Peças Raras #209 Marcelo Duarte e literatura infantojuvenil

 

Esta entrevista que publico agora no podcast Peças Raras (no Spotify, também em vídeo) foi produzida para a série Livro Aberto, do podcast do Instituto Claro

Aqui você acompanha a íntegra do papo. A versão editada está disponível neste endereço

Autor de um dos livros mais conhecidos e adotados em escolas, o Guia dos Curiosos, que completou 20 anos e ganhou nova edição recentemente, Marcelo Duarte também tem uma série de obras que “frequentam a escola” e são dedicadas a crianças e adolescentes.

Dois dos mais recentes foram escritos durante o período agudo da pandemia e lançados há pouco tempo, envolvendo a Independência do Brasil, por um viés curioso, claro.

Em Memórias Póstumas do Burro da Independência, para crianças, o escritor dá voz a um dos protagonistas desse momento histórico. Na obra, o burro em que estava montado dom Pedro I volta para revelar o que aconteceu exatamente em 7 de setembro de 1822.

Já em Independência ou Zero, depois de derrotarem o vilão Fake Nilson em Esquadrão Curioso – Caçadores de fake news, Isa, Pudim, Débora e Leo estão às voltas com uma nova aventura. Nova ou antiga aventura? Uma máquina do tempo preparada para a Feira de Ciências da escola leva Isa para 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Ela precisa impedir que um colega da classe mexa na cena da Independência do Brasil para alterar a nota zero que ele tirou na prova de história. Começa então a corrida do Esquadrão Curioso contra o tempo para resgatá-los do passado.

Ambas as obras foram selecionadas no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 Anos de Independência, realizado pela Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast