quinta-feira, setembro 27, 2012

EstadãoESPN no Dia do Rádio: Cinco Vozes

foto extraída do site da EstadãoESPN
Por algum motivo, o áudio do site da EstadãoESPN só contém o primeiro bloco do programa especial que durou cerca de 1 hora e 15 minutos. Em função disso, abaixo você confere a edição na íntegra.

(se o player não abrir ou quiser baixar o áudio, clique aqui)
Haisem Abaki é o mediador do bate-papo que reuniu alguns dos principais nomes do radiojornalismo brasileiro: José Paulo de Andrade (Rádio Bandeirantes), Heródoto Barbeiro (ex-CBN), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN).



 

terça-feira, setembro 25, 2012

Rádio ou Emoção Futebol Clube

Mauro Beting tem um dos textos mais primorosos e emocionantes da crônica esportiva atual. É dele a homenagem ao time do coração, o Palmeiras, divulgada em primeira mão no Terceiro Tempo, da Rádio Bandeirantes.

Confira aqui o áudio que emociona muitos torcedores, mas principalmente os palmeirenses.
A narração é do ator Cassiano Ricardo.


Copa do Mundo é com a Bandeirantes. O grupo aproveita o Dia do Rádio para apresentar o tema da emissora para a seleção brasileira na Copa 2014. É uma reedição da música composta por Marcos e Paulo Sérgio Valle, gravada pelo Golden Boys: Sou Tricampeão.

















Clique aqui para ouvir o especial com a história do Tema.

A História do rádio no Brasil - Globo Repórter - 1983

segunda-feira, setembro 24, 2012

Dia do Rádio na EstadãoESPN: Cinco Vozes e Milhares de Ouvidos

A Rádio EstadãoESPN comemora o dia do rádio, nesta terça, 25 de setembro, com uma grande iniciativa.

Ouça a chamada do programa especial.

Clique aqui e acompanhe o programa na íntegra.

Com apresentação de Haisem Abaki, o programa Metrópole, que tem início às 10 da manhã, reúne algumas das principais vozes do radiojornalismo paulistano e brasileiro: José Paulo de Andrade (Bandeirantes), Heródoto Barbeiro (TV Record News), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN). Segundo Haisem, o especial de uma hora e meia de duração traz muita história sobre este meio de comunicação e a paixão em comum desses profissionais por ele.

A homenagem ao Dia do Rádio da EstadãoESPN lembra a campanha publicitária do início de 2010 do banco Santander. Com o tema "vamos fazer juntos", naquela ocasião também foram reunidos âncoras de emissoras jornalísticas. Lembre aqui.

Radialistas concorrentes juntos em campanha do Santander/ Real - 2010:
Salomão Ésper (Bandeirantes), Joseval Peixoto (Jovem Pan) ,
Eduardo Barão (Bandnews) e Caio Camargo (Eldorado, atual EstadãoESPN)

OUÇA MAIS:
- Reportagem da EstadãoESPN com Marcelo Abud, em comemoração aos 90 anos de rádio no Brasil;

- Acompanhe a série de áudios que produzi sobre os 90 anos de rádio no Brasil para o site do livro História do Rádio no Brasil;


Relembre no player acima a chamada e, em seguida, o pool que reuniu Caio Camargo (Eldorado), Joseval Peixoto (Jovem Pan), Salomão Ésper (Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews).

ATUALIZAÇÃO
Veja o vídeo dos bastidores do encontro da EstadãoESPN no site do Estadão



quarta-feira, setembro 12, 2012

Peças Raras no NET Educação: o rádio na escola


Desde junho de 2011, a Peças Raras atende à demanda da criação de podcasts do Portal NET Educação. Atualmente, são publicados três áudios por mês. No Informe NET Educação, a proposta é apresentar o contraponto da notícia: um tema que está em pauta na grande mídia é visto de uma maneira diferente e original. O Dossiê dá voz a especialistas em temas importantes para serem tratados em sala de aula. Livro Aberto apresenta a vida e obra de importantes nomes da literatura em Língua Portuguesa. O canal de podcast conta ainda com outras produções radiofônicas de qualidade, como o projeto Aldeias Sonoras.

Ouça aqui o Informe NET Educação deste mês de setembro.

Em função das comemorações da primeira transmissão de rádio, há 90 anos, o tema é o rádio na educação. Para abordar o uso pedagógico do meio em sala de aula, ouvimos o formador do programa Nas Ondas do Rádio, prof. Marciel Consani, e a professora de Educação para as Mídias, do Colégio Pueri Domus, Graciete Ram.

-


 

terça-feira, setembro 11, 2012

Interferência: Osvaldo Moles e o humor da década de 1950

O quadro Interferência, levado ao ar todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, relembra Osvaldo Moles e o programa de estreia dele na emissora, em 1951: Ritornello da Rua Paula Souza. Ouça no player abaixo a reconstituição com os apresentadores-radioatores Marcelo Duarte e Silvânia Alves e as participações do jornalista Bruno Micheletti e do radialista Odayr Baptista.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Sobre Osvaldo Moles
É difícil encontrar alguém que não conheça Adoniran Barbosa e seu estilo característico de humor ítalo-paulistano na música. O que nem todo mundo sabe é que atrás do grande sambista há um grande redator. 

Osvaldo Moles divide com o poeta do povo a autoria de alguns de seus maiores sucessos.

A dupla também é responsável por momentos marcantes do humor radiofônico. O auge dessa parceria está em Histórias das Malocas, que fica no ar entre 1955 e 1965, pela Rádio Record. Nele, Adoniran interpreta o personagem Charutinho.

As histórias de Moles e da Rádio Bandeirantes encontram um ponto em comum em 1951. A chegada do criativo redator contribui para transformar a emissora na mais popular emissora paulista.

Ouça mais Interferência nesse blog.





sábado, setembro 08, 2012

Na Geral: show de rádio no pós-jogo da seleção brasileira


Quem gosta de futebol e teve o privilégio de acompanhar o Show de Rádio de Estevan Sangirardi, sobretudo na fase em que o programa era transmitido pela Jovem Pan, não esquece o estrondoso eco que o humorístico causava nas saídas dos estádios. Ao apresentar personagens ligados aos principais times e fazer uma sátira do jogo que acabara de acontecer, o "show" era acompanhado por milhares de torcedores que deixavam os estádios, independentemente se - em campo - os jogadores tivessem garantido a vitória.

No dia em que o rádio completou 90 anos da primeira transmissão em nosso país, quem acompanhou o jogo da seleção brasileira pela Rádio Bandeirantes teve uma grata surpresa. Ao término da partida, o Na Geral entrou na área e reuniu as imitações de Beto Hora à inteligência e conteúdo de Mauro Beting. O resultado é dos mais hilários. Diferentemente do antigo Show de Rádio, em que tudo era roteirizado, aqui o improviso fala mais alto. Acompanhe no player abaixo os melhores momentos desta transmissão, na reprise levada ao ar durante o Bandeirantes a Caminho do Sol.


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Em destaque, o descontrole de Mauro Beting, que não consegue segurar sua tradicional risada durante o Terceiro Vento, oferecido pelo Sapato Rapariga e por Cheiraomingau. Tem ainda as análises de Luxemburgo e de Murici sobre os rumos da nossa seleção.


quinta-feira, setembro 06, 2012

EstadãoESPN: Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 90 anos nesta sexta

Meio de comunicação foi criado no fim do século XIX e há controvérsias sobre o verdadeiro inventor. Relembre momentos dessa história na reportagem de Camila Tuchlinski.
(do site EstadãoESPN)

Ouça aqui a reportagem. Eu também estou nesta história, com muito orgulho, com muito amor.





sábado, setembro 01, 2012

José Silvério e Ulisses Costa autografam livro sobre conquista do Corinthians na Libertadores


Neste sábado, dia 1º de setembro, a livraria Nobel do Shopping Tatuapé vai ser palco de mais um lançamento do livro alusivo à conquista do Corinthians na Libertadores da América. De lá, o "craque" Neto comanda o Concentração, programa da Rádio Bandeirantes, a partir das 15 h.


Corinthians Todo Poderoso Campeão da Libertadores 2012 é um audiolivro. Nele, o torcedor encontra toda a campanha do clube, em fotos e texto; um CD com todos os gols da jornada, além da final na íntegra, com transmissão de José Silvério.

Durante a transmissão do Concentração, todos que forem à livraria podem adquirir o livro e garantir os autógrafos do "pai do gol" e também de Ulisses Costa, que emprestaram as vozes para narrar cada lance da conquista do Timão.



Confira no player a reportagem levada ao ar em 23 de julho no Pulo do Gato, sobre o lançamento feito na Livraria Martins Fontes, da Av. Paulista.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)

Serviço: 
Shopping Metrô Tatuapé
Rua Melo Freire, s/nº, junto à Estação Tatuapé do Metrô.