Especial Copa: convocamos uma peça rara do futebol-arte, Diego Freestyle

Diego em aula no Instituto Neymar Jr. (reprodução do YouTube)


Produzimos mais um áudio para o canal de Cidadania do Instituto NET Claro Embratel. Desta vez, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, o atleta de futebol estilo livre, Diego Freestyle, foi convocado para narrar sua história inspiradora. 

O podcast está neste link!


O Brasil já foi conhecido como o país do futebol. E se o assunto é futebol arte, pode-se escalar uma seleção de craques que encantaram e ainda hoje fazem bonito pelo mundo. Ao aliar essas duas qualidades, esporte e arte, Diego Oliveira é um dos principais atletas de uma modalidade esportiva que tem conquistado adeptos no mundo todo, o “fresstyle” ou futebol estilo livre. 
Desde os 7 anos de idade, com o apoio dos pais, Diego já estava em escolinha de futebol. Na escola, a paixão pela educação física era evidente. Até os 19 anos perseguiu o sonho de atuar profissionalmente e chegou a participar das categorias de base do Corinthians, Portuguesa e Matonense. 
Quando havia decidido abandonar o futebol para fazer faculdade e começar a a trabalhar, vê uma série de comerciais de TV com craques do futebol brasileiro fazendo malabarismos com a bola. Isso, aliado ao crescimento da internet como plataforma de vídeos independentes, reaproximou o jovem de sua realização. Em 2007, resolve fazer um vídeo em que aparecia imitando seu ídolo Ronaldinho Gaúcho na série publicitária “Joga Bonito”. Não demora para o próprio Diego passar a estrelar comerciais na TV. Nos últimos 10 anos, Diego Freestyle já esteve em mais de 30 países ensinando sua arte e representando o Brasil em torneios internacionais. 
No áudio, você confere o depoimento em que ele relata a trajetória até aqui e fala das ações sociais que participa, como forma de retribuição às inúmeras vitórias que conquistou na vida pessoal e profissional. Sobre uma dessas iniciativas, afirma: “Participar desses jogos, como o ‘Fome só de bola’ me permite realizar o sonho de jogar ao lado de vários jogadores que sempre sonhei e ainda ajudar o próximo”. Em um desses jogos, realizado em dezembro de 2017, foram arrecadas 18 toneladas de alimentos, distribuídas para 130 entidades.


Sobre o futebol freestyle
O futebol freestyle é uma modalidade esportiva em que o jogador realiza “tricks” (manobras) com a bola e demonstra sua habilidade ao equilibrá-la de maneira criativa no corpo. 
Ronaldinho Gaúcho e Cristiano Ronaldo são considerados pioneiros dessa arte, que se torna conhecida em todo o mundo a partir de vídeos postados por eles na internet.  
Desde 2009, o futebol freestyle conta com uma federação internacional que agrupa cerca de 80 países de todas as partes do mundo.  

Créditos
As músicas utilizadas na edição do podcast são: “Rap do Diego Freestyle” (homenagem criada e interpretada pelo rapper angolano Kanhanga) e “Baião destemperado” (Barbatuques).

Curiosidade
Diego interpretou o dublê do personagem Skavurska em comercial da NET. A propósito, seria um vídeo muito apropriado para a Copa do Mundo da Rússia. Assista abaixo e veja se concorda. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast