quarta-feira, julho 28, 2010

Férias de Bermuda Folgada



Classificados de férias


Trocam-se...
As chamadas ondas webhertzianas*
pelas genuínas do mar

Incríveis e modernas redes de fibra ótica e de relacionamento
pelas simples, boas e velhas redes de tecido para dormir

Nuvens da web carregadas de informação
por um céu limpo de qualquer tipo de poluição

Em sintonia com o prazer de sentir as férias,
troca-se de estação
para viver, em pleno inverno,
um fim de semana de verão

Estou em férias, de Bermuda Folgada,
livre de toda ordem de congestionamentos...
sejam de notícias, carros ou nasal
Troco energia para recompor as baterias
Re-começo agosto com gosto

* termo que ouvi pela primeira vez na voz de Daniel Grecco e passei a adotar para nossas transmissões de radioweb

Enquanto isso, vale ouvir de novo os episódios anteriores no blog específico do Bermuda Folgada.

quarta-feira, julho 21, 2010

Papo de Músico: Reynaldo Bessa conta e canta sua vida


Papo de Músico, talk show criado, produzido e apresentado pelo jornalista, radialista e produtor musical Toninho Spessoto apresentou em 24 de junho o cantor e compositor potiguar REYNALDO BESSA.

Ouça aqui o 1º bloco do programa.

Aqui você confere a 2ª parte.

A terceira e última parte está aqui.

Nascido em Mossoró e radicado há 23 anos em São Paulo, Bessa tem cinco discos lançados. Além disso, é premiado poeta com seu primeiro título "Outros Barulhos" (Prêmio Jabuti). No PAPO DE MÚSICO, além de conversar com Toninho Spessoto sobre sua carreira, interpreta canções próprias como Lamento Urbano, Por Onde a Saudade Sabe Entrar e De Dentro Pra Flora, e também belas releituras para Terral (Pessoal do Ceará) e Al Otro Lado Del Rio (Jorge Drexler).

Conheça mais: www.reynaldobessa.com.br

Por falar em Bessa:

Clique na imagem para ampliar.




terça-feira, julho 20, 2010

Comédia MTV dá voz a diferentes estilos de rádio

Desde 03 de março deste ano, Marcelo Adnet comanda o Comédia MTV. O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 22:30 h., e conta com os novos humoristas do canal: Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Fábio Rabin, Rafael Queiroga, Guilherme Santana, Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella.

Abaixo, um vídeo hilário em que Marcelo Adnet imita com maestria diferentes estilos de locutores de rádio.



Além do talento, o cara se mostra um verdadeiro ouvinte de rádio ao reproduzir com fidelidade até vinhetas de emissoras como a SulAmérica Trânsito.



segunda-feira, julho 19, 2010

Eleja a melhor Charge da CBN

A Charge do Jornal completa um ano e, para comemorar este aniversário, a CBN escolhe a melhor com a ajuda dos ouvintes e internautas.

A partir de uma lista com as dez que tiveram mais repercussão, você pode ouvir cada uma delas e votar aqui. A votação vai até 21 de julho.

A vencedora será anunciada no dia 26 e ganhará uma animação em vídeo. Participe!

Ouça outras Charges no site da CBN

Tarde Demais - sobre Paulo Moura

RUY CASTRO
Folha de São Paulo
17/07/2010


RIO DE JANEIRO - Há anos, passando em frente a uma lavanderia da Lapa, algo me chamou a atenção: uma pilha de 50 ou 60 discos de 78 rpm, no chão, na porta do estabelecimento. Velho fuçador de sebos, abaixei-me para examinar. O primeiro da pilha já era espetacular: um disco da gravadora Sinter, apresentando um choro no lado A e um "bop" no lado B. Intérpretes: "Os melhores de 53".

E quem eram "os melhores de 53"? A lista vinha impressa no selo: entre outros, os saxofonistas Zé Bodega e Cipó; o trompetista Julio Barbosa; o trombonista Nelsinho; o clarinetista Severino Araújo; o pianista Radamés Gnatalli; o baterista Luciano Perrone; e outro saxofonista, Paulo Moura. Em 1953, Paulo Moura tinha 20 anos, mas já podia sentar-se entre aqueles mestres. E o fato de o disco conter um choro e um tema puxado ao jazz indicava as duas direções de sua carreira.

Folheei os outros discos e nenhum me interessou. Perguntei ao homem do balcão se estavam à venda. Respondeu que eram de graça -desde que eu levasse todos. Não os jogara fora há mais tempo porque tivera pena, um deles poderia interessar a alguém. Não discuti. Fiz sinal para um táxi, e o motorista me ajudou no carreto das bolachas para o banco traseiro. Já o dos "Melhores de 53" foi a salvo comigo, preso pelas duas mãos.

E até hoje o tenho. Mas, agora, com um travo de remorso. Certa vez, falei desse disco ao próprio Paulo Moura. Ele disse que já não o tinha havia décadas e lamentava que nunca mais voltaria a escutá-lo. Prometi-lhe uma cópia, mas, com as idas e vindas da vida, o disco sumiu de minhas vistas. Estive com Paulo muitas vezes, e ele, elegantíssimo, nunca me cobrou. Eu é que me sentia em dívida.
Pois, esta semana, reencontrei o disco em casa, numa estante. E me comovi ao ler o título do choro -"Agora É Tarde Demais"-, porque Paulo acabara de morrer.

Emocione-se mais:
Vídeos de Paulo Moura no YouTube

Sala de Música da CBN em homenagem ao músico

Festa do Você é Curioso? Dia 7 de agosto na Casa de Portugal

No programa deste sábado, Marcelo Duarte e Silvânia Alves anunciaram a data e o local da comemoração de aniversário do Você é Curioso?.

Neste ano, a festa será no dia 7 de agosto e vai acontecer na Casa de Portugal.

É marcar na agenda e aguardar!

sábado, julho 10, 2010

Rádio para surdo ouvir


A partir de experiências recentes relacionadas ao rádio, algumas inquietações têm me tirado o sono.

Explico: o uso do RDS como legenda de músicas na ação de uma escola de inglês (veja detalhes aqui) e o anúncio do início da transmissão de algumas notícias em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) no site da CBN (veja notícia relacionada aqui) me fez pensar em um rádio ainda mais inclusivo.

O meio que já é o mais democrático, ao permitir o acesso de analfabetos e deficientes visuais aos conteúdos que veicula, não poderia utilizar o RDS como uma espécie de “closed-caption”?

Como já me fiz outras perguntas e pouco tempo depois as vi respondidas em ações práticas realizadas por outros profissionais, resolvi colocar publicamente esta minha indagação. Sei também que se estou pensando nisso agora, provavelmente há outras pessoas fazendo esse mesmo questionamento ou, quem sabe, até já utilizando este recurso em alguma emissora ou iniciativa ligada ao meio.

Imagino que radiojornais menos improvisados, como nos casos do Jornal da Manhã, da Jovem Pan, ou do Primeira Hora, da Rádio Bandeirantes, seria perfeitamente possível que o conteúdo fosse disponibilizado em forma de texto no visor de aparelhos que utilizam a tecnologia RDS, em automóveis, aparelhos de celular etc. Isto até com uma certa facilidade, em virtude da redação prévia das notícias.

Se alguém tem alguma notícia sobre o uso ou sobre algum plano de se fazer isso, ficaria muito feliz em receber o comentário a respeito.

quinta-feira, julho 08, 2010

Furada de reportagem: “Sacisão” é anunciado

Charutinho, o bom e velho torcedor palmeirense, conseguiu uma furada de reportagem a respeito daquele que pode ser o palco paulistano na abertura da Copa de 2010. A notícia foi divulgada no Na Geral, da Rádio Bandeirantes.

Charutinho (Beto Hora) foi ao Cedão, falou com Parrão, pegou uma gravação. E é justamente este áudio incrível, fantástico e extraordinário que você confere abaixo.

Ouça aqui a furada de reportagem.

Nele, Salomão Ésper consegue arrancar com exclusividade a garantia da construção do estádio do Corinthians para daqui a dois anos.

E já que o timão é o time da fiel, o evento contou com a presença do Padre José de Anchieta, no Pateo do Collegio.

Atualizando:
Vicente Matheus também confirma. Estádio sai mesmo. Ouça aqui a declaração, com exclusividade.

quarta-feira, julho 07, 2010

Copa de Babel - 2º tempo e prorrogação


No dia 1º de julho, o lateral da Alemanha Phillipp Lahm partiu para o ataque. Antes do jogo contra a Argentina, em entrevista publicada pela Agência EFE, ele falou sobre o (des)controle emocional e taxou os sul-americanos de impulsivos e temperamentais.

Preconceituosa ou não, a declaração acabou por refletir o que aconteceu nas desclassificações de Brasil e Argentina, diante de equipes europeias.

Confira estas e outras observações neste especial sobre a Copa 2010, que teve início no Bermuda Folgada do último dia 30 de junho.

Clique aqui e ouça o 2º tempo da série Copa de Babel.

Acompanhe as peças raras escaladas para entrar em campo nesta edição:

1. Narração do 4º gol da Alemanha pelo ponto de vista de um apaixonado narrador argentino;
2. Gols da Alemanha na voz de um narrador local;
3. O gol de Villa resultando na tristeza do paraguaio e na explosão do espanhol;
4. A lembrança de Fiori Giglioti diante da queda do Brasil na Copa de 86
5. MÚSICA: A Cara Do Brasil - Celso Viáfora (Celso Viafora-Vicente Barreto)

No tempo extra, ouça ainda um bate-bola sobre estilos de narrar.
Na prorrogação, fique com Grecco e Abud, que colocam na área e comentam diferentes estilos de alguns dos grandes nomes da locução esportiva brasileira do rádio e da TV: Galvão Bueno, Cléber Machado, Osmar Santos, Fiori Giglioti, Pedro Ernesto e, sim, ele mesmo, Daniel Grecco.


Ouça mais:
Confira todas as edições do Bermuda Folgada no blog específico do programa.

Leonardo Rama indica os melhores podcasts

Na próxima terça, dia 13 de julho, tem início a 4ª edição do Workshop (curso) de Podcast que comando no SENAC da Lapa/Scipião, em São Paulo.

Para preparar o terreno, solicitei ao publicitário, blogueiro e entendido em novas mídias Leonardo Rama para que indicasse seus podcasts preferidos. Aí está a lista de melhores, na opinião dele:

"selecionei os melhores podcasts atuais:

Podbilly - http://www.maestrobilly.com/podcast/

Matando Robôs Gigantes, programa dividido em três episódios cada um abordando um assunto diferente cinema, quadrinhos e games - http://mtv.uol.com.br/matandorobosgigantes/blog

Nerdcast, o melhor podcast da web brasileira ganhador de diversos prêmios e com uma ótima produção - http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/

Coverville - Um dos podcasts de música mais conhecidos, Coverville apresenta apenas regravações de músicas (covers) feitas por diversos artistas. As edições podem ser temáticas, dedicadas a covers de apenas uma banda, por exemplo, ou variadas. Uma das edições traz até o cover de Marisa Monte para a música "Give me Love", de George Harrison. - http://www.coverville.com/index.xml

E você, também tem sugestões? Mande seus podcasts preferidos para publicarmos aqui.

quinta-feira, julho 01, 2010

CBN lança conteúdo para deficientes auditivos

A rádio CBN dá início, no dia 9 de julho, ao projeto Rádio em Libras, criado a partir de uma parceria inovadora com a ONG Vez da Voz. A emissora vai disponibilizar parte de seu conteúdo em Libras, a linguagem brasileira de sinais, tornando o rádio acessível aos cerca de seis milhões de brasileiros com deficiência auditiva. O material será disponibilizado no site da CBN. "Esta ação é inédita no Brasil porque uma mídia que só era útil aos ouvintes, agora também passa a ser acessível aos surdos, por meio da Internet", afirma Cláudia Cotes, presidente da Vez da Voz.

Na primeira fase do projeto, o site da CBN vai receber, além de conteúdos recentes já traduzidos pelos intérpretes de Libras da ONG, o boletim "Cidade Inclusiva", apresentado por Cid Torquato. O comentário vai ao ar às segundas-feiras e estará disponível em Libras sempre às sextas-feiras. A parceria prevê ainda a criação de noticiários especiais com informações sobre política, economia, meio-ambiente, ciência, cultura e esportes.

De acordo com Cláudia, a mídia brasileira ainda não é acessível aos deficientes auditivos. "A pessoa surda se comunica em Libras. Somente 30% dos surdos entendem a língua portuguesa", explica. O projeto Rádio em Libras é um passo fundamental para a prática da acessibilidade na comunicação.

Com informações do site do Sistema Globo de Rádio

4ª edição do Workshop de Podcast no SENAC Lapa/Scipião



Durante o mês de férias escolares, o Senac Lapa Scipião promove todas as terças e quintas, entre os dias 13 e 27 de julho, a 4a. edição do Workshop Podcast - da criação à veiculação. As aulas, ministradas pelo professor de Comunicação e podcaster Marcelo Abud, acontecem das 19:30 às 22:30 e conferem certificado aos participantes. O podcast é uma forma de publicação de arquivos de áudio com formato radiofônico via internet que permite a atualização automática e pode ser tanto ouvido diretamente pelo computador como baixado em aparelhos de MP3.

Com carga horária de 14 horas, o curso traça um panorama da web 2.0 e das mídias sob demanda para contextualizar o Podcast neste cenário; aponta as situações em que o meio é mais recomendável e apresenta as ferramentas básicas para se criar, produzir, publicar e divulgar os conteúdos de som na rede de computares. O programa é voltado para estudantes e profissionais de Comunicação, profissionais das áreas de marketing, assessoria de imprensa ou que possuam um trabalho artístico voltado para música ou artes plásticas.


Sobre o professor


Marcelo Abud foi eleito pela crítica especializada um dos três finalistas do 1º Pêmio Podcast, na categoria Podcaster Masculino. O comunicador é formado em radialismo pelo Senac e graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero. Já trabalhou em Rádios como Gazeta, Vanguarda FM (Sorocaba) e emissoras do Sistema Shopping de Comunicação. Atualmente é professor de Criação e Produção de Áudio na Universidade Paulista (UNIP) e na FAAP, sócio-proprietário da produtora Peças Raras e mantém há 4 anos no ar o Podcast Peças Raras , sobre a evolução do Rádio. Durante muito tempo, manteve no ar também um podcast sobre música independente do Brasil, O Toque.

Workshop de Podcast - da criação à veiculação
Quando: Terças e quintas, entre 13 e 27 de julho de 2010, das 19:30 às 22:30 horas
Investimento: R$ 120,00 (preço à vista, ou em 2 parcelas de R$ 60,00)
Onde: Senac Lapa Scipião
Rua Scipião, 67 - Lapa
São Paulo - SP
Informações: (11) 3475-2200, pelo site www.sp.senac.br/lapascipiao ou pelo e-mail lapascipiao@sp.senac.br.

Se preferir, clique aqui e inscreva-se pelo site.