Por que o mundo está vivendo os dias mais quentes da história? O que os oceanos indicam sobre isso?

São Sebastião (SP), desmoronamento causado pelas chuvas no bairro Itatinga (Crédito: Rovena Rosa, Agência Brasil)

No dia 10 de maio a imprensa noticiou que oceanos estavam há quase dois meses apresentando temperatura recorde, superando valores históricos dia a dia. O fenômeno foi verificado em oceanos do mundo todo. Em suma, desde o dia 13 de março a média global da temperatura oceânica tem superado os valores de todas as medições anuais desde a década de 1980.

De acordo com o pesquisador do Instituto Oceanográfico da USP, Alexander Turra, esta é uma tragédia anunciada e já esperada entre cientistas. Quando a temperatura do planeta aumenta, naturalmente, por causa da troca de calor, o oceano também aquece. Aliás, o oceano é inclusive um aliado para que o planeta não fique tão quente quanto estaria, se não houvesse oceano. Isto mostra a importância desse ambiente na regulação do clima da Terra e porque deve se dar maior atenção a ele.

Com o aquecimento, os fenômenos climáticos sofrem alterações. Por isso é cada vez mais comum a humanidade lidar com eventos extremos, como tempestades intensas e furacões. 

Na entrevista que produzi para o podcast de Cidadania do Instituto Claro, o pesquisador demonstra que os efeitos deste aumento da temperatura dos oceanos são desproporcionais e atingem mais às pessoas de baixa renda, que moram nas periferias e àquelas que estão à margem da sociedade. Essa população tem cor e é daí que vem a denominação de racismo oceânico. Ao clicar na imagem abaixo, você tem acesso ao áudio sobre o assunto. 


Turra explica que a média global da temperatura oceânica tem sido cada vez maior e que esse fenômeno só vai mudar quando conseguirmos mitigar a emissão de gases de efeito estufa. Apesar de acordos estabelecidos há décadas, esses não têm sido cumpridos levando a consequências para o oceano e todo o meio ambiente. 

É possível notar que água em maior quantidade cai como chuva em alguns locais, como a serra do mar. As mudanças climáticas causam também problemas aos organismos marinhos, como a maior probabilidade da morte de corais. Desta forma, regiões mais frias passam a ficar mais quentes e, com a expansão térmica, ocorre o degelo. Elevação do nível do mar, tempestades, inundações passam a ser mais frequentes, ameaçando vidas em todas as partes do mundo. 

Entenda no vídeo, que traz um outro trecho da entrevista gravada para o podcast sobre racismo oceânico, as consequências dessas mudanças climáticas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast