Dia do Rádio é celebração ao nascimento de Edgard Roquette-Pinto

 

Edgard Roquette-Pinto no comando
da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
(Crédito: site da Rádio Roquette-Pinto)

Edgard Roquette-Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884 e foi pioneiro ao perceber no uso do rádio uma possibilidade ímpar de levar a educação muito mais longe. Professor de antropologia, médico e sociólogo, ele conheceu a realidade do país ao integrar a Comissão do Marechal Rondon, que adentrou o país, para instalar linhas telegráficas, fazer mapeamentos da terra e os primeiros contatos com indígenas.

Posteriormente, na exposição que celebrou o centenário da independência do Brasil, em 1922, realizada no Rio de Janeiro (RJ), se encantou com a demonstração de rádio, feita por empresas americanas, o que o fez perceber, nesse novo meio um excelente instrumento para transmitir educação e cultura para todos os brasileiros, inclusive os que estavam mais distantes. 

"O Rádio é o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças; o consolador do enfermo; o guia dos sãos, desde que o realizem com o espírito altruísta e elevado", defendia Edgard Roquette-Pinto.

Em tempos de distanciamento social, o rádio tem sido peça fundamental para manter o vínculo entre professores e estudantes. Acompanhe dois podcasts que demonstram essa força:

Nesse podcast, no player acima, você ouve como a Rádio Rural, do Rio Grande do Norte, tem auxiliado na educação de jovens e adultos, de forma lúdica e eficaz.


Nesse outro episódio, conheça os dez passos para o bom uso do rádio como instrumento pedagógico em tempos de isolamento social. A entrevista é com Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast