quarta-feira, agosto 31, 2011

Rádio: proximidade, mesmo que à distância


Quem sintonizou a Rádio Bandeirantes nesta manhã teve motivo para comemorar. José Paulo de Andrade voltou a participar do Jornal Gente, tradicional programa que vai ao ar das 8 às 10 da manhã. Por enquanto, o jornalista continua a ser substituído por Rafael Colombo no Pulo do Gato.

Como era de se esperar, muitas mensagens de solidariedade foram enviadas ao e-mail da emissora. Clique aqui e ouça aqui dois momentos da programação em que Zé Paulo conversa com o público: a hora do café e a passagem para o Manhã Bandeirantes, com Datena.

O detalhe curioso é que tanto José Luiz Datena quanto José Paulo de Andrade estavam no ar a partir de suas casas. Zé Paulo se recupera de uma pneumonia recorrente, em função de ter fumado durante muito tempo, como ele mesmo gosta de frisar, a fim de evitar que outros incorram no mesmo erro. Datena abusou do vinho na noite anterior e não se viu em condição física de ir até a rádio.

Em breve, José Paulo de Andrade deve voltar ao comando do mais ouvido noticiário do início da manhã, O Pulo do Gato.

Ouça mais:
Acompanhe aqui o Exame de Consciência de Zé Paulo de Andrade, gravado em 06 de maio deste ano, nas comemorações dos 74 anos da Rádio Bandeirantes.

domingo, agosto 28, 2011

Peças Raras para comemorar os 97 anos do Palmeiras


Em comemoração aos 97 anos do Palmeiras, o blog Peças Raras presenteia a torcida alvi-verde com uma série de raridades ligadas ao antigo Palestra Itália.



No canal verde, você faz uma verdadeira viagem no tempo e ouve áudios históricos. Em destaque, a conquista do Mundial de 1951, nas vozes de Estevam Sangirardi e Pedro Luiz; a versão em japonês do hino palmeirense, que embala o Projeto Tóquio do time; a reconstituição do jogo que deu o primeiro título da fase profissional do Campeonato Paulista ao então Palestra Itália em 1933, na voz emocionante de Fiori Giglioti e grandes nomes da equipe esportiva da Rádio Bandeirantes na década de 60; uma homenagem ao goleiro Marcos; e uma paródia do sempre memorável Show de Rádio.

Foi a maneira que encontramos de preservar o Verde e sua história com peças raras que colocam a emoção do radioesportivo em campo.

Como um pouco de ousadia não faz mal a ninguém, o canal traz ainda uma reconstituição do gol de Avelino que deu ao Palmeiras a conquista em 1933 sobre o São Paulo (da Floresta). A narração é do jovem jornalista e locutor Daniel Grecco e o comentário é de Marcelo Abud










terça-feira, agosto 23, 2011

Você é Curioso? Então conheça mais do vinheteiro do Youtube


A cada semana, o "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, traz entrevistas das mais interessantes. Neste sábado, dia 20 de agosto, além de Mister Sam, Marcelo Duarte e Silvânia Alves conversaram com o vinheteiro que é sucesso no Youtube.

A curiosa história de Fabrício André Bernard é realmente uma prova de que há espaço para trabalhos originais e ousados, mesmo no meio da música clássica. A internet foi a forma que o músico encontrou de popularizar seu lado de multiintrumentista. Constantemente ele atualiza o canal que mantém no Youtube com trilhas de programas de TV, séries e desenhos animados.

Clique aqui e visite a Rádio Vinheteiro no Youtube.

Chaves 30 anos. Versão brasileira: SBT

Hilária essa adaptação do Chaves no Brasil para a comemoração dos 30 anos do SBT. Marlei Cevada é Chiquinha; Carlos Alberto de Nóbrega, o Prof. Girafales (repare na primeira cena em que ele aparece ao lado do Seu Madruga - e mais baixo que este); Christina Rocha é a Bruxa do 71; Zé Américo incorpora o Kiko; Lívia Andrade é Dona Florinda; Felipe Levoto, Seu Madruga; Ratinho interpreta o Seu Barriga; Renê Loureiro faz o Chaves. A direção é de Marcelo de Nóbrega.



O resultado nã é tão bom quanto o original. Mas vale pela ousadia e homenagem.

Só um aparte, conheci Renê Loureiro (do Café com Bobagem) no início da década de 90, quando fazíamos faculdade (eu, na Cásper; ele, na FAAP). É realmente uma diversão a parte ver alguém que conhecemos antes de estar na mídia agora interpretando o personagem de maior sucesso do SBT.


segunda-feira, agosto 22, 2011

Silvio Santos discursa nas comemorações do SBT

Se você assistiu ontem no SBT, deve ter se emocionado. Então, vale a pena ver de novo. Se não viu, compartilho o vídeo postado no Youtube com o discurso de Silvio Santos em comemoração aos 30 anos da emissora.


Acompanhe também a 1ª parte do especial sobre a evolução do SBT publicado no site Todo Canal. Acesse aqui e divirta-se.


70 anos do Repórter Esso - capítulo 1

Anúncio comunica a estreia do Repórter Esso na Rádio Farroupilha, em 1942.
Antes, a criação da McCan Ericson dos Estados Unidos já era veiculada no Rio e em São Paulo.

De hoje até o próximo domingo, dia 28 de agosto, sempre às 10 horas da manhã, você vai fica com um novo capítulo da série em comemoração aos 70 anos da primeira transmissão do Repórter Esso no Brasil.

Acompanhe no player abaixo o primeiro episódio, que traz a história do noticiário mais famoso e de maior credibilidade da época de ouro do rádio.

Essa série comemorativa é assinada pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que - além de produzir os áudios - criou um blog específico para a marca histórica (acesse aqui).






domingo, agosto 21, 2011

Destak para o pensamento de Tula Minassian

O jornal Destak, distribuído gratuitamente em alguns dos principais cruzamentos da cidade de São Paulo, trouxe no último dia 16 de agosto uma breve, mas relevante entrevista com o produtor da Play it Again, Tula Minassian. Ao clicar na imagem abaixo, você a amplia e consegue ler o conteúdo.



Entre os trabalhos mais conhecidos da produtora de áudio de Tula Minassian estão as trilhas da programação da CBN, que foram reformuladas quando a Central Brasileira de Notícias completou 20 anos recentemente. Ouça no player abaixo a entrevista com Tula Minassian na emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio:



Mais Play:
Clique aqui e conheça alguns clássicos da Play it Again produzidos para o rádio e a TV.



quinta-feira, agosto 18, 2011

A declaração de amor de Michael Sullivan ao rádio

Michael Sullivan interpreta Leva, criada como tema da Band FM em 1984.

 
Michael Sullivan formou com Paulo Massadas uma das duplas de compositores de maior prestígio da música brasileira de todos os tempos. A partir de 1980, por uma década e meia, criaram alguns dos sucessos que eram assoviados à exaustão pelas ruas.

A sequência de músicas nas paradas de sucesso fez com que a dupla entrasse para o Guiness Book, como os compositores com maior número de discos nos primeiros lugares, no menor espaço de tempo.

Sullivan e Massadas tiveram a sorte de fazer parte de uma era em que as FMs estavam despontando no Brasil. Com músicas consideradas bregas por muitos, a dupla emplacou grandes sucessos românticos na voz de intérpretes dos mais diferentes estilos, como Gal Costa e Fagner.

Até hoje quando se ouve no rádio a voz de Tim Maia entoando a composição Leva (assinada apenas por Sullivan), há quem imagine tratar-se de uma música dedicada à alguma musa inspiradora. No entanto, em uma conversa com o amigo Edu Malavéia, fiquei sabendo que foi composta como tema de fim de ano da Bandeirantes (atual Band) FM. Em entrevista ao "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, na edição do dia 23 de julho deste ano (a edição completa está aqui), a informação foi confirmada. Leva foi criada como tema de fim de ano da Band FM em 1984 como uma declaração de amor da emissora para o ouvinte. Tim ouviu e decidiu gravar.

A versão original foi interpretada pelo próprio Michael Sullivan. Abaixo, a letra da música, que ganha um sentido todo especial ao conhecermos esse histórico envolvendo a criação dela.

Leva

Foi bom eu ficar com você
O ano inteiro
Pode crer!
Foi legal te encontrar
Foi amor verdadeiro
É bom acordar com você
Quando amanhece o dia
Dá vontade de te agradar
Te trazer alegria...

Tão bom encontrar com você
Sem ter hora marcada
De falar de amor bem baixinho
Quando é madrugada...

Tão bom é poder despertar
Em você fantasias
Te envolver, te acender
Te ligar, te fazer companhia...

Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz
Uh! Uh!
Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz...

É bom quando estou com você
Numa turma de amigos
E depois da canção
Você fica escutando
O que eu digo...

No carro, na rua, no bar
Estou sempre contigo
Toda vez que você precisar
Você tem um amigo...

Estou pr'o que der e vier
Conte sempre comigo
Pela estrada buscando emoções
Despertando os sentidos...

Com você, primavera, verão
No outono ou no inverno
Nosso caso de amor tem sabor
De um sonho eterno...

Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz
Uh! Uh!
Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz...(2x)

domingo, agosto 14, 2011

Neto é o novo comentarista da Rádio Bandeirantes

Por André Rizzatto
Assessoria de Comunicação da Bandeirantes


O comentarista Neto reforça a equipe esportiva da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) a partir desta segunda-feira (15/08). Dez anos depois, o craque volta à emissora onde iniciou sua carreira fora dos gramados. “Foi na Rádio Bandeirantes que eu aprendi a trabalhar em rádio e a ser comentarista de futebol. Estou muito empolgado e feliz com essa volta”, afirma.

Ouça aqui as chamadas com José Silvério e Ulisses Costa dando boas vindas ao comentarista

O craque participa diariamente das principais atrações da emissora e comenta jornadas esportivas ao lado dos narradores José Silvério, Ulisses Costa e José Maia. A estreia como comentarista acontece no sábado (20/08) durante a partida entre Corinthians e Figueirense.

Neto também participa dos programas “Concentração”, “Domingo Esportivo Bandeirantes” e “Manhã Bandeirantes”. O craque dará o pontapé inicial em seu retorno à Rádio Bandeirantes durante a edição do “Jornal Primeira Hora” às 7h.


Interferência do Ouvinte no "Você é Curioso?"

Fotos: André Rizzatto - assessoria de Comunicação da Bandeirantes

Neste sábado, dia 13 de agosto, a Casa de Portugal, em São Paulo, recebeu mais de 900 ouvintes curiosos para acompanhar de perto a festa do programa comandado todo sábado por Marcelo Duarte e Silvânia Alves na Rádio Bandeirantes.

Acima, algumas imagens do evento, com destaque para o quadro Interferência, que reconstituiu a tradicional Crônica do Ouvinte.

A Interferência especial foi da ouvinte Ludimar Gomes Molina, de Praia Grande (no mosaíco, na foto inferior esquerda). A história enviada por ela ganhou voz na interpretação emocionante de Silvania Alves e pode ser acompanhada no player abaixo.
O quadro fez ainda um balanço da importância do saudoso Antonio Carvalho durante os quase 40 anos que permaneceu na Bandeirantes.

sábado, agosto 13, 2011

Sofá Bandeirantes recebe Thays Freitas neste domingo

Thays Freitas e Paulo Galvão na festa de 74 anos da
Rádio Bandeirantes, em 06 de maio, na Pinacoteca.

A série Sofá Bandeirantes, que recebe como entrevistados os profissionais da emissora, traz neste domingo uma conversa entre os companheiros de estúdio Paulo Galvão e Thays Freitas.

Galvão é o apresentador do Bandeirantes Acontece, em que o Sofá é levado ao ar, Thays, a entrevistada desta edição.


Thays Freitas é apresentadora do Jornal em 3 Tempos e editora-executiva da rádio.

As edições anteriores do Sofá Bandeirantes estão disponíveis no site da emissora e podem ser acessadas aqui.


sexta-feira, agosto 12, 2011

A mensagem do Dia dos Pais da Rádio Bandeirantes

Tradicionalmente, a Rádio Bandeirantes coloca no ar homenagens em dias especiais. Com a comemoração do próximo domingo não é diferente.

Clique aqui para acompanhar, na voz de Walker Blaz, a mensagem de 2011 criada para o Dia dos Pais.


Ouça outros trabalhos narrados por Walker Blaz no site do Clube da Voz.

Você é Curioso? A festa vai ser em ritmo de Jovem Guarda

10 anos serão comemorados na Casa de Portugal amanhã


O programa “Você é Curioso?”, apresentado pelos jornalistas Marcelo Duarte e Silvania Alves na Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9), comemora 10 anos no ar com uma edição especial aberta ao público. Neste sábado (13/08), os apresentadores recebem os ouvintes na Casa de Portugal (Liberdade), de onde a atração será transmitida ao vivo.

Além de preparar uma gincana para o público que for à festa, os apresentadores prometem outras novidades para essa celebração. “Faremos um retrospecto dos melhores momentos e vamos ler crônicas de ouvintes sobre o programa. Haverá também uma Degustação Curiosa, em que o público poderá experimentar batatas fritas com sabor de limão e um refrigerante de gengibre”, afirma Marcelo Duarte.
A banda The Clevers e os cantores Demétrius e Cyro Aguiar são as atrações musicais do especial de aniversário. Os ouvintes também poderão conhecer os colaborados dos quadros do “Você é Curioso?”: Antônio Mier (Caçadores da Música Perdida), Antonio Carlos Cabrera (Mofolândia), Gilmar Lopes (Verdadeiro ou Farsa), César Monteiro (site curioso), Marcelo Abud (Interferência), Guilherme Domenichelli (Deu Zebra), Magalhães Júnior (humor no rádio e na televisão) e Claudio Junqueira (casos policiais curiosos).

O programa “Você é Curioso?” vai ao ar todo sábado, das 10h às 12h, pela Rádio Bandeirantes.

Aniversário de 10 anos do programa “Você é Curioso?”
Quando: sábado, dia 13 de agosto, a partir das 10h
Onde: Casa de Portugal - Av. Liberdade, 602
Quanto: Entrada gratuita (950 lugares)

A Casa de Portugal pede, mas não é obrigatório, a doação de 2kg de alimentos não perecíveis , menos sal e açúcar, que serão doados a entidades beneficentes.





quinta-feira, agosto 11, 2011

Rádio: o que há de novo?

Com esta pergunta, a banda Queen, em sua fase mais marcante, sob liderança de Fred Mercury, faz uma verdadeira declaração de amor a esse meio de comunicação.

É uma boa maneira de refletir sobre os recentes acontecimentos envolvendo algumas frequências tradicionais. No final da semana passada, só para citar o que mais mexeu com o público, o mercado foi surpreendido com a notícia da demissão em massa de profissionais de peso na Record AM. Entre eles, Gil Gomes e Paulo Barboza.

Se você é profissional ou estudante de Comunicação, vale a mensagem. Então, veja o clipe da música composta pelo baterista Roger Taylor com legendas em português.



É interessante perceber que esse videoclipe é de 1984 e faz uma clara crítica à era MTV. Em Radio Ga Ga, o Queen demonstra sentir saudade do tempo em que as pessoas paravam para ouvir e absorver aquilo que era veiculado; em que o conteúdo importava mais do que a imagem: da Guerra dos Mundos, de Orson Welles, em 1938, às frequências jovens dos anos 70. Tudo, é claro, utilizando a metalinguagem. Afinal, a banda utilizou-se fartamente da produção bem-elaborada de videoclipes nos anos 1980.

Para ouvir e lembrar:
- Emocione-se ao ouvir a histórica interpretação do Queen do clássico Love of My Life, na 1ª edição do Rock in Rio, em 1985.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Exame de Consciência #4: Milton Parron

Foto: Nil Andrade
Milton Parron grava o Exame de Consciência durante a transmissão do aniversário
da Rádio Bandeirantes, em 06 de maio de 2011, na Pinacoteca de SP

Segunda-feira sim, segunda-feira não, tem uma nova edição do Exame de Consciência. Nesta série, um dos profissionais da Rádio Bandeirantes faz uma autocrítica da relação dele com a emissora.

Já passaram por esse Exame de Consciência José Paulo de Andrade, Rafael Colombo e Milton Neves. Agora é a vez de outro Milton que também passou pela Jovem Pan e sonhava em trabalhar na Bandeirantes...

É o momento de Milton Parron falar sobre a relação que tem com a Rádio Bandeirantes. Acompanhe no player abaixo:


Se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir. Para salvar, basta clicar com o botão direito do mouse e optar por "salvar como"


A série Exame de Consciência revive uma das criações de Otávio Gabus Mendes para a Rádio Bandeirantes.

O quadro estreou em 10 de julho de 1939 e abriu espaço para que os comunicadores avaliassem o papel deles na equipe e comentassem a produção da emissora como um todo.

Daqui a duas semanas, mais um profissional da equipe da Rádio Bandeirantes passa por aqui para fazer um Exame de Consciência.

Os depoimentos que você ouve nesta série foram gravados em 6 de maio deste ano, quando a Bandeirantes completou 74 anos, durante a transmissão feita diretamente da Pinacoteca do Estado de São Paulo.



domingo, agosto 07, 2011

É curiosidade que não acaba mais


No próximo sábado, dia 13 de agosto, tem a festa de 10º aniversário do programa "Você é Curioso"?. A atração que vai ao ar semanalmente, das 10 às 12 h., sob o comando de Marcelo Duarte e Silvania Alves, levou ao ar hoje uma prévia do que o público irá conferir ao vivo semana que vem na Casa de Portugal (confira o programa na íntegra aqui).

Como você que é realmente curioso já sabe, o quadro Interferência também será feito ao vivo e vai reconstituir a tradicional Crônica do Ouvinte, que era apresentada nos programas apresentados pelo saudoso Antonio Carvalho.

Acompanhe aqui minha participação, em que faço uma crônica de improviso para revelar o "Você é Curioso?" faz parte da minha vida.

Abaixo, mais detalhes sobre esta relação de ouvinte-fã-colaborador:

Costumo dizer que a minha paixão pelo rádio vem, literalmente, do berço. Quando era bebê, minha mãe deixava um rádio de pilha ligado junto ao local onde eu dormia, para que eu ficasse calmo e imaginasse ter alguém por perto. Enquanto isto, ela fazia todos os afazeres domésticos.

Mas a primeira vez que tive consciência do quanto realmente gostava do rádio foi com 8 anos de idade. Estávamos no final dos anos 70. Naquela época, no Shopping Ibirapuera, havia um supermercado chamado Bazar 13. Lembro-me que ao juntar tickets de compras podíamos trocar por álbuns e figurinhas do Paulistinha. Ao completar o álbum, levávamos para ser carimbado e trocávamos por algum prêmio. Havia muitos brinquedos, jogos... mas eu escolhi um rádio de pilha CCE azul claro. Naquela época ainda só havia aparelhos de AM.

A partir daquele momento, ouvia o MEU rádio diariamente. Quando tinha jogo do São Paulo, eu colocava o radinho embaixo do travesseiro e me emocionava com o Fiori Gigliote narrando lance por lance da partida. Imaginava tudo na minha cabeça.

O tempo passou. Brinquei de fazer rádio, fiz faculdade de Comunicação, trabalhei como locutor/operador de FM... e jamais parei de ouvir aquele meu amigo inseparável e de todas as horas mesmo.

Com meus 20 anos, intensifiquei esta paixão. Eu não sou daqueles que acordam e já ligam o rádio. Não, na verdade, eu durmo com ele ligado já. Foi nesta fase, na faculdade, que comecei a gostar muito de rádios de notícia.

E foi assim que em um certo dia há 10 anos acordei com uma novidade, um programa curioso, que me chamou atenção por ser apresentado por aquele cara que havia publicado um tal de Guia dos Curiosos, que todo mundo estava comentando. Passei então a ouvir com atenção – TODO FIM DE SEMANA - aquele programa que trazia um assunto mais interessante do que o outro...
Ouvia para me divertir e, além de gostar dos quadros e das entrevistas, passei a curtir demais aquela dupla tão bem entrosada de apresentadores. Além da comunicação do Marcelo Duarte, a voz da Silvânia faz com que o programa fique ainda mais agradável.

Em uma manhã bem fria – apesar de ensolarada – de um mês de junho, em 2004, combinei de ir com meus amigos ao festival de Inverno de Paranapiacaba. No caminho, com o rádio ligado na Bandeirantes, fui surpreendido com uma entrevista do Zeca Camargo, que falava sobre o livro que estava lançando com os bastidores de algumas grandes reportagens que havia realizado. Aquele papo foi pra lá de especial. Percebi que tinha de prestar ainda mais atenção ao Você é Curioso? ... Já que me tornara professor de Comunicação em 2003 e o programa abre bastante espaço para tratar de assuntos ligados à esta área.

Hoje, tenho orgulho não apenas de ouvir, como também de fazer parte desta incrível equipe que todo sábado leva curiosidades dos mais diversos temas para ouvintes como eu, apaixonados pelo rádio e ávidos por conhecimento e alegria.

Mais e boas curiosidades:

O autor do Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte é um comunicador multimídia. Blog, Facebook, coluna em jornal, reportagens esportivas para a ESPN são apenas alguns exemplos de onde encontrar o rapaz. Mas, definitivamente, é no rádio que o talento de Duarte se revela imbatível. Além do "Você é Curioso?" e do Fanáticos por Futebol, na Rádio Bandeirantes, o jornalista participa diariamente com boletins na Bandnews FM, por volta de 9:40 h., e também na emissora que é só FM e só notícia leva conhecimento e diversão ao ar todo fim de semana em seu É Brasil que não acaba mais. Até semana passada, o comando do programa era dividido com Luiz Megale. Como este assumiu o papel de correspondente em Nova Iorque do Grupo Bandeirantes (leia aqui), Maiara Bastianello é a nova parceira de microfone de Marcelo Duarte. A estreia neste sábado, às 13 h., foi excelente. O programa tem reprise às 7 da manhã de domingo e também está disponível no site da Bandnews.

Acompanhe no player abaixo a última edição comandada por Megale, em 1º de agosto:




sábado, agosto 06, 2011

Que fim levou: Milton Neves faz 60 anos hoje



Neste dia 06 de agosto, Milton Neves comemora 60 anos. No blog Terceiro Tempo, ele próprio assina um texto sobre a trajetória que teve do anonimato de dificuldades ao êxito atual.




O relato recheado de fotos pode ser acompanhado aqui.

Agora, vamos a algumas peças raras do sex... sexagenário:

Em 1966, Milton fazia voz grave para imitar Alexandre Santos na rádio de Muzambinho. Ouça aqui este momento inesquecível.

