terça-feira, março 27, 2012

Comercial da Sharp com Chico Anysio: meu sonho na vida se realiza graças ao videocassete

Faz tempo que literalmente sonho em rever um comercial que marcou muito o momento em que entrei na faculdade. Trata-se de uma peça feita para TV utilizando a metalinguagem. Nela, Chico Anysio, que foi o responsável por introduzir o videotape de maneira original na TV brasileira* emociona ao falar das funções de um aparelho de videocassete relacionadas aos sonhos que tinha de controlar os momentos de sua vida. Finalmente, o sonho de me emocionar novamente com o texto de Marcos César, que foi redator de programas do saudoso humorista, para comercial comemorativo dos 30 anos da Sharp, se realiza. Alguuém o gravou em um dos escassos videocassetes que havia no Brasil na época e agora ele está disponível no Youtube. Emocione-se também:



O texto do comercial:
"O meu sonho na vida era ter o poder de ser um videocassete de mim mesmo. Ter o controle remoto que me permitisse renascer experiências vividas. Eu poderia voltar no tempo, acelerar, pular cenas dos próximos capítulos, parar a imagem num momento que me tivesse sido glorioso, vivê-lo outra vez. Talvez, eternizar um orgasmo. Eu poderia correr a fita de modo a entrar na percepção do futuro ou recuar para consertar, corrigir, para confirmar. Com esse aparelhinho, eu poderia criar o ideal. Ah, o ideal... O ideal seria que o Homem nascesse com 80 anos, fosse ficando mais moço, mais moço, até morrer de infância! Nascendo com 80 anos, ele – com 60 – se casaria com uma mulher de 59, mas com uma vantagem: a cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano, ela iria ficando cada vez mais nova, mais nova, até se transformar numa gata de 20! Depois ficariam noivos, namorados, a bicicleta, o velocípede... Desaprendiam a andar, esqueciam como engatinhar, o voador, o cercadinho... Do cercadinho pro berço, as fraldas molhadas, o peito da mãe. Até que, num dia qualquer, pararia de chorar. Seria o tempo voltando pra trás, até aparecer o último homem, Adão. O último primeiro. A quem Deus colocaria sobre a mão e, ao invés de soprar sobre ele, Deus inspiraria o Homem outra vez, pra dentro de Si mesmo..."

Esse texto aproxima ainda mais o gênio do humor mundial e responsável por uma linguagem única no cinema, Charles Chaplin, do nome maior do gênero no Brasil e inventor de um estilo próprio de fazer TV, Chico Anysio. Há muito circula também um texto atribuído ao eterno Carlitos, que parece ter sido a fonte de inspiração desse institucional de 30 anos da Sharp. Leia e tire suas próprias conclusões:

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

* Apesar de haver controvérsias, há vários estudos que apontam o Chico Anysio Show como o primeiro programa a ser editado em videotape. A atração estreou na TV Rio, em março de 1960. Se a experiência já havia se dado antes, Chico revolucionou ao utilizar a então incipiente tecnologia para fazer algo antes só imaginável no rádio: o ator interpretando vários personagens em uma mesma cena.

 

domingo, março 25, 2012

Chico Anysio e Hélio Ribeiro: encontro histórico

Neste domingo, o programa O Poder da Mensagem, produzido pelo Memorial Hélio Ribeiro e transmitido pela Trianon AM de São Paulo, levou ao ar um momento marcante do rádio. Ao ouvir, solicitei o áudio para Sidney Magrini, o presidente da instituição que mantém viva mensagem deixada por Hélio Ribeiro. Além da cortesia que compartilho com você que acompanha nosso blog, também recebi esse texto:

"Na edição de 25 de março de 2012, edição número 107 do programa O Poder da Mensagem de Hélio Ribeiro, que foi ao ar pelas Rádios Trianon de São Paulo AM 740 e Universal de Santos,  o Memorial Hélio Ribeiro apresentou gravação de 25 de outubro de 1 976, feita nos estúdios da Rádio Bandeirantes (foto), na qual Chico Anysio, a convite de Hélio Ribeiro, esclarece a criação do personagem Roberval Taylor, dirimindo dúvidas a respeito de um suposto desentendimento ocorrido entre os dois gênios.
No decorrer do programa, Hélio fala a respeito da "ideia básica do programa" e ao final (aos 21 minutos e 30 segundos na gravação), Chico deixa uma "despedida de arrepiar", dando a impressão que foi feita para ser exibida exatamente hoje, dois dias após a sua morte, no dia da cremação do seu corpo, de tão adequadas que foram as palavras dele, para o momento vivido hoje."
Crédito: Ilustração de Elias, Agência RBS
Ouça aqui essa edição especial com um trecho do histórico encontro entre Hélio Ribeiro e Chico Anysio.

Acompanhe passagens na voz de Roberval Taylor e mais da relação de Chico Anysio com o rádio, publicadas no blog Radioamantes.

Conheça a história que deu origem à criação do personagem Roberval Taylor, publicada pelo jornalista Sérgio Mattar.

sexta-feira, março 23, 2012

Deu no G1: Chico Anysio morre aos 80 anos

Alguns dos maiores nomes da crônica esportiva morreram pouco antes do início de uma Copa do Mundo. Foi assim com Fiori Gigliotti em junho de 2006.

Por que digo isso ao me remeter à morte do Chico Anysio?

Na verdade, o mestre do riso no rádio, teatro e televisão nos deixa poucos dias após a comemoração do Dia do Comediante (26 de fevereiro) e em meio à realizada do Risadaria, evento que reúne os grandes nomes do gênero em São Paulo.

Para jamais esquecer de Chico, ouça a narração dele para a Antologia da Sátira Brasileira.

Gravado no Estúdio Eldorado pelo saudoso João Batista de Andrade e com apresentação sempre magistral de Chico Anysio, o trabalho foi patrocinado pela BASF do Brasil e distribuído para clientes como brinde de final de ano em fitas cassete.

Lançado em 1985, o kit incluía também um livreto com o resumo da "ópera". O material fez parte da comemoração dos 50 anos da invenção da fita cassete.


Ouça Chico Anisio e uma verdadeira aula de humor.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o arquivo, clique aqui)

Esse rico áudio foi criado pela empresa Reminiscências, que tem outras produções antológicas.


domingo, março 11, 2012

Rádio Bandeirantes: Quadro Interferência relembra Omar Cardoso

Homar Nunes nasceu em Ribeirão Preto em 30 de junho de 1921. Ficou conhecido em todo o Brasil pelo nome de Omar Cardoso. Sua vocação para se tornar horoscopista veio, ainda na adolescência, por influência do pai. Sadi Nunes foi um dos fundadores da primeira ordem esotérica estabelecida no Brasil, o Círculo da Comunhão do Pensamento.

Acompanhe no player abaixo o quadro, que traz o depoimento de Homar Nunes Filho, trechos do programa e a reconstituição nas vozes de Silvânia Alves e Marcelo Duarte.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar esse áudio, clique aqui)


Ouça mais:
Em www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com, você acompanha as edições anteriores do quadro.


quarta-feira, março 07, 2012

Vem aí... a rádio de todos os esportes

As emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio veiculam o spot, na voz de Walker Blaz, sobre a rádio de todos os esportes.

A emissora deve estrear em breve nos 94,1 MHz de São Paulo e em outros prefixos até há pouco ocupados pela Oi FM.

A chamada pode ser ouvida no player abaixo:

Sérgio Patrick: 15 anos Bandeirantes; Craque Neto e os Donos da Bola

Equipe Esportiva premiada da Rádio Bandeirantes, em foto de 2009.
Neto passaria a reforçar a equipe no ano de 2011.

Que Futebol é com a Bandeirantes, muitos já se acostumaram a ouvir. Mas que Sérgio Patrick, o chefe da equipe de Esportes da rádio, tem 15 anos de casa pra mim é novidade.

Na edição do Fanáticos por Futebol da noite desta terça, dia 06 de março, sob o comando de Marcelo Duarte e do próprio Patrick, além desta informação, acompanhe também a entrevista concedida por Neto. O ex-jogador e agora apresentador e comentarista do Grupo Bandeirantes, explica como vai ser o programa que estreia hoje a tarde na TV.

Acompanhe a reprise do programa no Bandeirantes a Caminho do Sol:



Ouça também as edições do Sofá Bandeirantes, apresentado por Paulo Galvão com:

Patrick e

- Neto.


terça-feira, março 06, 2012

Marcelo Duarte: o perfil de um curioso jornalista

O programa Edição Extra, da TV Gazeta, programa realizado por alunos da Faculdade Cásper Líbero, apresentou no último domingo um perfil com o apresentador do "Você é Curioso?", Marcelo Duarte.

Veja no player abaixo:






quinta-feira, março 01, 2012

Desculpe a nossa falha: Rádio Esportes não tem data definida para entrar no ar

Ao contrário da notícia veiculada ontem pelo Tudo Rádio e repercutiva aqui neste blog, a Rádio Esportes não entrou no ar ainda.

Em contato com a assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes, a informação é de que a emissora vai começar suas operações no primeiro semestre deste ano, mas não há data definida.

Hoje, nos 94,1 MHz de São Paulo, a Rádio Verão continua com sua programação normal.

Ficamos na expectativa de mais informações.