quarta-feira, março 12, 2014

Jornal Lúdico, com Manuela Barbieri

No dia 26 de fevereiro de 2014, entrevistei a psicóloga Adriana Klisys e a sobrinha dela, Manuela Baribieri (de 10 anos). A conversa pode ser conferida em breve no canal de Áudios (podcasts) do NET Educação.

Enquanto isso, acompanhe os bastidores da produção. Como o tema é a brincadeira compartilhada entre adultos e crianças, ao final, Manu quis brincar de ser apresentadora do Jornal Lúdico. Confira o resultado nas conversas da garota com a tia Adriana Klisys e também comigo.


)

)

domingo, março 09, 2014

102,9 do Rio de Janeiro volta a abrigar a Cidade FM


Cidade FM 102,9 do RJ está em contagem regressiva para voltar ao dial. Ouça em qualquer parte do mundo: 
http://www.radio1029.com.br/radio/index.php

sábado, março 08, 2014

Interferência - O Incrível, Fantástico e Extraordinário programa de Almirante

Parte do elenco do "Você é Curioso?". Da esquerda para a direita:
Guilherme Dominichelli, Sérgio Miranda, Marcelo Abud,
Silvania Alves, Marcelo Duarte e Ward Marx

O quadro Interferência entra em nova fase neste ano de 2014. A partir de agora, todo primeiro sábado do mês, vamos nos dedicar à reconstituição de um radioteatro que marcou época. Entre os destaques, vem aí, Jerônimo, o Herói do Sertão e Guerra dos Mundos.

Na primeira edição desta temporada um elenco de peso deu voz a uma das histórias de terror e assombração que segurava a atenção do ouvinte da Rádio Tupi, nos anos 1940 e 1950. Trata-se de mais uma criação daquele que foi chamado de "a mais alta patente do rádio", Almirante. Confira no player abaixo ou clique aqui para ouvir e baixar o arquivo.


Apesar de se notabilizar pelas biografias de orquestras e músicos brasileiros, às quais se dedicou em atrações como o Curiosidades Musicais, em 1947, ao colocar no ar o Incrível! Fantástico! Extraordinário! alcançou o maior êxito de sua carreira. O programa dramatizava histórias enviadas por ouvintes e ficou no ar durante 11 anos, até Almirante sofrer um derrame, que o faria mudar completamente de vida (dedicando-se a cuidar de seu acervo particular).

Com participações mais do que especiais dos novos colaboradores do "Você é Curioso?", Warde Marx e Sérgio Miranda e com as tradicionais atuações dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves, além de mim, interpretamos o estranho caso do Agradecimento da Noiva Morta. Emocione-se!

Para ouvir as edições anteriores do Interferência, clique aqui


sexta-feira, março 07, 2014

Dia Internacional da Mulher na Nova FM dos anos 90

O time feminino de roqueiras da Maldita Fluminense FM:
 Jaqueline Azeredo, Mylena Ciribelli, Márcia Maria, Beth Pajuaba e Sonia Boiron
Foto: Alex Mariano, coordenador da Fluminense FM na época

Uma rádio que fez história no Rio de Janeiro por sua originalidade foi a Fluminense. Além de ser precursora em apresentar as bandas do incipiente rock nacional no início dos anos 80, outra marca da emissora eram as locutoras. A "maldita", como era conhecida, ia na contramão das outras FMs. Enquanto se privilegiava a locução masculina, a Fluminense tinha apenas locutoras no ar. Então, começamos por homenagear essas verdadeiras pioneiras da locução jovem nesse 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

No entanto, nossas peças raras de hoje são outras. No início da década de 90, se não me engano em 93, a Nova FM de São Paulo era uma rádio jovem. Bob Fernandez, Roberto Hais e Renato Morcegão eram alguns dos locutores que davam personalidade aos 89,7 daqueles tempos.


Ouça aqui reportagem sobre a programação especial no Dia Internacional da Mulher.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Mas vamos voltar a 1993. No dia 8 de março daquele ano, todos os locutores se travestiram de mulher e mudaram seus nomes para sentir a força do "sexo frágil". Renato Morcegão, por exemplo, virou Renata Borboleta.

A reportagem (que você ouve acima) é totalmente caseira, gravada por mim quando era universitário e editada em um aparelho de som 3 em 1 e um radiogravador.



"Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, traz novidades neste sábado

Quadro “Interferência” vai reconstituir radioteatros que marcaram época 


Equipe de colunistas do "Você é Curioso?", em radioteatro ao vivo
O “Você é Curioso?” deste sábado, dia 8, apresentado por Marcelo Duarte e Silvania Alves na Rádio Bandeirantes (FM 90,9 e AM 840), das 10 às 12 h, será especial. A primeira edição do ano pós-carnaval traz novidades que dão tom à nova temporada do programa. Entre os destaques, o quadro “Interferência”, passa a ser exclusivamente dedicado a radioteatros que fizeram história e costumavam reunir a família em torno do aparelho receptor.
“Desde 2011, reconstituímos dezenas de programas que marcaram a trajetória da própria Bandeirantes. Agora, vamos além. Nossa proposta é dar vida a dramatizações da fase de ouro do rádio nos dias de hoje”, afirma Marcelo Abud, que é radialista, professor de Comunicação e produtor do quadro. Quem quiser conferir todas as edições do “Interferência” que já foram ao ar pode acessar o www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com
Capa da primeira edição do livro com os
"causos" do programa, lançado em 1951

Na primeira edição do quadro, o tema é o “Incrível! Fantástico! Extraordinário!”, programa que estreou em 1947 pela Tupi do Rio de Janeiro e era conduzido pela “mais alta patente do rádio”, como ficou conhecido Almirante. A atração se dedicava a radiofonizar casos verídicos de terror e assombração.  As histórias inexplicáveis eram enviadas pelos ouvintes das mais diversas regiões do país e garantiram a liderança da audiência nas noites de terça-feira da emissora, por mais de uma década. Para dar credibilidade e tornar o “Incrível!” ainda mais instigante, Almirante exigia nome completo do remetente da carta e testemunhas do caso. Uma equipe cuidava de verificar a veracidade dos relatos e, se necessário, ia até o local dos fatos. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, a história escolhida tem uma personagem feminina como protagonista: “O Agradecimento da Noiva Morta”.  Os apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves também participam como radioatores.

Ouça Almirante na abertura de um dos programas

Você é Curioso?
Rádio Bandeirantes (FM 90,9 e AM 840)
Sábados, das 10 às 12 h.