sexta-feira, julho 29, 2011

Luiz Megale é o correspondente da Band em Nova Iorque

Megale nos estúdios da BandNews FM em foto
extraída do blog Cheni no Campo


A partir de segunda, dia 1º de agosto, o jornalista Luiz Megale, que atualmente apresenta o noticiário matutino da BandNews FM com Ricardo Boechat e Tatiana Vasconcellos, ocupa a função de correspondente do Grupo Bandeirantes em Nova Iorque.

Clique aqui e ouça o bate-papo do novo correspondente no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Além de Megale nos Estados Unidos, o Grupo Bandeiranes terá outros dois novos correspondentes internacionais: Sonia Blota, em Paris e Sérgio Gabriel, em Buenos Aires.

ATUALIZAÇÃO EM 18 DE AGOSTO DE 2011:
Clique aqui e acompanhe as participações do correspondente Luiz Megale no site da Bandnews FM





quinta-feira, julho 28, 2011

Siga Bem com Sérgio Reis na Sulamérica Trânsito

Na próxima segunda, dia 1º de agosto, estreia na Rádio Sulamérica Trânsito, às 4h30min, a versão radiofônica do programa Siga Bem, Caminhoneiro.

Com apresentação de Sérgio Reis, a atração diária vai transportar ao ouvinte informações e dicas sobre as estradas, serviços, boletins de saúde, manutenção, curiosidades, novidades do setor, entrevistas com os artistas favoritos dos caminhoneiros, além de uma programação musical com sucessos regionais e sertanejos.

Ouça aqui a chamada da nova atração da rádio trânsito de São Paulo

No arquivo acima, além da chamada do Siga, Bem, você confere também uma convocação para assistir ou participar de mais uma etapa da Fórmula RST, desta vez feminina. Para terminar, um excelente spot institucional veiculado na emissora. Nele, o som da aceleração do carro se funde ao de um burro relinchando.

Voltando à estreia de Sérgio Reis, ao fazer uma pesquisa no site Siga Bem, Caminhoneiro, é possível conferir algumas edições do programa que irá ao ar a partir da próxima segunda na Sulamérica Trânsito. Clique aqui e confira.

Adendo:A etapa desta noite da Fórmula RST acontece mais uma vez no KartIn Jaguaré. A entrada é franca.





segunda-feira, julho 25, 2011

Exame de Consciência #3 - Rafael Colombo

Como você tem acompanhado segunda sim, segunda não, hoje tem mais um Exame de Consciência. Nesta série, profissionais da Rádio Bandeirantes fazem uma autocrítica da relação deles com a emissora.

Quem passa pelo Exame de Consciência desta vez é Rafael Colombo. Ouça!


(Se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

A série Exame de Consciência revive uma das criações de Otávio Gabus Mendes para a Rádio Bandeirantes.

O quadro estreou em 10 de julho de 1939 e abriu espaço para que os comunicadores avaliassem o papel deles na equipe e comentassem a produção da emissora como um todo.

Daqui a duas semanas, mais um profissional da equipe da Rádio Bandeirantes passa por aqui para fazer um Exame de Consciência.

Os depoimentos que você ouve nesta série foram gravados em 6 de maio deste ano, quando a Bandeirantes completou 74 anos, durante a transmissão feita diretamente da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Outros depoimentos da série Exame de Consciência:

- Milton Neves

- José Paulo de Andrade




quinta-feira, julho 21, 2011

Grandes Momentos do Rádio Esportivo

No início da década de 90, o Grandes Momentos do Esporte, da TV Cultura, apresentou uma grande reportagem sobre o rádio esportivo e os principais nomes da crônica esportiva brasileira. Depois de muito tentar, finalmente consegui fazer uma cópia digital do material, que já estava quase se perdendo.

A qualidade tanto da imagem como do som não é das melhores, mas o registro é mais do que valido. No vídeo, dividido a seguir em três partes, você acompanha depoimentos de Osmar Santos, José Carlos Araújo, Nicolau Tuma, Fiori Gigliote, José Silvério, Silvio Luiz, Pedro Luis e muitos outros importantes nomes que dão ou deram voz ao futebol dos anos 30 até aquele momento.

Veja o 1º Tempo desse incrível documentário:

Agora acompanhe o 2º Tempo:

E aqui a prorrogação:

Mais emoção:
O depoimento de Fiori Giglioti presente na 2ª parte do documentário acima (em aproximadamente 7 minutos) foi uma importante base para a criação do Cantinho da Saudade em homenagem ao locutor da torcida brasileira. A homenagem teve veiculação recentemente na Rádio Bandeirantes, por ocasião da passagem dos 5 anos de morte de Fiori. Se você ainda não ouviu ou quer se emocionar novamente, acompanhe aqui.



sexta-feira, julho 15, 2011

Moacyr Franco no Rádio Encontro Gessy em fevereiro de 1989


Na década de 1930, para estimular o consumo de seus produtos, a Lever decide trazer ao Brasil uma experiência bem-sucedida na matriz: a Lintas, sigla de Lever International Advertising Service. A empresa nasceu como uma house agency da Unilever.

A partir dos anos 50, a agência de publicidade passou a produzir e distribuir radionovelas patrocinadas pela marca. Já, a partir da metade de 1987, de acordo com texto assinado por Ricardo Medeiros no site Caros Ouvintes, sob o comando de Castro Negrão, a Lintas dá nova orientação às produções da Gessy Lever. Entra no ar o projeto Radiocriatividade, tendo por base três atrações: Radio Texto, Radio Riso e Radio Encontro.

Rádio Encontro abriu espaço para nomes da Música Popular Brasileira fazerem, de própria voz, um perfil de sua trajetória.

Ouça no player abaixo o Rádio Encontro com Moacyr Franco, um dos líderes de audiência de nosso blog.


Se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui.

Ainda de acordo com Ricardo Medeiros, as fitas cassetes com as criações da Lintas eram enviadas às emissoras interessadas, com três minutos de publicidade dos variados produtos de limpeza e de toalete da atual Unilever.

quarta-feira, julho 13, 2011

O encontro de Zaidan com Beto Hora

Que o ouvinte do Na Geral, da Rádio Bandeirantes, não recusa imitações, não é nenhuma novidade.

Mas quando Beto Hora dá voz ao cover de Cláudio Zaidan, a gargalhada é garantida. Para quem conhece o original, sabe que Zaidan é - sem dúvida - um dos profissionais mais preparados e cultos do rádio na atualidade. Lembro-me da satisfação que tinha ao ouvi-lo nas madrugadas da Bandeirantes, quando dava verdadeiras aulas de Geopolítica mundial.

No último dia 7 de julho, durante comentário de "Beto Zaidan", o verdadeiro o interrompeu e contestou a opinião de sua mais perfeita tradução. No player abaixo, um mix com este encontro impagável e duas outras passagens de Beto Hora como Zaidan. De quebra, José Silvério também cai no rock. Divirta-se!

Zaidan Roqueiro by pecasraras

segunda-feira, julho 11, 2011

Exame de Consciência #2: Milton Neves

Foto: André Rizzatto / Assessoria do Grupo Bandeirantes

A série Exame de Consciência estreou em 27 de junho com José Paulo de Andrade (ouça aqui). A proposta é resgatar o espírito de um quadro criado em 1939 por Otávio Gabus Mendes para a Rádio Bandeirantes.

Quinzenalmente, às segundas-feiras, você acompanha aqui uma autocrítica feita por um dos profissionais da emissora. Os depoimentos em que grandes nomes como Ricardo Capriotti, Rafael Colombo, Milton Parron falam sobre o papel que desempenham na equipe e comentam a produção da emissora como um todo foram gravados em 6 de maio deste ano, quando a Bandeirantes completou 74 anos no ar (veja fotos aqui e também nesse álbum).

Nesta segunda edição do Exame de Consciência, acompanhe Milton Neves. Confira no player abaixo:

Exame de Consciência #2 - Milton Neves by pecasraras

sábado, julho 02, 2011

Interferência 05 - Cinema em Seu Lar

Já imaginou ligar o rádio e assistir ao filme que está em cartaz nos cinemas da cidade? Nos anos 40, o jornalista, radialista, roteirista e diretor de cinema Otávio Gabus Mendes leva ao ar exatamente esta proposta pela Rádio Bandeirantes.

Inicialmente feita dentro do Teatro Para Você, a sessão de filmes radiofonizados logo ganha um espaço exclusivo com o nome de Cinema em seu Lar. A atração é apresentada aos domingos, no então horário nobre do rádio, às 7 da noite. Era a época em que o aparelho permanecia em local privilegiado da sala e a família se reunia em torno dele para se informar e se divertir.

Agora é hora de imaginar. Acompanhe a adaptação para o rádio do curta-metragem Mentira, de Flávia Moraes, baseado no conto A Aliança, uma das Comédias da vida Privada de Luis Fernando Veríssimo. Ouça no player abaixo as interpretações de Marcelo Duarte, Silvânia Alves e Antonio Myer:

Interferência - Cinema em Seu Lar - Curta Mentira by pecasraras


Saiba mais sobre o Cinema em Seu Lar:
Para recriar as histórias das telonas, no início, o próprio Gabus Mendes ia ao cinema e, mesmo no escuro, escrevia os diálogos. No dia seguinte, o filme estava no ar, radiofonizado. O radialista ainda cuidava da sonoplastia e integrava o elenco do radioteatro.

Um anúncio publicado no jornal Folha da Noite de 10 de agosto de 1946 (no destaque) anuncia para aquela noite de domingo a adaptação para o rádio de Indiscrição, de Peter Godfrey, que estava em cartaz. No elenco, Cassiano Mendes, Maria Estela Barros, o próprio Otávio Gabus Mendes, Moncha Rios e Aramis della Torre. O público-ouvinte acompanha a história de uma escritora solteira que alcança êxito com uma coluna sobre amor e casamento e que se vê obrigada a inventar uma falsa família na noite de Natal. A apresentação aconteceu um mês antes do falecimento precoce, aos 40 anos de idade, de Otávio Gabus Mendes.

Cinema em seu Lar tem continuidade com Ivani Ribeiro no trabalho de adaptação dos roteiros para a linguagem radiofôncia, enquanto Walter Forster liderava e dirigia o elenco de radioatroes que atuavam no programa.

Com o tempo, as próprias distribuidoras cinematográficas perceberam que a radiofonização do filme gerava publicidade. Com isso, chegam a ceder à emissora scripts até de títulos que ainda seriam lançados. É o que acontece, por exemplo, em 7 de dezembro de 1946, com a radiofonização da Comédia Romântica O Pecado de Clunny Brown

Com a substituição da imagem pelo som, a recriação da película era tão fiel que surpreendia não só aos ouvintes, mas também à crítica especializada e aos próprios participantes. No final do programa, havia espaço para a leitura das cartas enviadas pelos fãs ao elenco, que aproveitava a oportunidade para agradecer de viva voz os ouvintes.

Aqui tem mais Interferência. Ouça as edições anteriores.