Peças Raras #17 - Zé Bettio na Rádio Record
Foto rara de Zé Bettio apresentando seu programa na Rádio Record, tirada por Valdemar Jorge para pesquisa do Departamento Multimeios do Centro Cultural São Paulo |
Nesta edição vamos relembrar aquele que talvez tenha tido a maior audiência do rádio brasileiro em todos os tempos... Zé Bettio. O radialista deixou mais triste uma legião de fãs que receberam a notícia de sua morte em 27 de agosto de 2018.
Nossa homenagem vem à base das nossas tradicionais peças raras. Vamos ouvir trecho de uma edição do programa Zé Bettio em 76, na antiga maior, a Rádio Record. Depois você vai acompanhar um trecho de entrevista concedida pelo comunicador a Milton Neves, no Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes (a entrevista na íntegra pode ser conferida neste link do site "Terceiro Tempo", de Milton Neves). Ouça a edição especial no link abaixo:
Nos anos 1970 e 1980 muita gente acordava com o animado Zé Bettio. Além das longas conversas e músicas sertanejas, eram marcantes os sons que utilizava, como o de um balde d’água. Na mesa da rádio, Zé Bettio utilizava vários apetrechos para gerar os sons, entre eles: um sino grande de gado e um despertador. Já os personagens do programa eram lançados em dois gravadores que continham áudios gravados na própria fazenda do apresentador. No início, no meio e no final do programa, os ouvintes eram saudados pelas vaquinhas Mascarada, Chita e Fortuna. Também estavam sempre presentes o bezerro Maru, o burrinho Teimoso, a galinha Sabina e o galo Lero-Lero.
A principal marca que Zé Bettio imprimiu ao rádio é o diálogo. O improviso e o tom intimista faziam parte das conversas mantidas pelo comunicador com empregadas domésticas, motoristas de caminhão e de táxi, lavradores e pedreiros e uma infinidade de pessoas que tinham chegado do campo, além dos que estavam na cidade grande, mas tinha saudade da vida simples do interior.
Comentários