Há 35 anos, a Cidade FM reunia os maiores nomes da música brasileira em um tema de fim de ano

Nesta última edição do Interferência de 2020, acompanhe no vídeo acima a participação do jornalista e radialista Luiz Fernando Magliocca e a história de uma das muitas marcas criadas para o rádio nos anos 1980 e que até hoje tem sido utilizada. 

"Uma Só Voz" foi composta como tema de fim de ano para a extinta Cidade FM de São Paulo, por Marcelo Fromer e Toni Bellotto, dos Titãs. Até então o comum eram os próprios locutores se dividirem na interpretação das músicas ou versões que eram criadas por emissoras de rádio voltadas ao público jovem. 

A música foi lançada em flexi-disc em dezembro de 1985 e distribuída para alguns ouvintes, por meio de sorteio. "Uma só voz" foi o resultado de uma disputa criada pela emissora entre os integrantes dos Titãs. 

Uma outra composição foi desenvolvida por Branco Mello, Charles Gavin, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Nando Reis. Apesar de não ter vencido o concurso, essa música foi gravada em 1996. Trata-se de "Pela Paz", um dos grandes sucessos da banda. 

Em formato de flexi-disc, a mensagem foi distribuída como 
uma espécie de cartão de Natal aos ouvintes


Abaixo, acompanhe a música "Uma só voz" na íntegra:


Saiba quem foram os artistas que participaram da gravação: 

Banda

Marcelo Fromer — guitarras

Toni Bellotto — guitarras

Charles Gavin — bateria

Nando Reis — baixo e vocal

Paulo Miklos — guitarra e vocal

Branco Mello — vocal

Lulu Santos - guitarra e vocal


Kid Abelha

George Israel — saxofone

Paula Toller — vocal


Outros

Herbert Vianna (d'Os Paralamas do Sucesso) — guitarra

Evandro Mesquita (da Blitz) — vocal

Renato Russo (da Legião Urbana) — vocal

Ney Matogrosso — vocal

Lobão — vocal

Leo Jaime — vocal

Zizi Possi — vocal

Vinícius Cantuária — vocal

Elba Ramalho — vocal

Cazuza — vocal

Erasmo Carlos — vocal

Gilberto Gil — vocal


OUÇA MAIS:

Luiz Fernando Magliocca é uma referência em consultoria para emissoras de rádio, além de ter passado por prefixos da maior relevância. Aqui, voltamos há 2007, quando Magliocca foi entrevistado para o "Peças Raras". Ouça neste link ou no player abaixo a conversa no episódio especial de fim de ano que preparamos e que traz ainda músicas de emissoras, como a versão para "Leva"(Alpha FM), "A Mix é diferente" e "Uma Só Voz", uma criação de Magliocca para a Cidade FM, com grandes nomes da música brasileira, inclusive Elba Ramalho. 

No bate-papo, Magliocca lembra momentos marcantes do período em que ele esteve à frente da Rádio Cidade FM (96,9 MHz), de São Paulo, . Aliás, nesse mesmo período, havia sido convocado pelo Sistema Jornal do Brasil para colocar no ar uma outra emissora do grupo: a Rádio Rock 89 FM.

Neste podcast, você ouve reminiscências de momentos incríveis do final de ano de 1985. Nossas peças raras são uma série de inovações como a presença de artistas em uma "festa de Ano Novo", a marca foi a criação da música "Uma Só Voz", composta e interpretada pelos principais nomes da MPB e da música pop da época. Magliocca comenta ainda como surgiu o personagem Fofinho, que fazia sucesso entre as garotas que ouviam a Cidade.

Na sequência, também em ritmo de fim de ano, relembre a adaptação da música Leva, como tema da Alpha FM e um mix de artistas dando voz a uma levada mais pop. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast