#HOJEPOD: Velhas Novidades estreia com Laert Sarrumor e auditório

No #HOJEPO deste sábado, que estreou no programa "Olá, Curiosos" no Youtube, Facebook, Spotify, Deezer e SoundCloud do Guia dos Curiosos, você vai conhecer uma experiência de programa de auditório na podosfera. 


Dia 7 de novembro é o Dia do Radialista, em homenagem ao nascimento de Ary BarrosoO artista fez de tudo no rádio. No futebol, tornou-se conhecido como o homem da gaitinha, por inserir o som na hora da narração do gol, por exemplo, ao se tornar um dos pioneiros locutores esportivos do Brasil.
Já nas décadas de 40 e 50, Ary Barroso fica famoso por uma série de programas de auditório que apresenta no rádio. Em todos eles, a valorização da música é a principal atração. 

Na série ZYR 100, sobre o centenário do rádio, que produzi para a Rádio Cultura Brasil e que está disponível em centenariodoradio.blogspot.com  , no quinto capítulo, eu faço um paralelo entre o que está acontecendo hoje no universo dos podcasts e atrações que marcaram a evolução do rádio. 
E é esta a proposta que apresento hoje. 

Isto porque, depois da podosfera ter em Paciente 63 uma de suas dezenas de versões recentes de radionovela ou em Horóscopo do Dia a inspiração em programas como o de Omar Cardoso, eu tenho me perguntado como seria um podcast que reproduzisse a fórmula dos programas de auditório. 
Pois bem! Enquanto eu imaginava esta possibilidade, o músico, compositor e promotor cultural na Baixada Santista Rogério Baraquet colocou a ideia em prática. 

Ele gravou no último dia 15 de outubro o primeiro episódio do seu novo podcast: Velhas NovidadesO público que foi a um espaço cultural em São Vicente assistiu a um pequeno show antes e depois da gravação e acompanhou o bate-papo que aconteceu para a gravação do episódio. 


O convidado desta estreia foi o comunicador e um dos criadores da banda Língua de Trapo, Laert Sarrumor. Um charme do podcast Velhas Novidades é que o apresentador Rogério Baraquet participa acompanhando o entrevistado na interpretação de algumas músicas, durante a conversa. 
O resultado desta experiência de programa de auditório na podosfera pode ser conferido no canal “Velhas Novidades” do Youtube

Há mais pontos positivos do que problemas. No entanto, o podcast pode ganhar se tiver um apoio técnico melhor. Falta por exemplo ter uma abertura mais pensada, seja com uma vinheta ou mesmo uma música de fundo com Rogério trazendo a proposta do Velhas Novidades. O episódio começa sem essa preocupação. 

Outro ponto a ser melhor resolvido na próxima gravação é a captação dos sons. Há uma diferença gritante entre a qualidade de som na hora que o Laert fala. A impressão que dá é de que a voz do apresentador, na verdade, não está sendo capturada no microfone dele, mas no do entrevistado. 
Apesar destas questões técnicas e que são aceitáveis tanto por ser uma estreia como pela falta de patrocínio que permita o investimento em uma equipe técnica de apoio, a entrevista flui muito bem e os espaços para as apresentações das músicas ao vivo deixam ainda mais gostoso de acompanhar o podcast. Isso sem falar, é claro, do charme que é ouvir os aplausos da plateia durante a atração. 

Lembrando: o episódio de estreia do podcast está no canal Velhas Novidades do Youtube. É o programa de auditório que chega à podosfera, esse incrível universo dos podcasts. 

O segundo episódio entrou no ar na sexta, dia 4, e conta com Willie de Oliveira, o primeiro vocalista da banda Rádio Táxi. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast