#HOJEPOD Dida da Poesia: Quadrante, Drummond e Autran

Acompanhe a edição do #HOJEPOD exibido originalmente no sábado, dia 29 de outubro, dentro do "Olá, Curiosos!", programa que pode ser acompanhado no Youtube, Facebook, Spotify, Deezer e SoundCloud do Guia dos Curiosos. 


31 de outubro é o dia nacional da poesia, por causa do nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Aliás, neste ano de 2022, celebramos 120 anos desta data.

Já Paulo Autran teria feito 100 anos em setembro último. E agora em outubro são 15 anos em que o ator deixou o palco da vida.

Mas o que esses grandes nomes da arte brasileira têm a ver com a podosfera?

É isso o que você vai descobrir neste #HOJEPOD. Pra começar, acompanhe um trecho do Canal Livre, da Bandeirantes, de janeiro de 2006, em que Paulo Autran conta como nasce a ideia de ler poesias no rádio.

Paulo Autran no Canal Livre: explica como nasce Quadrante, que apresentou em 1957, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos e outros poetas escreviam especialmente para o rádio e o ator fazia a leitura. O sucesso foi enorme. Na Bandnews, na primeira década dos anos 2000, Autran voltou a fazer o quadro. Autran afirma “fiz rádio por convite e nunca pensei num programa de rádio, nunca criei projeto algum, nesse sentido. Comecei a trabalhar na Rádio MEC, em 1957, a convite de Murilo Miranda que, então, dirigia a Rádio”. E segue: “O programa Quadrante, que eram cinco minutos em que eu lia crônicas. E os cronistas eram a nata da inteligência do Rio de Janeiro. Era Carlos Drummond, Cecília Meireles, Dinah Silveira de Queiroz, enfim, um para cada dia da semana. Então era um programa privilegiadíssimo. Durava no máximo cinco minutos, que era o tempo de leitura de uma crônica. Ia ao ar às oito horas da noite, e era repetido no dia seguinte, ao meio-dia. Era um dos programas de maior audiência. O sucesso do Quadrante foi uma coisa extraordinária, na época, porque a Rádio MEC nunca teve a pretensão de rivalizar com nenhuma rádio comercial - é uma rádio que sempre se dedicou mais às coisas culturais e sabia, portanto, que teria menos ouvintes, habitualmente. Foi a primeira vez na história da Rádio em que um programa teve maior audiência que os programas das rádios comerciais”.

Depois de começar no rádio em 1957, Autran lançou uma peça de teatro e um livro com o mesmo nome da coluna de rádio. Ele se envaidecia de ter tido a presença de Drummond na noite de autógrafos e costumava exibir o que o poeta escreveu na ocasião. O bilhete dizia: “Para o Paulo Autran, que transformou em arte todos esses meus modestos trabalhos”.

Em 2005, o ator voltou a apresentar a coluna na Bandnews FM. Eu lembro de várias vezes estacionar o carro na garagem do prédio e não sair enquanto não terminasse a leitura do dia feita por Autran.

O legal é que há uma série de áudios do Quadrante que podem ser encontradas na podosfera. Basta você fazer a busca no Google Podcasts ou no Castbox e lá está um acervo de interpretações de Paulo Autran feitas no microfone da Bandnews. Entre os destaques, é claro, algumas das poesias de Carlos Drummond de Andrade.

Poema de Sete Faces – Drummond

Quando nasci, um anjo torto

Desses que vivem na sombra

Disse: Vai, Carlos, ser gauche na vida

 

As casas espiam os homens

Que correm atrás de mulheres

A tarde talvez fosse azul

Não houvesse tantos desejos

 

O bonde passa cheio de pernas

Pernas brancas, pretas, amarelas

Para que tanta perna, meu Deus? Pergunta meu coração

Porém, meus olhos

Não perguntam nada

 

O homem atrás do bigode

É sério, simples e forte

Quase não conversa

Tem poucos, raros amigos

O homem atrás dos óculos e do bigode

 

Meu Deus, por que me abandonaste?

Se sabias que eu não era Deus

Se sabias que eu era fraco

 

Mundo, mundo, vasto mundo

Se eu me chamasse Raimundo

Seria uma rima, não seria uma solução

Mundo, mundo, vasto mundo

Mais vasto é meu coração

 

Eu não devia te dizer

Mas essa Lua

Mas esse conhaque

Botam a gente comovido como o diabo

É isso, apesar de ter nos deixado há 15 anos, Paulo Autran continua a dar voz ao poeta do cotidiano e outros nomes imortais da literatura. Tudo isso no túnel do tempo da podosfera, esse incrível e poético universo dos podcasts.

 

Os episódios de Quadrante, com Paulo Autran, na Bandnews, estão disponíveis nestes endereços:

https://castbox.fm/channel/Paulo-Autran---Quadrante---Podcast-id1522987?country=br

https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9xdWFkcmFudGUucG9kb21hdGljLmNvbS9yc3MyLnhtbA

Capa de CD em que Paulo Autran lê poemas de Carlos Drummond de Andrade




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast