A História que cerca a história de um áudio original


A professora Eva Albuquerque, do Cursinho da Poli, aborda o livro de Saramago: História do Cerco de Lisboa

A trilha percorrida para a criação de um episódio de podcast diferente
Em meados dos anos 1990, logo após concluir a faculdade, tive uma oportunidade profissional que mudaria minha vida e deixaria rastros positivos ao longo de décadas. Sob coordenação de Marcelo Tas e Braulio Mantovani, eu exercia uma função curiosa na produtora TVN, em São Paulo, que tinha Osmar Santos como um dos sócios.
Diariamente fazia a ponte entre professores ligados à Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, e roteiristas que atuavam em São Paulo. Passava muito tempo dos meus dias lendo cenas e imaginando como ficariam ao saírem do papel e ganharem vida.
Imaginar era algo que exercia com facilidade, pois desde meus 8 anos de idade eu tinha no rádio um companheiro inseparável. Na minha mesa havia um aparelho de pilha que permanecia ligado o tempo todo na Musical FM, que à época se auto-intitulava “a rádio MPB”.
No fundo, eu parecia saber que minha viagem pelo audiovisual, que teve sequência com a criação de uma empresa de roteiros de vídeo com o amigo de Cásper Líbero Paulo Toledo Sene, tinha como destino o que futuramente ficaria conhecido como podcast. Já em 2005 eu embarcava nesta produção sonora. E é justamente em função da música e da criação e produção em áudio que pensei em compartilhar este...
Sonoro relato
Sabendo da minha admiração por MPB e pelo inseparável radinho de pilha que passava o dia ecoando belas canções pela produtora de vídeo, um dos roteiristas da casa resolveu me convidar para conhecer o trabalho de um músico, compositor e cantor que faria uma apresentação para lançar “Outros Sóis” no cenário musical.
A luminosidade da voz e do violão, mesmo em músicas nubladas, fez eu sentir que podia trilhar um longo caminho ao lado do artista potiguar. Nos aproximamos e desde os primeiros acordes a afinação foi enorme entre pensamentos e realizações.
O músico em questão é o hoje meu “irmãozinho mais novo” Reynaldo Bessa. Entre muitas de nossas incursões pelo universo da música, participamos, juntamente com Marília de Lima, da criação de um podcast de música independente do Brasil, atrelado ao Jornal O Toque, em 2007. Mais uma vez a música acelerava minhas batidas cardíacas e o podcast permitia que eu sonhasse com um momento em que todas as linguagens artísticas pelas quais sou apaixonado um dia estariam reunidas em...
Um projeto jornartístico
Reynaldo Bessa é autor da trilha sonora original, com direito à música tema, para o podcast que trata da "História do Cerco de Lisboa"

Os anos se passaram, os caminhos se cruzaram e separaram por muitas curvas sonoras, até que o podcast – pelo menos, no meu ponto de escuta, tornou possível a aplicação da linguagem radiofônica para além da qualidade do que encontramos no dial, em geral, nos dias de hoje. E, inspirado em talentos que hoje usam o melhor da criação e produção em áudio na podosfera, profissionais aos quais costumo denominar de jornartistas, vimos a possibilidade de cercar um episódio de lirismo e criatividade. Assim nasce um capítulo da série “Livro Aberto”, destinada a livros e autores que fazem história desde 2011.
Com participação de Reynaldo Bessa na composição de uma trilha sonora original pensada para embalar a “História do Cerco de Lisboa”, de Saramago, e o apoio afinadíssimo da produtora Play it Again Som & Imagem, criamos uma verdadeira peça rara. É coisa de cinema, como pode ser conferido no player.

Assim como em um filme, o desenho de som, que teve coordenação de Caio Torrezan e André Minassian, nos transportam para o cenário e a narrativa do livro. E tanto quanto um “não” pode mudar a história do cerco de Lisboa na inventividade de Saramago, o “por que não?” faz a diferença quando arte e conteúdo se misturam numa viagem musical que faz a sensibilidade levantar voo e a imaginação flutuar. Feche os olhos, coloque seu melhor fone de ouvido e entre nesta história, pelo player abaixo ou no canal do Instituto Claro no Spotify, Castbox ou Google Podcasts, além do portal de cidadania e educação


Ouça mais:
Todos os livros da Fuvest e boa parte dos da Unicamp para o Vestibular 2020 estão neste link da série Livro Aberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast