Podcast da Semana: Café da Manhã para ser saboreado a qualquer momento

Podcast do Spotify produzido pela Folha é uma deliciosa mistura de sabor e saber

A Folha de São Paulo foi pioneira na produção de podcasts no Brasil, em se tratando de mídia impressa. Isso há mais de uma década. Os áudios com linguagem radiofônica produzidos naquela fase eram apresentados, produzidos e editados pelos jornalistas Vanessa Teodoro e Fabio Rodrigues. Entre 2007 e 2009, as edições diárias traziam colunistas do jornal em boletins curtos, para tratar de assuntos que estavam na pauta do dia, curiosidades ou ainda para antecipar o que sairia no jornal no dia seguinte. Aqui você pode ouvir uma edição daquela época

Recentemente, a Folha voltou a se destacar na chamada "podosfera" com os episódios da série "O Presidente da Semana". Prestes a completar um ano do início de sua publicação, em 16 de abril de 2018, o podcast foi produzido e apresentado pelo editor-adjunto de Poder, Rodrigo Vizeu, e uma edição de áudio caprichada de Victor Parolin.

"O Presidente da Semana" foi inspirado na série "Presidential", produzida pelo Washington Post para as eleições de 2016, nos Estados Unidos e alcançou grande repercussão no período pré-eleitoral de 2018. Os capítulos são ágeis e continuam sendo recomendadas, caso ainda não tenha ouvido.

Mas o principalmente destaque ainda estava por vir. Desde janeiro de 2019, de segunda a sexta, o Spotify disponibiliza com exclusividade os episódios do "Café da Manhã". Em parceria com a Folha, Rodrigo Vizeu passa a ser acompanhado pela jornalista Magê Flores para trazer de forma simples e descontraída um assunto, que é tratado com profundidade e, normalmente, por um especialista do jornal, além dos destaques do dia. 

"Café da Manhã" segue uma tendência mundial, em que o Spotify tem investido centenas de milhões de dólares para se tornar um serviço tanto na distribuição quanto na produção de conteúdos em formato de podcast. Recentemente o maior serviço global de streaming de músicas adquiriu as empresas Gimlet Media e Anchor FM. que tem sido bastante utilizado por podcasters na hora de publicarem - gratuitamente - e compartilharem áudios (é o caso dos podcasts de cidadania e educação que produzo para o Instituto NET Claro Embratel). 

Os podcasts podem ser acessados sem custo no Spotify. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast