#HOJEPOD: Radionovela traz adaptação de "O Idiota", de Dostoievski

Acompanhe a edição deste sábado do quadro #HOJEPOD. Originalmente, em vídeo, você acompanha as novidades e curiosidades da podosfera na estreia do programa "Olá, Curiosos!", que vai ao ar entre 10h e meio-dia, aos sábados, pelos canais digitais do Guia dos Curiosos, como o youtube. O destaque vai para "Beleza, um suspiro de esperança", radionovela realizada pelo Instituto Casa Comum em homenagem aos 200 anos do escritor russo e aos 80 anos da primeira radionovela exibida no Brasil. 

 A peste finalmente dá sinais de enfraquecimento.

Já se consegue imaginar um mundo pós-pandemia.

Apesar disso, a última cepa da peste ainda afeta algumas pessoas. E quando alguém tosse no transporte público, a reação é de temor.

Não, eu não estou falando das manchetes do noticiário de hoje.

Este é o cenário de um podcast muito atual sobre um dos mais importantes clássicos da literatura mundial.

O romance “O Idiota”, de Dostoievski, ganha uma versão em formato de radionovela. A ideia é homenagear os 200 anos de nascimento do escritor russo e os 80 anos da primeira radionovela brasileira, que se chamou “Em Busca da Felicidade”.

ABERTURA “EM BUSCA DA FELICIDADE”: “Senhoras e senhoritas, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro passa a apresentar... Em Busca da Felicidade, emocionante novela de Leandro Blanco”

A primeira transmissão experimental de rádio, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922, fez 99 anos. Já a radionovela estreou quase duas décadas depois, em 1941.

Mas isto é um detalhe, diante da riqueza do podcast, que tem direção de Américo Córdula e roteiro de Ivan Andrade. A realização é do Instituto Casa Comum. E o elenco, formado por Lara Córdula, Eduardo Silva, Tadeu di Pietro, William Mezzacapa e Pamella Machado.

Com interpretações, sonoplastia e música original, a produção faz jus à homenagem ao gênero cultural que o mundo mais conhece do Brasil: a novela.

E também não deixa a desejar quando o assunto é a celebração do bicentenário de Dostoievski. Afinal, Ivan Andrade, além de diretor de teatro, é pesquisador da literatura russa.

O desafio é grande. Em 8 capítulos, de aproximadamente 30 minutos cada um, “Beleza: um suspiro de esperança” procura resumir a o triângulo amoroso da obra e transportar os acontecimentos para os dias de hoje.

Por outro lado, apesar de localizada no contexto russo do século 19, como todo clássico literário, “O Idiota” tem caráter universal e atemporal, ao tratar de temas complexos e diversos do ponto de vista político, religioso, social e moral que envolvem tragédias humanas. A obra de Dostoievsky tem como uma de suas características dar voz a personagens das camadas classificadas como inferiores na sociedade.

Uma curiosidade: as primeiras radionovelas, nos anos 40 e 50, eram apresentadas dia sim, dia não. Com capítulos ao vivo, mobilizavam dezenas de artistas, além da orquestra e locutores comerciais.

A propósito, no podcast que adapta “O Idiota”, de Dostoievski, um charme é a publicidade, adaptada à narrativa, mas utilizada para trazer também um tom crítico ao consumo pelo consumo. Outro ponto que sempre gosto de destacar... “Beleza: um suspiro de esperança” tem trilha sonora original.

“Beleza: um suspiro de esperança” e os demais podcasts produzidos pelo ICC estão no site https://institutocasacomum.org/lista-podcast/ e, também, em agregadores de áudio, como o Spotify e o Google Podcasts. Além disso, são disponibilizados para rádios comunitárias ou locais, que podem retransmitir os conteúdos gratuitamente em suas grades.

 


EPISÓDIOS

Primeiro Episódio - Se as retas paralelas não se encontram não é porque não podem, mas porque têm outras coisas para fazer.

Segundo Episódio - A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é infeliz Terceiro Episódio - A caridade que não é anônima é vaidade, mas toda alma tem um preço.

Quarto Episódio Sem a escuridão, como poderíamos apreender a natureza da luz? Quinto Episódio - Veneramos a razão quando não conseguimos zombar de sua impotência.

Sexto Episódio - A única maneira de não congelar diante do NADA é não negá-lo, mas atravessá-lo até o fim, custe o que custar.

Sétimo Episódio Tudo que existe carrega em si a fragilidade do milagre.

Oitavo Episódio Ainda temos a esperança de ter alguma esperança: o que dá sentido à vida é que ela acaba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast