#HOJEPOD: Mensagens de fim de ano - Botei uma flor na janela e Se eu quiser falar com Deus

Antes que o ano acabe, acompanhe os bastidores da mensagem de fim de ano produzida pela Peças Raras com a Play it Again, na segunda parte deste episódio. 

Desta vez, você acompanha o audiodrama "Se eu quiser falar com Deus", baseado na música de Gil que inspirou o livro escrito por Paulo Henrique Gonçalves. Para ouvir na íntegra, você pode ir diretamente no site do Instituto Claro ou acessar pelo podcast no Spotify ou Google Podcasts. O episódio está também no Castbox e pode ser conferido no player abaixo:


Antes de saber mais sobre essa mensagem, no vídeo, compartilho a participação de hoje no "Olá, Curiosos!", apresentado pelo Marcelo Duarte:

É capaz que neste fim de ano você tenha recebido uma mensagem, em forma de clip, que começa com imagens do Cristo Redentor, Iemanjá e de São Jorge; e diz na primeira estrofe "Botei uma flor na janela, pra Iemanjá ver o mar". Aliás, é possível que isto já venha acontecendo há dois anos.

Talvez você também tenha se perguntado sobre a autoria dela. Acredito que tão grave quanto espalhar uma "fake news", sem checar antes, é viralizar uma música sem dar o devido crédito. Aliás, também falta citar de quem são as telas que compõem a imagem do videoclip. A música, que na verdade se chama "Bons Caminhos", foi compartilhada inicialmente em 2017, quando foi criada justamente como mensagem de Natal. Mas com o aumento exponencial do WhatsApp como rede social, em 2018 o alcance foi muito além e agora volta a circular.

A autoria da composição é atribuída ao jornalista e músico Sergio Mesquita de Barros.

E as obras de arte, de quem são?

De acordo com vídeo publicado no fim do ano passado, por Angelo de Souza, no Youtube, aí vai a relação de obras e respectivos artistas: 

1. LliaMmittarakis: ‘Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz’;  2. Helena Coelho: 'Feliz Ano Novo';  3. Ariane Krelling: 'São Jorge';  4. Airton das Neves: 'À Beira-mar';  5. Duca: 'Caraíva';  6. Luciana Mariano: 'Réveillon';  7. Maldonado Díaz: 'Mosaico de tradiciones en el llano';  8. Raquel Galena: 'Cidade do Sonho';  9. Valquíria Barros: 'Ciranda de flores';  10. Adriano Dias: 'Roda de ciranda';  11. Luciana Marinho: 'Gaiolas';  12. Ernane Cortat: 'O Violeiro';  13. Ângela Gomes: 'A Caminho do convento';  14. Ângela Gomes: 'Convento da Penha';  15. Luciana Marinho: 'Fazendo';  16. Meire Lopes: 'Lugarejo'

Com os devidos créditos, a equipe do Blog Peças Raras aproveita para desejar que principalmente a frase final ecoe durante todo o novo ano: "A gente não tem que ter muito / a gente precisa é ser mais".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast