#HOJEPOD: A Febre de Kuru - audiodrama sobre "Crimes do Arvoredo"

Desde pequeno sou tocado por narrativas criminais. Lembro-me de toda noite, em meio ao meu sono, ouvir ao longe as narrativas na voz de Gil Gomes (ouça aqui um episódio do podcast Peças Raras em homenagem ao saudoso repórter policial). Meu pai chegava em casa do trabalho e ia lavar louça, com o rádio em alto e bom som na reprise do programa. Gil Gomes estava no auge e era levado ao ar - se não me engano - na Record AM. Eu ficava impressionado e vivia tendo pesadelos no alto dos meus 7, 8 anos de idade. 

Em função disso, desde essa fase da vida, admiro muito as instigantes histórias de crimes verdadeiros, tentando entender um pouco sobre a mente humana e também fazendo o papel de detetive juntamente com as nuances de cada caso. No entanto, talvez por uma espécie de trauma de infância, não tenho o hábito de ouvir podcasts do gênero. 

Quando dou uma chance e coloco um episódio desses para acompanhar, não tem jeito, fico preso aos detalhes e pontos de virada que caracterizam as mais terríveis histórias. E imagino que seja o que acontece com muita gente, pelos números que produtos do gênero costumam alcançar em termos de audiência. Foi assim que, depois de adiar muito, rendi-me a Praia dos Ossos, um dos podcasts que considero mais bem produzidos no Brasil e que trata de um crime real, o assassinato de Ângela Diniz. 

Pois bem, nesta semana destaco outro excelente exemplo: o Caso Evandro (veja o vídeo), que marcou a quarta temporada do Projeto Humanos e agora está sendo lançado também em série da Globoplay e livro. Veja o #HOJEPOD sobre o Caso Evandro neste link

"A Febre de Kuru" é baseado na história verídica dos Crimes do Arvoredo, ocorridos em Porto Alegre entre 1863 e 1864, com primeiro serial killer do mundo que é brasileiro! https://app.orelo.audio/YrqJ (divulgação no Facebook)


 A Febre de Kuru - Crimes do Arvoredo

Bom, mas pelo título da postagem e o vídeo que a abre, você já percebeu que o assunto desta vez é outro. Na verdade, considero uma descoberta. Acabo de ouvir os dois primeiros episódios, que foram lançados hoje, de "A Febre de Kuru". Trata-se de uma produção exclusiva da plataforma brasileira de podcasts Orelo e você pode acessar por meio deste aplicativo. Apesar de um certo incômodo em ter de baixar um aplicativo para ouvir, justifica-se pelo fato de o Orelo remunerar os produtores de podcast e isso ser feito a partir da audição na plataforma. 

Mas vamos aos fatos... Já havia ouvido falar sobre os crimes da Rua do Arvoredo, mas nunca me interessei em saber mais sobre eles. Segundo breve pesquisa, tratam-se de uma série de crimes acontecidos entre 1863 e 1864, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

O primeiro episódio nos coloca em contato com o diário de Catarina Palse, esposa de José Ramos. Na prisão, ela relata o que teria visto sobre crimes assustadores, em que vítimas eram mortas e os corpos mutilados, com parte deles vendidos como linguiças em um açougue da cidade. 

A qualidade da produção é acima da média do que ouvi até hoje no Brasil. Algo parecido eu havia acompanhado em episódios do Nerdcast, dedicados a audiodramas (como este), mas o fato de se tratar de uma história baseada em fatos reais, torna ainda mais interessante esta super produção que envolve os tais crimes do arvoredo. 

Um conselho: apague a luz, feche os olhos e coloque fone de ouvido para mergulhar nessa história. É necessário!

O primeiro episódio pode ser ouvido no player abaixo. Os demais estão exclusivamente na plataforma Orelo, que pode ser baixada gratuitamente. 

Elenco

A produção executiva da série em áudio é da atriz e cantora Cleo (Pires), que dividiu a missão com Daniel Calil. O podcast conta com 19 vozes, incluindo nomes de peso: Silvero Pereira, Sérgio Mamberti, Reginaldo Faria, Negra Li, Lucélia Santos, Arlindo Bezerra e da própria Cleo, que interpreta a esposa de José Ramos, a jovem Catarina Palse

O audiodrama (nome que tem sido dado ao gênero que traz de volta a fórmula das antigas radionovelas) terá 10 episódios, que podem ser ouvidos exclusivamente na plataforma Orelo. Os dois primeiros entraram no ar hoje, dia 28 de maio de 2021. 


Coprodução: Bicho, Cleo e Uno Criativo

Direção: Toni Sader

Trilha Sonora Original e Direção de Áudio: Marcos Gerez

Assistência de Direção: Daniel Calil

Produção Executiva: Cleo e Daniel Calil

Roteiro: Toni Sader, Joaquim Carvalho, Flávio Vieira, Cláudio Simões e Débora Torri

Produção e Produção de Elenco: Beatriz Rhaddour, Diego Timbó e Daniel Calil 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast