quarta-feira, outubro 30, 2013

A Guerra dos Mundos, com William Bonner

Orson Welles no comando do Radioteatro Mercury,
que era apresentado semanalmente na CBS
Esta é uma verdadeira peça rara. Na faculdade de jornalismo da USP, o grupo de William Bonner fez um trabalho primoroso de reconstituição do radioteatro "A Guerra dos Mundos", de Orson Welles.

Em uma oficina que fiz no estúdio de rádio da Universidade de São Paulo me deparei com esse áudio histórico. Mais tarde, tomei contato novamente por meio do sonoplasta Sergio Zannoti.

Hoje, em comemoração aos 75 anos da versão original, compartilho este áudio:


Free Music - Download Audio - Guerra Dos Mundos com Willia...

Se o player não estiver visível, clique aqui para ter acesso ao áudio.

domingo, outubro 27, 2013

Interferência - Homenagem a Salomão Ésper

Repare na pilha de jornais e livros em
primeiro plano. Havia mais na mala
que sempre acompanha o apresentador.
Eu também estive no estúdio
para celebrar esse momento
memorável do rádio brasileiro


No sábado, 26 de outubro de 2013, comemoramos o aniversário de 84 anos de Salomão Ésper com um programa inteiramente dedicado ao apresentador do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

O "Você é Curioso?" se transformou em "Esta é a sua Vida", programa que era comandado pelo saudoso J. Silvestre na TV. A edição inteira está disponível aqui.

No player, você acompanha a edição do quadro Interferência em versão exclusiva, já que no programa o mesmo foi abreviado, em função das tantas personalidades e familiares que manifestaram o carinho que têm por Salomão. Caso o player não esteja visível, clique aqui.



Acompanhe outras edições do quadro que comando na Rádio Bandeirantes em www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com 


sexta-feira, outubro 25, 2013

Deu no Tudo Rádio: ouvinte anuncia ao marido que está grávida pela Bandnews FM. Ouça!


Que maravilha!

Ouça aqui o anúncio que a ouvinte Carla fez por mensagem enviada à Bandnews FM, na voz de Boechat:

Logo depois, o casal conversou no ar, pela emissora, e emocionou ainda mais a todos os ouvintes. Acompanhe o áudio desse momento ímpar que só o rádio é capaz de transmitir.

O texto a seguir foi escrito por Carlos Massaro, do site Tudo Rádio:

Mais uma situação inusitada foi registrada nesta manhã no rádio de São Paulo. Uma mulher chamada Carla enviou uma mensagem para o celular do âncora da BandNews FM 96.9, Ricardo Boechat, para avisar ao marido que estava grávida. A iniciativa emocionou o experiente jornalista e os âncoras Eduardo Barão e Tatiana Vasconcellos, que acompanham Boechat.
De acordo com a explicação de Carla, ela tem um acordo com o marido, chamado Rafael, de não ligar a ele enquanto o programa com Boechat estiver no ar. Com isso, ela enviou uma mensagem ao jornalista, que comentou a situação no ar. Todos os apresentadores se emocionaram com a atitude de Carla, de dar a notícia de gravidez ao marido pela rádio.
Ao final do programa, os apresentadores conversaram com o casal e o marido disse que estava em um ônibus, indo ao trabalho, quando ouviu a notícia da gravidez da esposa pelo rádio. “Eu estava meio dormindo quando ouvi o nome da dela. Quando prestei atenção, percebi que era minha esposa dizendo que estava grávida. Fiquei dando risada sozinho no ônibus, emocionado”, contou Rafael ao vivo.
Atitudes como essa reforçam a importância e o carinho com que os ouvintes tratam o rádio no Brasil. Além dessa situação vivida nesta sexta-feira, rádio também já passou por outros casos curiosos, como quando a SulAmérica Trânsito FM 92.1 de São Paulo auxiliou duas grávidas, em dias distintos, a evitar  o congestionamento na cidade para chegar mais rápido ao hospital para a realização dos partos.
A mobilidade do rádio e a facilidade com que os ouvintes têm para levar, fazem com que o rádio seja o veículo que tenha a informação mais acessível a todos, com mais agilidade que a TV e até mesmo a Internet.

quinta-feira, outubro 17, 2013

Ernesto Varela em Serra Pelada - 1984

Esta semana estreia no cinema a superprodução brasileira Serra Pelada.

Na década de 1980, a produção independente ganha espaço na TV. Goulart de Andrade abre caminho para a moçada do Olhar Eletrônico mostrar um ponto de vista inovador. Aqui, sob a ótica de Ernesto Varela, o repórter (Tas) e de Fernando Meirelles, o câmera Valdeci, conhecemos a realidade do maior garimpo manual do mundo. Um verdadeiro formigueiro humano em que o sonho de ficar rico leva o homem, literalmente, para o buraco.

Assista ao vídeo, na íntegra:




Clique aqui e veja também a entrevista do diretor do filme ao programa Agora é Tarde, com Danilo Gentili


domingo, outubro 06, 2013

Interferência - Curiosidades Bandeirantes

Marcelo Abud (à esquerda), Vera Pasqualin e Marcelo Duarte
Ouça nesta edição do Interferência um radioteatro que reconstitui uma atração da década de 40 na Rádio Bandeirantes.


(se o player não estiver visível, clique aqui)

No início da década de 1940, José Medina (que ficou conhecido por filmes como Fragmentos da Vida) escrevia, atuava e dirigia no Teatro da Bandeirantes.

Uma das atrações conduzidas por ele naquele início da popularização da emissora é Curiosidades Bandeirantes. Cenas do cotidiano e reflexões sobre essas situações aparentemente triviais marcam, por exemplo, o enredo de Cinco Minutos.

Neste Interferência, reconstituímos justamente essa história. No estúdio da Rádio Bandeirantes, o apresentador do "Você é Curioso?", Marcelo Duarte, divide a interpretação com Marcelo Abud e Vera Pasqualin, bisneta de José Medina que desenvolve sua pesquisa de mestrado na ESPM sobre a obra desenvolvida pelo diretor no rádio.

Na versão original, o elenco contou com nomes como Jota Silvestre, Walter Forster, Aramis de La Torre, Vicente Leporace e Daise Fonseca, entre outros.

Ouça aqui as edições anteriores do quadro Interferência.

Abaixo, um anúncio sobre o radioteatro da emissora, extraído do site sobre a obra de José Medina.


sexta-feira, outubro 04, 2013

Dia dos Animais e da Natureza: comemore com Lawrence Wahba

04 de outubro é considerado o Dia Mundial dos Animais e da Natureza. A data foi criada em 1930. É uma homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, que faleceu em 4 de outubro de 1226. 

A missão do documentarista de natureza Lawrence Wahba está naturalmente ligada a essa comemoração. Assim como a data, que foi criada com objetivo de estimular a reflexão sobre o cuidado com animais, preservação e importância que eles têm, o cinegrafista submarino mostra ao mundo o direito que animais que vivem livres na natureza deve ter por nossa parte. 

Fomos conferir de que forma o trabalho dele auxilia no conhecimento e na conscientização do público. A entrevista pode ser conferida no portal NET Educação

Aqui no blog Peças Raras, você acompanha também a entrevista na íntegra, realizada na sede da produtora Canal Azul, dirigida por ele na região central de São Paulo. Ouça no player abaixo ou clique aqui para ter acesso ao áudio e baixar


Ouça mais: