domingo, dezembro 18, 2011

Nos tempos em que Zaidan esteve "A Caminho do Sol"

Como tradicional ouvinte de rádio, inclusive nas madrugadas, uma das fases que mais me marcou foi o período em que Claudio Zaidan comandava o tradicional "Bandeirantes a Caminho do Sol". Isto aconteceu até meados de 2007, quando o comunicador passou à função de comentarista esportivo na própria emissora.

Para relembrar daqueles tempos e matar saudade das aulas de Geopolítica e de outros temas relevantes, sempre brilhantemente tratados por Zaidan, ouça um trecho do "A Caminho do Sol" apresentado em uma madrugada de domingo como a de hoje, há 5 anos.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar esse arquivo, clique aqui)


sexta-feira, dezembro 09, 2011

As vozes do Brasil


"Gustavo Dilmendes"

Ontem, uma parte das pessoas que estava no carro, parada em mais um dia de trânsito caótico na cidade de São Paulo, foi surpreendida pelo rádio mais uma vez. Na tradicional e fatídica hora da Voz do Brasil, que ainda hoje chega ao cúmulo de interromper uma prestação de serviços como a que presta a Rádio Sulamérica Trânsito,  um diálogo franco e aberto entre o sempre presidente Lula e a presidenta (ex-estudanta) Dilma fizeram muitos dar gargalhadas em seus automóveis. É claro que uma outra parcela do público teve o privilégio, por exemplo, de acompanhar o mesmo "embate" mediado por Zé Paulo na Rádio Bandeirantes - não o de Andrade, mas sim o da Glória - no litoral paulista, no recôndito do lar, região em que o programa tem uma audiência Geral.

Para quem não ouviu, reproduzimos no player abaixo um trecho do bate-sopapo:


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o arquivo, clique aqui)

Que Beto Hora é o imitador da mil vozes, muitos já sabem. Mas o sucesso do quadro se deve também à participação mais do que especial do jovem talento Gustavo Mendes, o melhor imitador da Dilma.


Ouça outros grandes momentos protagonizados por Beto Hora:

- a imitação de Datena;

- Com a Biela Solta, com o Prof. Sérgio Zoeira;

- Que fim levei: o Homem Túmulo Milton Neves;

- O Roqueiro Zaidan;



domingo, dezembro 04, 2011

Interferência: O Show de Rádio do humor na hora da decisão

Olga e Estevam Sangirardi na produção do Show do Rádio

O quadro Interferência, produzido e apresentado por mim todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, aproveita o momento decisivo do Campeonato Brasileiro e coloca na área um dos primeiros programas a misturar humor e futebol.

O Show de Rádio é relembrado a partir de depoimentos da saudosa Olga Sangirardi, produtora do programa em sua fase de maior repercussão, e também dos apresentadores do Na Geral Lélio Teixeira e Zé Paulo da Glória.

A recosntituição relembra um momento histórico em que, na década de 1980, Lord Didu Morumbi reuniu em sua mansão os torcedores dos times adversários, para a festa de fim de ano. Dessa vez, Marcelo Trombada e Silvanoninha são os convidados do grã-fino sãopaulino para assistirem juntos ao jogo decisivo entre Corinthians e Palmeiras. Ouça no player abaixo.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar esse áudio, clique aqui)

De quebra, como bônus, acompanhe também a estreia do Especialista do mês de dezembro. O professor de História do Rádio da FAAP, Flávio Porto, fala sobre os primeiros anos da Rádio Bandeirantes.

Ouça aqui as edições anteriores do quadro Interferência.

Mais Show:
- Ouça aqui o episódio O Show tem de continuar, destacando a fase em que o Show de Rádio foi comandado por Serginho Leite. Acompanhe também a última edição do programa, levada ao ar pela Bandeirantes em 1998.

- Já nesse episódio conheça mais sobre o programa e acompanhe a última entrevista concedida por Estevam Sangirardi, quando o Show de Rádio teve uma breve passagem pela Rádio Gazeta AM.





quinta-feira, dezembro 01, 2011

Blog Voz e Jornalismo: Malavéia.com lança novo quadro radiofônico

Por Daniel Grecco,
do blog Voz e Jornalismo




Edu nos modernos estúdios da
Malaveia, à época em que 
estudou com a Véia da Mala
Desde a última segunda-feira (28/11) Marcelo Abud, Dema Jorge, Edu Malavéia e Daniel Grecco (este que vos escreve) lançaram um novo quadro radiofônico de humor que pretende dar o que falar na Malavéia Web - "A Rádio Que Tem Bagagem". O programa se chama "A Véia da Mala" e é um trocadilho com o nome da própria emissora, voltado a um distinto público que está entre a faixa etária dos quarenta anos em diante, não raro sendo acessado também pelos trintões.


A partir do programete, o ouvinte passa a bisbilhotar conversas mantidas entre um jovem locutor e uma senhora confusa, a tal 'véia da mala', que se engana sobre o contexto dos artistas que ela acredita estar conhecendo e descobrindo com certa exclusividade no presente. A verdade é que as bandas são antigas ("véias") tendo o locutor que manter um diálogo paciente, além de não incorrer no erro de discutir um assunto que, como se percebe, não teria cabimento algum prosseguir com a contenda.


Desta vez, a brincadeira narra o momento em que o locutor é abordado pela idosa no estúdio enquanto trabalha, passando a ter a difícil tarefa de aguentar as controvertidas conversas dela, que representa, na gíria, uma 'mala' como pessoa. Neste primeiro programa de lançamento, a banda contemplada é a norte-americana KC and The Sunshine Band, criada em 1973 e de muito sucesso também no Brasil, especialmente com as músicas "Do You Feel Alright" (tocada no programa) e "Please Don't Go". Os artistas, por sinal, se apresentaram em São Paulo, dia 8 de novembro, no Via Funchal. A "Véia da Mala" afirma categoricamente que trouxe esta novidade dos Estados Unidos e crê mesmo estar tendo a exclusividade de apresentar a 'novidade' ao radialista.


Na bagagem cheia de poeira, a "Véia da Mala" carrega supostamente uma vitrola Delta com discos de rotações variadas e músicas que, não por coincidência, também estão na programação da Rádio Malavéia Web. A emissora, aliás, tem a proposta original de ser "a rádio zona na internet", já que brinca e mistura os tempos dos sucessos musicais (músicas velhas) exatamente como faz a hilária senhora. Por lá, músicas nacionais e internacionais do gosto de seu idealizador são tocadas 24 horas por dia. Talvez, a confusa idosa represente simbolicamente o dj da rádio ou mesmo a mãe do dono da emissora.


A "Véia da Mala" vem para causar altas confusões e muitas risadas por onde puder ser ouvida. Representa uma opção radiofônica de extrema qualidade de texto, roteiro artístico e humor, além de promover entretenimento através da internet, uma raridade para os dias de hoje. O primeiro programa pode ser ouvido no player abaixo. Os idealizadores estão de parabéns pela iniciativa. Divirta-se, vale a pena!


(se o player não estiver visível ou quiser baixar esse áudio, clique aqui)

Em tempo, Grecco interpreta o DJ novo nos diálogos com a Véia da Mala.


A mala da Véia: uma vitrolinha Delta
que era preciosidade nos anos 70

A próxima edição da Véia da Mala destaca o "jovem talento" Guilherme Arantes e vai ao ar às 11 h. dessa segunda, dia 05 de dezembro. A Malaveia é ouvida em http://malaveia.com/