Uma década depois, ao lado de Milton Parron, Joaquim Nascimento, Afanásio Jazadi e Benê Braga, Milton Neves estava na Jovem Pan como repórter volante. Acompanhe um trecho do radiojornal comemorativo Um Universo de Notícias que apresenta a equipe de repórteres da Pan no final dos anos 70.

Já na Bandeirantes, o "moço que veio de Muzambinho", como sonhava ser chamado por Fiori Gigliote, protagoniza momentos marcantes da programação da emissora do Morumbi.

Ouça aqui um trecho do Domingo Esportivo de 06 de maio de 2008, com a presença de Muíbo César Cury. Na ocasião, Milton Neves comandou a transmissão festiva dos 70 anos da Bandeirantes, que foi feita no Parque do Ibirapuera.

Neste trecho, você acompanha outros momentos da festa de 70 anos da Rádio Bandeirantes. Agora, Milton conta com a presença também de Salomão Ésper e José Nello Marques. Juntos, relembram momentos da propaganda dos anos 40. Outro áudio delicioso é o da neta do apresentador cantando o hino do São Paulo Futebol Clube.

Foto: André Rizzatto /
Assessoria do Grupo Bandeirantes


Em 06 de maio deste ano, em cobertura feita por este blog do aniversário de 74 anos da Rádio Bandeirantes, Milton Neves participou da série Exame de Consciência.






sexta-feira, agosto 05, 2011

Rádio Record: é o fim!

Fui surpreendido agora a noite pela notícia de que a programação calcada em programas populares e futebol da Rádio Record AM chegou ao fim. Hoje a tarde a emissora teria demitido os grandes comunicadores que estavam em seu elenco. Entre eles, Paulo Barboza e Gil Gomes, só para citar dois veteranos renomados.

O blog Radioamantes traz um bom apanhado do que está circulando pela internet desde que o fato chegou ao conhecimento do público. Acompanhe neste link.

Sinceramente, apesar de admirar muitos nomes que estavam atualmente na emissora, tenho uma dificuldade enorme em acompanhar qualquer atração ligada à Record, desde que passou às mãos da Igreja Universal. A exceção ficava a cargo do repórter policial Gil Gomes. Sempre que podia, às duas da tarde, ficava atento às histórias narradas por ele, que aprendi a ouvir ainda na infância por influência do meu pai. Aliás, alternava entre ele e o Eli Corrêa, na Rádio Capital (que continua a narrar as cartas em seu Que Saudade de Você também às duas da tarde).

Abaixo, duas edições da participação de Gil Gomes. Ambas veiculadas no mês passado:

Gil Gomes - 04 de julho de 2011


Gil Gomes em 12 de julho de 2011


quinta-feira, agosto 04, 2011

Sua Interferência na festa de 10 anos do "Você é Curioso?"


No dia 13 de agosto, acontece a festa de 10º aniversário do programa "Você é Curioso?". A atração que vai ao ar das 10 às 12 h., aos sábados, pela Rádio Bandeirantes, comemora mais uma vez na tradicional Casa de Portugal, na Liberdade. Com entrada franca, basta chegar alguns minutos antes para garantir o seu lugar.

Além da presença ao vivo de todos os colunistas e dos destaques musicais que costumeiramente marcam as festas do programa,  sua Interferência também vai fazer parte desta história.

No quadro Interferência, que será também será feito ao vivo na edição especial de aniversário, vai reconstituir a Crônica do Ouvinte. Se você acompanhava os programas comandados pelo saudoso Antonio Carvalho na Bandeirantes, deve se lembrar daquelas histórias enviadas pelos ouvintes e narradas por comunicadores da emissora.

Ouça aqui uma dessas crônicas

Agora, no Interferência, queremos que o ouvinte do Você é Curioso? envie a história e a experiência que tem com o programa de variedades da Rádio Bandeirantes. O seu relato pode ser encaminhado para o e-mail soucurioso@band.com.br

Então, não perca tempo. Mande a sua história e programe-se para conferir de perto a festa do dia 13 na Casa de Portugal.


segunda-feira, agosto 01, 2011

Datena tapa buraco de Tas no CQC


Custe o que custar, Datena está de volta à Band.

Em grande estilo, o comunicador assume a bancada do CQC, em substituição ao titular Marcelo Tas, que teve um imprevisto.

No início do programa deste dia 1º de agosto, Tas só na vinheta.

Veja um trecho do programa com o comando de Datena.



Audiência
Com o comando de Datena, o CQC desta segunda alcançou uma audiência altamente considerável, sobretudo para o horário do programa. Chegou à vice-liderança, com cerca de 8 pontos no IBOPE. Credito este índice à curiosidade da presença do badalado comunicador e também ao carisma que possui. No entanto, Tas fez muita falta - a meu ver - no comando dos jovens apresentadores e repórteres do programa. Sem o titular, em muitas passagens, os comentários entre um quadro e outro, passaram dos limites e aproximaram-se do nível de um "stand-up". Apesar do período em que a atração é exibida, julgo este tipo de conduta incômodo para um programa que se diz "da família brasileira", mesmo que isto tenha um tom de ironia.

Datena até que segurou bem a onda, já que depois dele, outros assumiram a bancada e a situação ficou nitidamente mais próxima da "molecagem" de mal gosto.

Bom mesmo era o repórter Ernesto Varela, personagem interpretado por Marcelo Tas que teve seu auge nos anos 80, como você pode conferir nos vídeos abaixo:

- Tas no Comício das Diretas Parte 1

- Tas no Comício pelas Diretas Parte 2

- Varela em Campo, na Copa de 86, pelo SBT - Parte 1

- Varela em campo - Parte 2

O repórter tímido e com tiradas ágeis e inteligentes também passou pelo rádio, na antiga 89 Rádio Rock. Entrevistas dele com o saudoso Lombardi e com o repórter policial Gil Gomes podem ser conferidas aqui.

Em tempo: Tas afirmou no Twitter que não apresentou o programa apenas por estar sem voz.


Ainda os grandes momentos do rádio esportivo


O Memória do Plantão, apresentado por Vander Luiz nos domingos da Pan, citou nossas Peças Raras neste domingo. Na ocasião, graças ao amigo Rodney Brocanelli, do blog Radioamantes, o áudio que destacamos para relembrar a conquista do Palmeiras na Copa Rio há 60 anos foi destaque na programação daquela que já teve a assinatura de "emissora dos esportes".

Na semana anterior, Vander Luiz havia dito que a narração de Pedro Luiz daquele feito histórico provavelmente teria sido perdida em um dos incêndios que atingiram as Emissoras Unidas (da qual, além da Panamericana - atual Jovem Pan, chegaram a fazer parte a Bandeirantes, a Cultura, a São Paulo e a Record, com objetivo de combater a força das Associadas de Assis Chateaubriand).

Ao solicitar que algum ouvinte colaborasse para encontrar resquícios do áudio, Roadney enviou o áudio do nosso blog, que gravei em fita cassete do memorável São Paulo de Todos os Tempos, que era comandado por Geraldo Nunes na então Rádio Eldorado AM.

O emocionante resultado pode ser acompanhado no player abaixo:

MemoriadoplantãoCopaRio51 by r_brocanelli

Mas a emoção continua na área e no pique da Pan. No mesmo dia em que foi citado nosso blog no Memória do Plantão, recebi pelo Facebook o contato do repórter Thiago Uberreich. Ele compartilha um link para a emocionante série Vozes do Tri. O especial traz a conquista da Copa de 70 contada pelas narrações do rádio e da TV. Um trabalho de pesquisa que resultou em uma grande reportagem no mínimo histórica.

Clique aqui para ouvir toda a série Vozes do Tri.