#HOJEPOD: Acessibilidade sim, mas nem tanto

 


No último dia 3 de dezembro foi comemorado mais um Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

E no podcast, como anda a acessibilidade?

Não é de hoje que eu defendo que o podcast pode – e deve sempre que houver condição – trazer recursos de acessibilidade. No dia 09 de setembro de 2020, eu participei do evento Link: Festival Digital de Acessibilidade, que está disponível no youtube da Hand Talk. A conversa foi com a Eli Maciel, do Movimento Web para Todos e incluiu legenda e Libras. Aqui eu relembro um trecho do papo que tivemos.

A ideia era aproveitar as possibilidades trazidas pela internet e oferecer, juntamente com o áudio, a transcrição daquele conteúdo.

Opa, já avançamos um pouco. Agora é possível o surdo imaginar também. Isso me lembra aquela música do Falamansa: “pra surdo ouvir, pra cego ver, Falamansa faz milagre acontecer”.

Pois bem, fiquei mega-feliz quando a nova temporada do Mano a Mano, podcast original Spotify que já destacamos aqui e que tem Mano Brown no comando, abriu com uma entrevista com a ativista e intelectual Angela Davis. Para abrir a terceira temporada, esse episódio foi distribuído em vídeo, com Libras e transcrição.

Mas a alegria não durou muito. Resolvi acessar a transcrição. A questão é que é gerada automaticamente e boa parte do que aparece escrito não faz o menor sentido. Para ilustrar o que estou falando, acompanhe a abertura do episódio em que Mano Brown recebe Djavan.

Social me falou lavar, deixo é eu vou estar pelo menos é a do que por ali fico quem tem, pero o Meu Amor, isso é meio em crível.Lá você sabe que todo dia brow eu agradeço a Deus por ter efeito negro todos os dias eu ontem a música que eu tenho é o teu pensamento que eu tenho eu amo, eu amo ter a consciência de que eu vim para contribuir, eu sou muito a minha mãe em que ingiram da família católica.

0:35

Gostava também da umbanda e do Candomblé.Quando tem aquela aquela coisa que diz o amor sempre vencerá, é a mesma cor do racismo.Você tem que bater na mesma tecla O Tempo inteiro tempo inteiro.Você tem que ensinar as pessoas terem uma Visão correta das coisas.Como foi gravar com estilo Londres?

0:53

Ele disse, assim Ai eu pus uma música semana, vocês querem ouvir ou ver?John começou a cantar aquela e ele tinha acabado de fazer.E você, História louca quando a gente falou nesse?Ai pra quem estava fresco, né?O outro não é nós.O exato já volta falando de nós, está.

1:12

Salve rapa sobe massa chegou quinta-feira eu sou podcast Mona Mona originais Spotify.Honda cria forte abraço sincero de áudio primordial.

Bem, para quem acompanhou o que aparece escrito na transcrição, deve ter se divertido. Entre os inúmeros deslizes, está o próprio nome do podcast, que virou Mona Mona.

Já para quem depende da transcrição para acompanhar o conteúdo, o texto gerado automaticamente não serve pra nada, pois não faz o menor sentido. 

No episódio, disponível nas principais plataformas de áudio e, também, no próprio Spotify, neste link, você acompanha ainda como os podcasts de educação e de cidadania do Instituto Claro trabalham a acessibilidade no site. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast