Homenagem a Gil Gomes


Gil Gomes em entrevista na TV Cultura

Durante as décadas de 1970 e 1980 o estilo de contar histórias de Gil Gomes garante à antiga Rádio Record uma marca registrada das manhãs em cidades do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

Se estivesse vivo, o comunicador, que nos deixou no final de 2018, teria completado 80 anos de idade neste ano. Para lembrar Gil Gomes, você vai acompanhar algumas peças realmente raras: tem o repórter policial participando do Café com Bobagem no início da década de 1990, uma história completa narrada por Gil Gomes e o quadro Interferência, que produzo para o “Você é Curioso?”, da Rádio Bandeirantes, em que apresento uma conversa que o saudoso comunicador manteve com um outro repórter bem peculiar, Ernesto Varela, personagem vivido por Marcelo Tas.

Ouça o especial no podcast Peças Raras no player abaixo ou neste link:



E já que o Gil Gomes comentou sobre as inúmeras imitações que eram feitas dele, aqui você ouve uma participação do repórter policial no Café com Bobagem. No início dos anos 1990, a turma estava na Rádio Bandeirantes, mas até hoje continua no ar no SBT e na Transcontinental FM.  

E já que o assunto é imitação de Gil Gomes, Mario Okuhara, amigo radialista e também colaborador do “Você é Curioso?”, com o boletim Mais 81, fez um boletim incrível sobre programas policiais no Japão.

O sucesso de Gil Gomes, que foi uma das maiores audiências do rádio nos anos 1980, ao lado de outros grandes comunicadores como Eli Corrêa, Afanázio Jazadji e Zé Bettio, vai além de um talento singular para contar histórias.
Era na voz dele que o público acompanhava a dramatização de crimes violentos e envoltos em mistério. Também havia histórias de amor e ciúme. E é uma dessas que você vai ouvir com o jeito único de contar histórias que marcou a trajetória de Gil Gomes no rádio.

Em julho de 1989, Maria Tereza P. Costa defendeu sua dissertação de mestrado. Intitulada “A justiça em Ondas Médias: o programa Gil Gomes”, o texto, cujo link você encontra na postagem sobre essa homenagem ao radialista no blog Peças Raras, analisou histórias e cartas dos ouvintes entre os anos de 1977 e 1987. Nessa época, o repórter policial estava no auge de sua carreira e era líder de audiência pela Rádio Record de São Paulo. Compartilho aqui algumas observações da hoje antropóloga e professora Maria Tereza Costa contidas na dissertação, que foi lançada pela Editora da Unicamp:



Antes de Gil Gomes, a crônica policial radiofônica já havia contado com outros programas que fizeram história, como “O Crime não Compensa”, na Rádio Record, e o não menos famoso “Patrulha Bandeirantes”. Aliás, essa foi a primeira reconstituição que fizemos em 2014, quando comecei o quadro Interferência no “Você é Curioso?”. A dramatização contou com a participação mais do que especial de Salomão Ésper. É com esse áudio que vamos terminar mais uma edição do podcast Peças Raras.

Outras reconstituições de programas de rádio feitas no Interferência podem ser acompanhadas no blog www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast