quarta-feira, abril 16, 2014

Dia Mundial da Voz: grandes vozes da Comunicação

A edição do Bermuda Folgada (transmitida originalmente em 2010 pela Malaveiaweb) traz um especial para o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril.


Acompanhe o programa que dá voz a Virgínia de Moraes, Cid Moreira, Kika Tristão, Odayr Baptista, Iris Littieri.


Na conversa entre Marcelo Abud, Edu Malaveia e Daniel Grecco abordamos alguns cuidados que devemos ter com a nossa saúde vocal e destacamos importantes passagens e histórias sobre algumas das vozes que fazem parte do imaginário de todo brasileiro.

Entre os destaques, a biografia Boa noite. Cid Moreira, a grande voz da comunicação, da Ed. Prumo, que foi tema da edição do dia 10 de abril de 2010, no Você é Curioso?, da Rádio Bandeirantes.


quarta-feira, abril 09, 2014

Radiografia: Eli Corrêa, o homem sorriso do rádio



Hoje é aniversário de Eli Corrêa. Para comemorar, nosso blog reproduz novamente entrevista realizada no final de 2011. Acompanhe:

Quinta-feira, dia 8 de outubro, 15:30 h. Neste dia e horário, Eli Corrêa recebe a reportagem do Blog Peças Raras para conversar sobre as 4 décadas dedicadas ao rádio. Logo, fui recebido na recepção da Capital AM por uma figura extremamente simpática, sorridente, simples, trajando calça jeans e camiseta.

Alguns minutos depois, a entrevista tem início no local em que “o homem sorriso do rádio” se mostra ainda mais à vontade: o estúdio da emissora. Lugar, aliás, que pode ser considerado quase que uma casa, já que apresenta seu programa em dois horários e parece viver mais lá do que em seu próprio lar. Ouça aqui.

Eli não se esquiva de nenhuma resposta. Olha no olho durante a conversa. Os 40 anos dedicados ao rádio parecem que só lhe fizeram bem. Ele mantém vivacidade na voz e brilho no olhos ao falar de sua trajetória.

No bate-papo informal, o radialista revela como tudo começou. Ele lembra que, aos 9 anos, foi na escola que teve seu talento para a leitura ressaltado pela primeira vez. Desde aquele momento, o sonho de trabalhar no rádio cresceu com o garoto que vivia em Sertaneja, no Paraná.

Em meados da década de 60, o já adolescente Antonio (prenome de Eli) vai trabalhar como empacotador das casas Pernambucanas em sua cidade natal. Logo, o interesse passa a outras caixas, as acústicas. Na loja, ganha a primeira oportunidade de falar em público, com 13 anos de idade.

Mas o jovem queria ir longe. Na entrevista exclusiva, é narrada a difícil, mas bem-sucedida, trajetória até a chegada a São Paulo, no início da década de 1970, quando se vê sozinho e assustado em meio a tantos prédios e uma oportunidade de emprego perdida na estação rodoviária.

Na conversa, o comunicador revela que – diante do ultimato dado pelos pais – quase abandonou a carreira para trabalhar na sorveteria da família em Barra Bonita, interior de São Paulo. Mas o destino quis que naquela cidade Eli tivesse a primeira oportunidade profissional em uma emissora de verdade.

O ponto alto desta primeira parte da entrevista fica por conta dos comentários a respeito do quadro de maior audiência das tardes paulistanas há décadas: Que Saudade de Você. Eli conta que a ideia surgiu por acaso após tomar coragem e ler um relato mais dramático e perceber que aquele caso tinha mais repercussão do que as mensagens de amor às quais costumava se dedicar nos programas que fazia.

Ainda durante a conversa, é revelado o ritual mantido durante a leitura da carta da saudade e a história da qual se lembra com maior propriedade.

Na segunda parte da entrevista, o público ouve o que Eli Corrêa pensa sobre o rádio AM, propaganda e o contato com o público universitário. As referências radiofônicas da meninice e um momento marcante da carreira também são relatados.

Ouça mais:
Eli Corrêa na Rádio Capital AM – 1040 KHz de São Paulo

domingo, abril 06, 2014

Interferência - Jerônimo, o Herói do Sertão



No quadro Interferência, que conduzo todo primeiro sábado do mês no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, o destaque desta vez é "Jerônimo, o Herói do Sertão". No elenco da reconstituição de um dos episódios da saga que marcou o rádio e chegou a outras mídias estão, além de mim, os apresentadores do programa Marcelo Duarte e Silvania Alves e o colaborador Warde Marx. Ouça no player abaixo ou clique aqui




Download Music - Listen Audio - Interferência - Jerônimo H...


Assista aqui ao vídeo com os bastidores do Interferência.

De acordo com O Almanaque do Rádio, escrito por Ronaldo Conde Aguiar,...
"Jerônimo era filho de Maria Homem, uma mulher de pulso forte, que lhe ensinou a diferença entre o bem e o mal. O marido de Maria Homem, pai de Jerônimo, era um honesto estancieiro, cujas terras foram invadidas e tomadas por um latifundiário ganancioso e sem escrúpulos, o coronel Saturnino Bragança. O conflito transformou-se numa guerra, e o pai de Jerônimo acabou sendo covardemente assassinado.

A mulher não se abateu e acabou assumindo corajosamente a luta do marido, ganhando então o apelido de Maria Homem. O idealizador e redator de "Jerônimo, o Herói do Sertão", Moisés Weltman, um carioca nascido em 1932 que, desde jovem, se dedicou a escrever novelas e programas para o rádio.
Em 1953, em face do sucesso da novela "A Dama de Negro", apresentada pela Rádio Nacional, Weltman recebeu o Prêmio Revelação do Ano, o que lhe deu a oportunidade de mostrar o projeto a um patrocinador - The Sidney Ross Company, que já patrocinava "As Aventuras do Anjo". A proposta foi logo aceita.
As aventuras de Jerônimo, vivido na Rádio Nacional pelo radioator Milton Rangel, eletrizavam a todos, com enorme audiência. Sempre acompanhado do Moleque Saci (interpretado pelo radioator Cauê Filho) e por sua eterna noiva Aninha (a radioatriz Dulce Martins), o nosso herói tinha alguns inimigos de carteirinha, como o Caveira, um criminoso especializado na arte do disfarce, e o Cobra, um sujeito de maus bofes, assassino confesso e assaltante de bancos.
Jerônimo permaneceu no ar por exatos 14 anos e teve 3.276 capítulos! Jerônimo, o herói dos sertões ia ao ar às 18h35, de segunda a sexta-feira, logo após "As Aventuras do Anjo", num oferecimento de Melhoral."

Clique aqui e acesse os outros áudios da série Interferência.


Acompanhe também a edição especial do "Você é Curioso?" do dia 29 de março de 2014. Diretamente da Avenida Paulista, o programa reuniu um grande elenco (fotos abaixo) para reconstituir o antigo Miss Campeonato, sob o comando de Magalhães Jr. Ouça no player abaixo ou clique aqui:









sexta-feira, abril 04, 2014

Ouvinte pede namorada em casamento direto do Haiti na BandNews FM



O programa “Alta Frequência” da BandNews FM transmitiu nesta sexta-feira, dia 04, um pedido de casamento ao vivo em que os noivos estavam há milhares de quilômetros de distância. O Cabo Kleber Sousa, em missão de paz no Haiti há 6 meses, pediu a mão de sua namorada, Katia Takassi, em rede nacional (áudio no player).

Listen Music - Listen Audio Files - Ouvinte pede namorada em cas...
Ao encontrar a repórter Michelle Trombelli em Porto Príncipe, capital haitiana, o jovem militar disse que sonhava em realizar o pedido em um veículo de comunicação. Então a equipe da BandNews FM em São Paulo se mobilizou e conseguiu levar a futura noiva, Katia, ao estúdio da rádio no vão da FIESP, em plena Avenida Paulista, onde foi surpreendida com a pergunta.