#HOJEPOD: Às Margens - Paixão de Cristo e a clássica Semana Santa no rádio


Quando pensamos em Semana Santa e mídia sonora, o principal marco, sem dúvida, é o tradicional radioteatro “A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo”. 
Tradicionalmente, a produção da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 1958, era e eventualmente volta a ser apresentada na Sexta-feira da Paixão, já que foi digitalizada pela Collector’s Editora nos anos 1990. Este radioteatro sobre A Paixão de Cristo pode ser encontrado também em alguns sites dedicados à história do rádio. Um dos canais que traz a íntegra da produção é a playlist “Rádio Nacional” do canal “Música e História” do Youtube. 

Enquanto a versão clássica original do radioteatro “A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo” pode ser encontrada em uma busca por canais destinados ao rádio na internet, uma outra, mais recente merece também destaque. Trata-se de uma releitura da peça teatral “ÀS MARGENS - A paixão de Cristo”, do grupo “AVIA de teatro”.

Acompanhe os detalhes na edição desta semana do #HOJEPOD, quadro semanal que você encontra nas redes sociais do Guia dos Curiosos e da Peças Raras (Youtube e Spotify, inclusive):

Em formato de audiodrama, nome que também é utilizado para designar produções como os tradicionais radioteatros, a produção está disponível em aplicativos de podcast e no canal do “Grupo AVIA de teatro” no Youtube.

“Às Margens – A Paixão de Cristo” é uma peça teatral criada para ser encenada em espaços públicos da cidade de Iparana, no Ceará. As praças por onde a montagem passa são habitadas por homens, mulheres e crianças esquecidos pela sociedade e que vivem às margens do cotidiano da cidade.

Ouça o audiodrama no player abaixo:

No ano de 2021, o espetáculo foi adaptado para o formato de audiodrama, com captação no estúdio Rede Cuca Barra. É uma produção muito caprichada e com uma trilha sonora original que valoriza a narrativa que traz para os dias de hoje a “Paixão de Cristo”.


Mais Paixão:

Acompanhe também uma edição do quadro "Interferência", de 2014, em que interpretamos um trecho do radioteatro criado para a Rádio Nacional: https://interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com/2014/12/especial-de-natal-2014-nascimento-de.html


Abaixo, o episódio 44 do Podcast Peças Raras, em que a Semana Santa no rádio também foi destaque:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast