Peças Raras #15 - Repórter Esso, a testemunha ocular da história




A edição desta semana do podcast Peças Raras (disponível no player acima e em boa parte dos aplicativos de áudio e podcasts) lembra “o primeiro a dar as últimas”, “a testemunha ocular da história”: o Repórter Esso.

O mais marcante noticiário do rádio no Brasil começou a ser transmitido às 12:45 h. do dia 28 de agosto de 1941. A voz de Romeu Fernandez anunciava o ataque de aviões da Alemanha à Normandia, durante a 2ª Guerra Mundial.

Entre as peças raras dessa edição especial, o ouvinte-internauta volta no tempo e relembra como foi esse primeiro Repórter Esso.

Na seqüência, na mesma linha que o produtor e professor de áudio Marcelo Abud mantém nos episódios anteriores, com a proposta de repercutir a história do rádio nos dias de hoje, o público acompanha um trecho de entrevista levada ao ar em março de 2006 na Rádio Bandeirantes AM. Nele, a então ombudsman Maria Elisa Porchat recebe uma das vozes que marcou o noticiário do jornal Primeira Hora daquele período, Walker Blaz, que faz um contraponto entre a cartilha do Repórter Esso de 1948, lida por Heron Domingues, e o radiojornalismo dos dias atuais.

Para fechar a homenagem, curiosidades envolvendo o anúncio do fim da segunda guerra no programa e a última edição do Repórter Esso, que não resistiu à pressão da ditadura militar e saiu do ar em 31 de dezembro de 1968.  Ao relatar os fatos mais importantes apresentados durante o período em que o noticiário permaneceu no ar, já na Rádio Globo, o então Repórter Esso daquela época, Roberto Figueiredo, chora ao dizer adeus ao público.


Para ouvir a edição especial sobre o Repórter Esso e outros grandes momentos do rádio de ontem e de hoje, você pode procurar pelo canal nos principais aplicativos de áudio, como Google Podcasts, Deezer, Spotify, Castbox, entre outros, ou ir ao endereço do blog Peças Raras: www.pecasraras.blogspot.com, onde o público pode acompanhar os temas já destacados e, caso tenha interesse, solicitar o áudio que desejar pelo e-mail contatopecasraras@gmail.com .



Sobre o Podcast Peças Raras
Em 23 de maio de 2006, com os primeiros testes de locução realizados em 1979 para a Rádio Cidade FM de São Paulo, entrou no ar o podcast Peças Raras. Realizado pelo radialista e professor de Produção de Áudio Marcelo Abud, a proposta das edições é aumentar a sintonia entre o público e radialistas consagrados das últimas décadas.

Na primeira fase, o podcast ficou no ar até 2009, tendo como um dos destaques a programação esportiva, presente em edições especiais dedicadas a Estevam Sangirardi, Fiori Giglioti, Osmar Santos e à turma do Na Geral. A criatividade das propagandas e os principais recursos para manter a atenção do público durante as mensagens radiofônicas também são abordados nas edições do podcast.

As edições mais recentes do podcast trazem alguns daqueles episódios novamente e também paralelos com a linguagem radiofônica em podcasts produzidos atualmente. Nelas, os ouvintes-internautas podem acompanhar a emoção, criatividade e outras características que fazem do rádio um meio diferente dos outros.

Em plena era digital, a repercussão do podcast Peças Raras demonstra que há muita gente interessada em pensar e discutir os rumos do rádio.

Para facilitar o acesso e aumentar a comunicação com o público, o podcast conta também com um blog, pelo qual é possível acompanhar e solicitar inclusive edições anteriores. O endereço é www.pecasraras.blogspot.com.

PEÇAS RARAS – VOCÊ EM SINTONIA COM O RÁDIO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

#99 Sandra Groth: do pioneirismo nos anos 80 à despedida do rádio em 2020 - 37 anos de sucesso na Cidade