Programa Curumim celebra 35 anos com jornada voltada à convivência e à cidadania

Maria Augusta é uma das responsáveis pelo sucesso
do Programa Curumim (Foto: Tânia Bernucci)


O Sesc São Paulo realizou, entre 9 a 11 de novembro, a Jornada Curumim: Educar para a convivência e a cidadania. E por eu estar ligado à produção de podcasts de educação e de cidadania para o Instituto Claro, tive a oportunidade de participar do evento que aconteceu no Sesc Pompeia, na zona oeste de São Paulo.


Educadores e pesquisadores brasileiros e internacionais estiveram conduzindo debates durante a jornada. Alguns deles foram: Bárbara Carine, idealizadora da primeira escola afro-brasileira do Brasil, Guillermo Rios, ex-secretário de Cultura e Educação de Rosario (Argentina), José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e fundador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação; Macaé Evaristo, ex-Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais; Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e presidente de honra do Instituto Paulo Freire; Manuel Sarmento, professor e pesquisador português em Sociologia da Infância; Roberto Silva, professor livre docente da Faculdade de Educação da USP e Tião Rocha, idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), em Belo Horizonte.

Você pode rever esses encontros na playlist do canal do youtube do Sesc Pompeia:

A Jornada celebrou os 35 anos do Programa Curumim. Envolvida com essa história desde o começo, a Assistente Técnica de Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, no Núcleo Infâncias e Juventudes, Maria Augusta Maia de Araújo conversou comigo durante o evento. Acompanhe nesta edição especial do podcast Peças Raras no player abaixo ou neste link:

 

SOBRE O PROGRAMA CURUMIM

Criado em 1987, o Programa Curumim é um marco nas ações de educação não formal do Sesc São Paulo. Oferecido de forma gratuita em 32 unidades do estado - com atendimento preferencial para crianças de baixa renda - até três salários mínimos por família – com a Credencial Plena -, atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos.

Cerca de 140 educadores fazem a mediação por um período mínimo de 3h30, de duas a quatro vezes por semana. Mais de 4 mil crianças são atendidas anualmente pelo programa que também oferece refeições e atendimento odontológico.

Com um olhar atento ao território onde cada unidade está situada, o programa proporciona encontros, vivências, passeios, atividades ambientais, que buscam complementar a formação educacional cidadã e solidária, valorizando, especialmente, o brincar e as relações que se dão a partir das interações entre as crianças participantes.

Trabalhar as diversas formas de expressão, o fortalecimento da autoestima, o exercício do pensamento crítico e o desenvolvimento da ética, além de buscar a formação de cidadãos solidários, conscientes e capazes de transformar o seu entorno e pensar em perspectivas de futuro são princípios fundamentais do Programa. Valores, como a cooperação e o protagonismo são estimulados e a criança é convidada a experimentar, conviver e ampliar seu espaço de manifestação de forma lúdica.

A inscrição para o programa pode ser feita diretamente nas centrais de atendimento das 32 unidades participantes: na Capital - 24 de Maio, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André e Vila Mariana - , litoral - Bertioga e Santos e interior - Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Informações: www.sescsp.org.br/curumim.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast