado.

A emissora também conta com um time incomparável de comentaristas e âncoras, como Boris Casoy, José Simão, Milton Neves, Mônica Bergamo, Dora Kramer, Juca de Oliveira, Antônio Lavareda, Ruy Castro, Demétrio Magnoli, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Inês de Castro, Rosely Sayão, Eduardo Barão, Sheila Magalhães, Tatiana Vasconcelos, entre muitos outros.

"Lançamos novos talentos do microfone, juntando na equipe gente jovem com profissionais experientes que ainda eram inéditos no meio rádio", afirma André Luiz Costa. "A BandNews FM inovou, se tornou uma alternativa ao radiojornalismo tradicional e tem cativado cada vez mais ouvintes, até mesmo aqueles que não utilizavam o rádio para se informar sobre o noticiário. Ou seja, criamos um consumidor novo para o meio rádio e para o segmento jornalístico".

Acompanhe:
www.bandnewsfm.com.br






terça-feira, maio 18, 2010

Reynaldo Bessa grava Papo de Músico nesta terça

O Papo de Músico, produzido e apresentado pelo jornalista, radialista e produtor musical Toninho Spessoto e transmitido às quintas-feiras, das 21 às 22 horas, pela USP FM (93,7 Mhz – São Paulo/107,9 MHz – Ribeirão Preto – www.radio.usp.br), terá como próximo convidado o cantor, compositor e escritor Reynaldo Bessa. A gravação será no dia 18 de maio, a partir das 14 horas. O Papo de Músico é gravado todas as terças-feiras às 14 horas, no SL Music Hall, espaço de eventos do Souza Lima Ensino de Música, em São Paulo. A entrada é franca.


Ouça a música Devastador. Composta por Bessa e Marcelo Abud, a faixa conta com participação de Rita Ribeiro e foi gravada no CD "O Som da Cabeça do Elefante" (capa em destaque)
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Potiguar de Mossoró, Reynaldo Bessa está radicado em São Paulo há vinte anos. Tem cinco discos lançados e prepara o sexto trabalho. Lançou em 2009 seu primeiro livro, Outros Barulhos, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poemas. No Papo de Músico, além de mostrar temas dos CDs e interpretar poemas, Bessa conversará com Toninho Spessoto sobre vida e carreira.

Conheça melhor:
www.myspace.com/reynaldobessa
www.reynaldobessa.com.br

PAPO DE MÚSICO
Produção e Apresentação: TONINHO SPESSOTO
Gravação em 18 de maio com REYNALDO BESSA
Gravações todas as terças-feiras, sempre às 14 horas.
SL Music Hall (Souza Lima Ensino de Música) – Rua José Maria Lisboa, 745 – Jardins, São Paulo - ENTRADA FRANCA
No ar todas as quintas às 21 horas pela USP FM
93,7 MHz (São Paulo)
107,9 MHz (Ribeirão Preto)
www.radio.usp.br

segunda-feira, maio 17, 2010

Missa lembra 2 anos da morte do radialista Antonio Carvalho

Fotos extraídas do site Bastidores do Rádio

Em 17 de maio de 2008, às 4 da manhã no Hospital Alvorada, em Moema, zona sul de São Paulo, Antonio Carvalho morreu vítima de leucemia.

Para lembrar os dois anos da passagem do radilista, hoje será realizada missa às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Rua Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.

Ouça com atenção:

Edição especial do podcast Peças Raras com abertura do Arquivo Musical do dia 17 de fevereiro de 2008, quando Carvalho retornava ao comando do programa.
(se o player não abrir ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)


Homenagem que a Bandeirantes AM fez a Antonio Carvalho, na voz de Walker Blaz
(se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir ou baixar este arquivo)

- Clique aqui e ouça muitas outras mensagens no incrível blog Conversinha ao Pé do Ouvido.

quinta-feira, maio 13, 2010

Bem, amigos do Peças Raras

Quem prestou atenção na edição do dia das Mães do nosso Bermuda Folgada deve ter percebido que o e-mail do Daniel Grecco é greccobueno@yahoo.com.br. O Bueno não é a toa. Grecco foi meu aluno de Radiojornalismo e, desde sempre, teve o apelido de Galvão.

É isso mesmo. O garoto é fã do locutor global que começou no rádio na década de 1970 e que teve uma importante passagem pelo Disparada no Esporte, da Gazeta AM de São Paulo.

Grecco não tem em Bueno apenas um ídolo. Antes, vê no veterano uma inspiração para alcançar o sonho de se tornar um locutor de destaque na mídia eletrônica.

Para acompanhar o caminho do jovem jornalista em outros esportes, visite o canal que ele criou no YouTube.

Por lá, você encontra, por exemplo, a narração para a vitória de Aryrton Senna no GP de Mônaco em 1992. Veja:



Com sua "bermuda folgada" para nossas conversas semanais ou com roupa social para apresentar eventos, Daniel Grecco é um jovem talento que merece entrar o quanto antes em alguma equipe esportiva. Eu estou na torcida.

quinta-feira, maio 06, 2010

Rádio Bandeirantes completa 73 anos hoje


Do site da Rádio Bandeirantes

Uma história de prestação de serviço e de qualidade na informação que começou no dia 06/05/1937.


Ouça aqui algumas passagens marcantes da história da emissora.
(se o player não abrir, clique aqui para ouvir ou baixar o arquivo)

A chamada do início das atividades da emissora foi feita pelo locutor Tito Fleury.

A inovação sempre foi uma das características da Bandeirantes.

Em 1939, entrou no ar o primeiro programa esportivo feminino do rádio brasileiro, produzido por Ary Silva.

Outra iniciativa, que revolucionou a forma de veiculação publicitária, foi adotada em 1955, pelo Professor Bascaran, um argentino radicado no Brasil.

O impacto do Sistema RB 55 foi ainda maior devido à abrangência nacional da emissora, alcançada dois anos antes.

Um grande espetáculo no Cine Odeon marcou a inauguração das ondas curtas da Band, em cerimônia presidida por João Saad.

O Mundial de 58, na Suécia, narrado por Pedro Luiz e comentado por Mário Moraes, deu um novo formato às transmissões esportivas.

A equipe obteve 95% de audiência, índice nunca alcançado nem mesmo na televisão.

Os trechos históricos que acabamos de ouvir fazem parte do acervo do Cedom, o Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes.

terça-feira, maio 04, 2010

Odayr Baptista traz a Camanducaia de volta em edições inéditas

A atração ganha espaço no Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes, às 10 h. e às 13:30 h.



Odayr Baptista está de volta com a genial Rádio Camanducaia todo domingo, pela Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9 ou www.radiobandeirantes.com.br). A atração ganha novíssimas edições e passa a ser apresentada no Domingo Esportivo de Milton Neves, em dois horários, às 10 da manhã e às 13:30 h.

Há dois anos, mais precisamente em 12 de maio, Odayr Baptista foi nosso convidado de honra para a comemoração de dois anos do blog e podcast Peças Raras. Na entrevista, o criador da Camanducaia citou as conversas mantidas com o apresentador da Rádio e TV Bandeirantes e sobre as possibilidades de um retorno de sua "emissora".

Ouça mais:
A entrevista de Odayr Baptista rendeu uma hora e meia de bate-papo e foi publicada em três partes. Acompanhe abaixo a íntegra da Radiografia realizada com o artista, que atualmente é também uma das vozes mais valorizadas da propaganda brasileira.



Antes: Na 1ª parte da entrevista, Odayr Baptista citou seu começo no rádio e na TV, antes da criação da Camanducaia. Destaque para o fato de ter sido o primeiro apresentador do Arquivo Musical.


Durante: Na 2ª parte, o destaque foi a trajetória da Rádio Camanducaia até aquele momento.


Depois: A 3ª parte traz a importância do site http://www.radiocamanducaia.com.br/, que alia um outro lado não tão conhecido de Baptista, o talento de cartunista, ao de criador e locutor de rádio.

Divirta-se mais:
Acompanhe também outra novidade de Odayr Baptista, o blog da Rádio Camanducaia.