domingo, setembro 28, 2014

Grandes Brasileiros - Roquette Pinto 130 anos

Todo fim de semana, a RádioEstadão conta a história de Grandes Brasileiros. No dia 27 de setembro de 2014, o programa lembrou Roquette-Pinto e o pioneirismo em relação ao rádio no Brasil. Ouça essa edição histórica, com apresentação de Haisem Abaki e entrevistas dos professores e radialistas Marcelo Abud e Flávio Luiz Porto e Silva.  




sábado, setembro 27, 2014

"28 anos que mudaram o Rock" entrevista diretor da Rádio Cidade e JB FM


Por Carlos Massaro, do Tudo Rádio

A 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo segue com sua série "28 Anos Que Mudaram o Rock". A atração, que segue com formato de documentário, estreou 1º de junho a série de programas que é apresentada pelo jornalista Ricardo Alexandre - autor do livro “89 FM – A História do Rádio Rock do Brasil” e do essencial "Dias de Luta: O Rock e O Brasil Nos Anos 80" e que entrevista profissionais que passaram pela emissora.


Cada episódio da série “28 Anos Que Mudaram o Rock" aborda em ordem crescente um ano específico de 1985 até 2013 na trajetória da emissora paulistana e do rock num bate-papo entre o apresentador e um convidado. Neste domingo o entrevistado será o ex-diretor da emissora Alexandre Hovoruski. Atualmente, o profissional é diretor da JB FM 99.9 e da Cidade FM 102.9, ambas do Rio de Janeiro. A Cidade FM, inclusive, fez parte da rede formada pela A Rádio Rock nos anos 2000.

Além disso durante o programa é tocado um playlist com as dez músicas favoritas de cada ano abordado (e que foi previamente escolhido através de uma eleição entre os ouvintes da rádio). O primeiro programa foi ao ar em junho e abordou o ano de 1985 teve como convidado Luis Fernando Magliocca, que teve papel importante na criação da 89 FM e foi o primeiro diretor artístico da rádio:


A rádio também lançou neste ano um livro com o mesmo nome da atração. A publicação conta a história emissora com textos e muitas fotos, além de depoimentos de profissionais e bandas que tocaram na rádio. 



quinta-feira, setembro 25, 2014

Dia do Rádio comemora nascimento de Roquette-Pinto


Hoje é o Dia do Rádio porque foi em 25 de setembro que nasceu Roquette-Pinto, há 130 anos!

Ouça aqui depoimentos do "pai do rádio no Brasil" nesta edição especial do Peças Raras, produzida para a série de áudios do livro "História do Rádio no Brasil".  

No final de semana, o Grandes Brasileiros, apresentado por Haisem Abaki na Rádio Estadão vai contar a trajetória do Professor Edgard Roquette-Pinto. Eu tive a honra de participar do programa, que vai ao ar no sábado, às 11 h, com reprise no domingo, às 8h.

Para celebrar o Dia do Rádio, ouça aqui outros documentos sonoros que contam a evolução de mais de 9 décadas da presença desse meio de comunicação no Brasil. 




quinta-feira, setembro 18, 2014

Papo animado com Marcelo Tas e Lucas no Dia da TV

A primeira transmissão de TV no Brasil aconteceu há 64 anos. Em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, alguns conseguiram assistir ao "Show na Taba". De lá pra cá, muita coisa mudou. A TV, que era chamada de "rádio com imagens" evolui e passou a ter sua própria linguagem, graças a mentes criativas e ideias inovadoras. 

Marcelo Tas, sem dúvida, é um dos nomes que se destaca nesta história. Conversamos com ele na segunda-feira, dia 8 de setembro, nos bastidores do programa CQC. O "olhar eletrônico" de Tas sobre educação pode ser conferido na entrevista que está publicada no portal NET Educação. No bate-papo, ele fala sobre Castelo Rá-Tim-Bum, Telecurso 2000, Ernesto Varela e CQC.


divulgação
divulgação



Durante a conversa, Tas também respondeu à dúvida de meu filho sobre como ele consegue conversar com personagens do Cartoon na nova atração do canal: o Papo Animado com Marcelo Tas. Acompanhe no vídeo os detalhes e também a declaração do comunicador sobre como foi entrevistar a Mônica e o Cebolinha. 







domingo, setembro 07, 2014

Interferência - radioteatro O Homem mais feio do mundo, de José Medina

Elenco de radioteatro da Bandeirantes nos anos 1940, sob o comando de José Medina

Primeiro sábado do mês é dia de Interferência no "Você é Curioso?".
Nesse 6 de setembro, a partir de roteiro selecionado pela bisneta de José Medina
Vera da Cunha Pasqualin, reconstituímos os idos tempos do radioteatro na Bandeirantes,
com um elenco de primeira... primeira vez que atua... Ouça (no player) o resultado da
radiofonização do texto "O homem mais feio do mundo", nas vozes de Marcelo Duarte,
Silvania Alves, Vera Pasqualin, Sérgio Miranda e Warde Marx


(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui


O elenco do "Você é Curioso?", da esquerda pra direita: Warde Marx, Vera Pasqualin,
Marcelo Duarte, Silvania Alves, Marcelo Abud e Sérgio Miranda
O nome de José Medina é muito conhecido entre aqueles que estudam ou acompanham a
história do cinema. Ele é pioneiro da 7ª arte em São Paulo, ainda na era do filme mudo.
Cerca de 90 anos depois, o curta-metragem Exemplo Regenerador e o longa Fragmentos
da Vida são exibidos em importantes mostras.

Nos anos 1940, Medina alcança destaque também no rádio, meio em que atua por 18 anos. Entre outras funções exerce as de roteirista e diretor de radioteatro. Na Bandeirantes, escreve cerca de 800 textos, segundo depoimento do próprio artista ao pesquisador Flávio Porto, em 31 de agosto de 77.

José Medina é responsável por revelar nomes como J. Silvestre, que teria sido reprovado em um teste, mas ganha oportunidade para atuar como radioator nas produções da “mais popular emissora paulista”. 


Curiosidades Bandeirantes foi uma das sessões de teatro comandadas por Medina. Assim como toda sua obra, neste programa, ele também tinha a preocupação de educar e de deixar uma mensagem aos ouvintes. É o que acontece nesta radiofonização que acompanhamos agora – ao vivo – com o elenco do “Você é Curioso?”, em que José Medina aborda com ironia um tema muito recorrente nos dias de hoje, o bullying. No áudio desse  “CURIOSIDADES BANDEIRANTES” com a sátira radiofônica, intitulada: “O HOMEM MAIS FEIO DO MUNDO”.

Ouça as edições anteriores do quadro Interferência aqui.