quinta-feira, outubro 30, 2014

Magalhães Jr. abre baú de pérolas ao público

Já está no ar o Baú do Maga, blog criado e mantido por Magalhães Jr. 
O objetivo é o de preservar a memória das mais variadas expressões artísticas, por meio de informações que vêm sendo coletadas e pesquisadas pelo radialista e roteirista. 
Na descrição do novo canal da internet - o www.baudomaga.com.br -, Maga explica que "aquilo que começou como mera curiosidade foi aos poucos se transformando num trabalho. As visitas a sebos, recortes de velhas revistas e jornais, recuperação de antigos LPs e compactos, pesquisas em sites especializados, etc., aos poucos, deram origem a um acervo de recortes de revistas e jornais, fotos e, sobretudo, áudios."
Mas para quê manter um acervo se não for para que as pessoas possam acessar?
O novo blog disponibiliza, pouco a pouco, esse material, junto a um mínimo de informação, localizada em tempo e contexto para que o internatua possa se situar.
Além dos posts gerais, quem visita o Baú do Maga tem a possibilidade de pesquisar também sobre três assuntos específicos: As Certinhas do Lalau, Humor Brasileiro e Pérolas Sonoras.
Entre muitas atividades, Maga também comanda um quadro sobre Humor no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes. Acompanhe três registros em vídeo de roteiros criados por ele em edição especial do programa. 


“Você é Curioso?”, da Rádio Bandeirantes, reconstitui “A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles



Transmissão histórica foi ao ar na véspera do Dia das Bruxas, em 1938, pela CBS, nos Estados Unidos


Elenco do Interferência: da esquerda para a direita, Sérgio Miranda, Marcelo Abud,
Silvania Alves, Marcelo Duarte e Warde Marx


Primeiro sábado de cada mês é dia de Interferência no “Você é Curioso?”, da Rádio Bandeirantes. O quadro é dedicado a reconstituir momentos históricos do rádio, com a participação dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves e de convidados, de acordo com cada proposta. Nesse ano, o Interferência tem se dedicado exclusivamente ao radioteatro e à radionovela.

No sábado agora, dia 1º de novembro, a partir das 10 da manhã, o ouvinte do programa de variedades vai acompanhar uma adaptação do episódio que mudou a história do rádio. Sob o comando do professor de Comunicação e radialista Marcelo Abud, o elenco do programa vai reviver “A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles. O radioteatro, veiculado no dia 30 de outubro de 1938, pela CBS, nos Estados Unidos, entrou para a história por gerar pânico em quem o ouviu.

Antes da dramatização - com as participações de Marcelo Duarte, Silvania Alves, Warde Marx e Sérgio Miranda – o quadro traz curiosidades e explica porque os ouvintes acreditaram que o que estava sendo transmitido era um fato e não uma ficção.
O Interferência entrou no ar no início de 2011. “Reconstituímos dezenas de programas que marcaram a trajetória do rádio. Nossa proposta é dar vida a dramatizações da fase de ouro desse meio de comunicação, com os recursos dos dias de hoje”, afirma Marcelo Abud, produtor do quadro.

A versão original, na íntegra, de "A Guerra dos Mundos" e de outros radioteatros levados ao ar pela CBS podem ser conferidas aqui: http://www.mercurytheatre.info/ 

Quem quiser conferir as edições anteriores do Inteferência podem acessar o www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com

Serviço
Programa: Você é Curioso?
Quadro: Interferência
Quando: Sábado, das 10 às 12 h.
Onde: Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9, em São Paulo ou em www.radiobandeirantes.com.br)

ATUALIZAÇÃO EM 06/11/2014:
Se você perdeu ou quer ouvir de novo, acesse aqui o link com vídeo e áudio do quadro Interferência, com o radioteatro Guerra dos Mundos. 

sábado, outubro 25, 2014

85 anos de Salomão Ésper: "um mundo de sensações, um mundo de vibrações"

Fotos extraídas do Facebook da Rádio Bandeirantes

Nesse dia 26 de outubro de 2014, Salomão Ésper completa 85 anos de idade. No ar diariamente pela RádioBandeirantes, no Jornal Gente, o jornalista foi homenageado no ano passado no “Você é Curioso?”. Acompanhe um dos momentos mais interessantes do programa, em que Salomão é surpreendido com um texto e dá uma leitura poética a ele. Só ao final, os apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves revelam que aquele texto era nada menos do que a música Tenho, de Sidney Magal. Acompanhe neste registro em vídeo.

quarta-feira, outubro 15, 2014

Vídeo: O Leão e o Ratinho no Interferência, da Rádio Bandeirantes











Já publicamos aqui o áudio do quadro Interferência em que destacamos, em forma de radioteatro, a fábula de Esopo, O Leão e o Ratinho. Agora, com colaboração de Bruno Mendes, você confere o vídeo com os bastidores dessa produção. 


terça-feira, outubro 14, 2014

NET Educação faz edição especial para o Dia do Professor com Edgard Roquette-Pinto

“Trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra
e pelo progresso do Brasil.”
(Frase criada por Roquette-Pinto para a 1ª emissora de rádio do Brasil)



Edgard Roquette-Pinto no comando
da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
(Crédito: site da Rádio Roquette-Pinto)


Nesse Informe NET Educação, além de ouvirmos Vera Roquette-Pinto, radialista e neta do saudoso professor, conversamos com três mestres sobre o tema da convergência da educação com a comunicação: o pesquisador da história das Comunicações e professor da Faap, Flavio Porto, o doutor em ciência da comunicação na ECA-USP, que atua na área da educomunicação, Marciel Consani, e doutor em educação e historiador formado pela USP, Renato Gilioli.  

No áudio, é perceptível a sintonia entre passado e presente, a partir da evolução do conceito de radioeducativo até chegarmos ao uso das mídias como recurso para criar cidadãos críticos nas escolas, com a educomunicação. 

Edgard Roquette-Pinto foi pioneiro ao perceber no uso do rádio uma possibilidade ímpar de levar a educação muito mais longe. Professor de antropologia, médico e sociólogo, ele conheceu a realidade do país ao integrar a Comissão do Marechal Rondon, que adentrou o país, para instalar linhas telegráficas, fazer mapeamentos da terra e os primeiros contatos com indígenas.


Posteriormente, na Exposição Universal de 1922, realizada no Rio de Janeiro (RJ), se encantou com a demonstração de rádio, feita por empresas americanas, o que o fez perceber, nesse novo meio um excelente instrumento para transmitir educação e cultura para todos os brasileiros, inclusive os que estavam mais distantes. O “professor-comunicador” acreditava que, no Brasil, o rádio e o cinema deveriam ser a “escola dos que não têm escola”.

domingo, outubro 12, 2014

Vivendo e aprendendo a narrar












Uma das brincadeiras preferidas do meu filho de 7 anos é inventar e narrar jogos do time dele, como você pode conferir no player. Ontem, na Rádio Bandeirantes, ele ficou realizado ao conhecer Ulisses Costa, Mauro Beting e Cláudio Zaidan.  


Se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir. 

Interferência - O Leão e o ratinho no Teatro de Brinquedo


Lucas Teodoro no microfone da Rádio Bandeirantes

A cigarra e a formiga, A tartaruga e a lebre, O Lobo e o Cordeiro... Mesmo que você não se dê conta, conhece uma série de fábulas envolvendo animais.
Estas histórias, que trazem sempre alguma lição para as crianças, teriam sido escritas por Esopo, na Grécia Antiga.

Para este Dia das Crianças, a Rádio Bandeirantes  relembra o Teatro de Brinquedo, que fez sucesso entre a garotada nos anos 40.

O elenco era composto por crianças de 7 a 12 anos. Por isso, também teremos um ator-mirim interferindo em nossa história.
Então, acomode-se na poltrona e bom divertimento!




Se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir.


Ouça todas as edições do quadro Interferência neste blog.


quinta-feira, outubro 09, 2014

Ziraldo, Pedro Bandeira e Eva Furnari para celebrar o Dia das Crianças

Depois da Bienal, trio de ouro da literatura infantojuvenil está no NET Educação

Três dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira se encontraram no final de agosto na Bienal do Livro de São Paulo. Eu estive lá e consegui fazer entrevistas individuais com Ziraldo, Pedro Bandeira e Eva Furnari.
As divertidas e emocionantes conversas podem ser conferidas no NET Educação.


Pedro Bandeira comemora 30 anos de “Os Karas” com o lançamento do sexto livro da série, A Droga da Amizade. No áudio, o escritor ressalta a importância de sua experiência como jornalista para se tornar autor. Conta que estudou psicologia do desenvolvimento para entender como pensam e agem crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias. Pedro Bandeira também cita obras que influenciaram a sua série “Os Karas”: “Os Meninos da Rua Paulo”, de Ferenc Molnár e, sobretudo, “Os Três Mosqueteiros”, de Alexandre Dumas. Ainda, na entrevista, ele explica o que mantém seus livros atuais a ponto de alguns títulos venderem mais hoje do que no momento em que foram lançados.



Ziraldo aproveitou a Bienal para apresentar um menino de rua chamado Raddyssonn. Na história, o futebol e a leitura são os responsáveis por tirarem os personagens Raddysson e Rosykeller das ruas. Esses nomes, difíceis de escrever e pronunciar, assim como Vladysson, Ketlein, Marydjoy, Taillnady, Daylande, Waldisney e tantas outros, integram uma lista que Ziraldo vem colecionando há muito, nas tardes de autógrafos.  Para ele, ao darem um nome diferente aos filhos, os pais têm esperança que estes conquistem um destino também distinto do deles. As situações vividas pelos protagonistas são exemplos da realidade enfrentada pela maioria das crianças brasileiras de nomes e vidas difíceis. Na entrevista, Ziraldo nos presenteia com a leitura de um trecho da obra “Um Menino Chamado Raddysson e mais os Meninos de Portinari”.
















Eva Furnari aponta alguns elementos em comum entre a obra dela e a de Chaplin. No áudio, a escritora que publicou mais de 60 livros destinados às crianças, conta sobre a sua infância, “mais solta” que a das crianças de hoje, da descoberta do desenho e também aborda o processo criativo na elaboração dos livros compostos somente por imagens. Faz ainda a leitura de um trecho do livro “Felpo Filva”, que será lançado na Inglaterra.


Ouça aqui o bate-papo com Eva Furnari.

Se preferir baixar o MP3, clique aqui

sexta-feira, outubro 03, 2014

Dica de Caetano Cury: Radiolar, tradicional programa da Rádio Clube de Guaxupé


Caetano Cury, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, é um daqueles jovens profissionais que nos fazem acreditar que o rádio nunca vai morrer. Talentoso, imprime um jeito diferente em reportagens, participações e já até assumindo apresentações de programas históricos da emissora, quando necessário.

É gente que faz jus à denominação radialista que, segundo o criador do termo, o saudoso Nicolau Tuma, é a junção de rádio com idealista.
Então... se a dica é dele, damos ouvidos. Acabo de receber a mensagem que reproduzo aqui:

Queria te sugerir uma rádio muito peça rara. Acho que vai gostar: http://amclube.com.br/plus/modulos/conteudo/?tac=a-radio

É uma rádio da minha cidade, que tem um programa chamado Radiolar que está há mais de 60 anos no ar, com o mesmo nome e o mesmo apresentador, de DOMINGO A DOMINGO. Ele não folga nunca. Tem 84 anos. Aqui tem um vídeo sobre o radialista: http://www.youtube.com/watch?v=ua3wXOxqGCM

Quem acompanha o Peças Raras, vai pirar. Meu avô foi sócio dele da direção da rádio durante 36 anos. Ouça por volta de meio-dia o Radiolar. Esse programa histórico é o passado preso no rádio. Ele faz um apresentação à moda antiga, todo santo dia do mesmo jeito. É uma audiência estrondosa em Guaxupé, tocando Orlando Silva, Francisco Alves e Cauby Peixoto.

“Arrrarrraquarrra”:Jacqueline Myrna é destaque no "Você é Curioso?" deste sábado

Ouça Marcelo Duarte com o grande destaque do programa que é apresentado por ele e Silvania Alves, aos sábados pela manhã, na Rádio Bandeirantes (www.radiobandeirantes.com.br): a atriz Jacqueline Myrna. 


A romena, radicada no Brasil completa 70 anos agora em 2014. Depois de se tornar famosa em programas de humor, como o "Praça da Alegria", da TV Record, com um inusitado sotaque francês, há 4 décadas Myrna não dá entrevista. 

O "Você é Curioso?" descobriu o paradeiro e vai revelar aos ouvintes na edição deste sábado, dia 04 de outubro de 2014, por onde anda a atriz.

Saiba mais sobre Jacqueline Myrna também no Blog dos Curiosos