Postagens

O Bandeirante Otávio Gabus Mendes e o Exame de Consciência de Zé Paulo de Andrade

Imagem
Foto: André Rizzatto Zé Paulo de Andrade faz "Exame de consciência" na transmissão da Pinacoteca. Na ocasião, em 6 de maio, a Rádio Bandeirantes completou 74 anos. A partir de hoje, em edições quinzenais, você acompanha um Exame de Consciência com alguns dos principais nomes que integram a equipe da Rádio Bandeirantes . Mas para entender melhor do que estamos falando, é preciso voltarmos ao final dos anos 30. Naquele tempo, Otávio Gabus Mendes foi um nome de fundamental importância para que a Bandeirantes se tornasse a mais popular emissora paulista. Contratado no final de 1938 para a direção artística da rádio, ele lança diversas atrações criativas. Uma das metas parece ter sido estimular a aproximação entre os ouvintes e os profissionais da casa. A interatividade passa a ser a palavra-chave desta relação. No Bandeirante Repórter , os ouvintes concorriam a prêmios, ao enviar informações sobre fatos curiosos à emissora. Em Às Quartas-feiras com o Tio Juca...

Deu no UOL: "Na geral" convida Pelé para a estreia

Imagem
A versão para a televisão do "Na Geral", programa da rádio Bandeirantes, já tem o seu lançamento praticamente confirmado para setembro. O "praticamente" entra por conta das mudanças que as emissoras costumeiramente realizam e anunciam de última hora. Nisso, ninguém é melhor que ninguém, porque todas se comportam da mesma maneira. Mas voltando ao "Na Geral", o piloto foi aprovado pela direção da casa e outros cinco ainda serão realizados até o lançamento para se chegar aos ajustes necessários. A atração entrará depois do "Terceiro Tempo", de Milton Neves, nas noites dos domingos, e terá partes gravadas e ao vivo. Beto Hora, um dos apresentadores, já conversou com Pelé, e ele se colocou à disposição para participar da estreia. Isto só não vai acontecer se aparecer um outro compromisso mais urgente em sua agenda. O programa, que mescla humor e informação, trabalha com o título do rádio, mas ainda não existe uma definição sobre isso. Por: FLÁ...

Presidente da Jovem Pan em entrevista na Bandeirantes

Imagem
Atualizado em 24.06.2011 Em 2004, o GPR - Grupo dos Profissionais do Rádio - colocou no ar uma campanha publicitária criada pela agência Le Pera e produzida pela Lua Nova . Com o tema "uma mídia sem concorrência", os spots reúnem dois publicitários concorrentes para entoar um jingle que faz parte da imaginação de boa parte dos brasileiros. A ideia é mostrar que o rádio não tem concorrência em itens como abrangência, alcance, audiência etc. e também que é um meio de comunicação que está sintonizado com o que há de melhor para o ouvinte, o que faz com que algumas vezes concorrentes estejam unidos. A campanha do GPR pode ser acompanhada aqui . Imagem extraída do site da Rádio Bandeirantes Mas você deve estar se perguntando o que esta introdução tem a ver com o título desta postagem. Pois bem, nesta sexta, no Jornal Gente , da Rádio Bandeirantes , José Paulo de Andrade, Salomão Ésper, Joelmir Beting e Rafael Colombo receberam o presidente da Jovem Pan , Antônio Au...

Peça por Peça #2: Dr. DD e Skank premiados em Cannes

Imagem
Em um primeiro momento, soa estranho uma banda brasileira ter se destacado em duas categorias do Festival de Criatividade de Cannes . Foi o que aconteceu esta semana com o Skank . Mas, por trás de uma grande banda, sempre há um produtor de qualidade. No caso, Dudu Marote . Na categoria Radio Lions , o Skank se se deu bem pela gravação do tema da Copa da Coca-Cola . A música foi premiada com Leão de Bronze pelo bom uso da mídia. Relembre - no player abaixo - deste momento marcante da música pop brasileira, que marcou o ano de 2010. Acompanhe a ficha técnica, extraída do site do Festival: “Wavin'Flag” da JWT para a Coca-Cola Type of Entry: Craft Category: Best Use of Radio as a Medium Title: WAVIN' FLAG Advertiser/Client: COCA-COLA Product/Service: 2010 WORLD CUP Entrant Company: JWT BRAZIL São Paulo, BRAZIL Advertising Agency: JWT BRAZIL São Paulo, BRAZIL Creative Credits Chief Creative Officer: Mario D'Andrea Creative Director: Mario D'Andrea/Roberto ...

Coutinho e o scratch do rádio na decisão da Libertadores de 62

Imagem
O Santástico de 62. Foto extraída do blog Melhores do Esporte Hoje é dia de decisão no Pacaembu. Para preparar o campo das emoções, reviva alguns dos lances da disputa de 1962, em que o Santos enfrentou o Peñarol. No player abaixo, acompanhe uma montagem de uma entrevista concedida por Coutinho no Fanáticos por Futebol do dia 13 de junho e de lances do segundo jogo da decisão que levou o Santos à conquista de sua primeira Libertadores, levados ao ar no Domingo Esportivo . Santos e Penharol 1962 melhores momentos e Comentários de Coutinho by pecasraras A narração da Rádio Bandeirantes foi dividida entre Pedro Luiz e Darcy Reis. Coutinho foi autor dos dois gols do primeiro jogo da decisão em 28 de julho de 1962, no estádio Centenário, em Montividéu. O destaque desta edição fica para os acontecimentos envolvendo a polêmica partida de volta, em 2 de agosto de 1962, na Vila Belmiro lotada. Dorval e Mengálvio marcaram os dois gols do Santos. Sasía e 2 de Spencer gar...

Peça por peça #1: o Brasil no Radio Lions

Imagem
Nesta terça, dia 21, foi divulgado o resultado da categoria Rádio no Festival de Criatividade de Cannes . O Brasil levou três leões, todos de bronze. O GP de rádio ficou com a África do Sul, que teve o melhor resultado na categoria com 38 peças entre as 138 classificadas no shortlist (o Brasil contou com 10). As peças brasileiras vencedoras são: “Dragostea” da Ogilvy para Motorola; “Brian Johnson” da JWT para 91 FM; “Wavin'Flag” da JWT para a Coca-Cola Neste e em outros posts vou destacar cada uma das peças. Em breve, também, mais detalhes sobre esses áudios, por meio de depoimentos de alguns envolvidos nos processos de criação e de produção. Acompanhe os créditos e conheça o spot “Brian Johnson”, criado pela JWT para a 91Rock FM, de Curitiba , que pode ser conferido abaixo, na versão original em português. Confira também a versão em inglês, enviada a Cannes: Se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui Abaixo, confira a ficha técni...

Meio & Mensagem: Brasil fica com três bronzes no Radio Lions

O Brasil conquistou três Leões de bronze no Radio Lions. O resultado foi obtido com dois trabalhos da JWT para Coca-Cola e 91 FM; e um para a Ogilvy para Motorola. A categoria teve domínio da África do Sul, que ficou com o GP da categoria após emplacar 38 peças entre as 138 classificas no shortlist. Confira as peças brasileiras vencedoras de Leão de bronze: “Dragostea” da Ogilvy para Motorola “Brian Johnson” da JWT para 91 FM “Wavin'Flag” da JWT para a Coca-Cola Fonte: M&M online