29 de setembro: dia de falar #D♥

Carol e Irene falam de coração ao podcast do Instituto Claro (crédito: Marcelo Abud)

O Dia mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro. A data visa alertar e conscientizar as pessoas sobre atitudes que preservem a saúde do órgão. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) no ano 2000. No Brasil, cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
Motivada pela perda do pai, em função de um ataque cardíaco, a publicitária e professora Irene Knoth se uniu novamente a sua ex-aluna e cofundadora da empresa social “Colabore com o Futuro”, Carolina Cohen. Ambas foram responsáveis pela criação do “Movimento contra o Linfoma”, em 2015, e, agora, estão envolvidas na criação da  hashtag “D♥” para o GAC, Grupo de Advocacy em Cardiovascular, que reúne 4 associações de pacientes no Brasil.
“Essa prática nada mais é do que lutar por uma causa, argumentar por uma causa. Tem algumas ONGs no Brasil que já falam de doenças cardiovasculares, mas, sozinhas, elas não têm tanta voz”, explica Cohen.
Saiba os detalhes no podcast de Cidadania do Instituto Claro, que pode ser ouvido no player abaixo ou em alguns dos principais agregadores de áudio, como Spotify, Google Podcasts e Castbox.
Aqui você acessa a transcrição do áudio.
Neste link você faz o download do podcast.

A campanha vai ter início com um vídeo em que Knoth relata a experiência que teve com o pai. “Depois que ele teve o primeiro infarto, ele mudou tanto a vida dele: parou de fumar, começou a fazer atividades físicas de novo. Primeiro uma coisa mais simples, mais leve. Mas, depois, a gente já estava andando quilômetros de bicicleta. Ao mesmo tempo, isso me aproximou dele”, antecipa para nossa reportagem.
“Se a gente trabalhar pra que essa consciência sobre as cardiopatias seja considerada na vida das pessoas como algo mais preventivo do que ter que tomar remédio depois, a nossa ideia é que o dia seja mais comemorado como um dia de amor, do que um dia de saudade. E essa é a frase [da campanha].”
Além de estimular que todos participem com histórias que façam as pessoas refletirem sobre a importância de mudanças de hábito que podem garantir a saúde do coração, a campanha também tem o objetivo de lutar para que haja disponibilidade de medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nessa campanha, uma das ações será dentro da Alesp, que é a Assembleia Legislativa de São Paulo, pedindo para que os parlamentares também postem em suas redes sociais as histórias deles com a #D♥”, completa Cohen, que ressalta que esta é uma das maneiras de chamar a atenção dos governantes e mostrar a mobilização social em torno da melhoria no tratamento e prevenção de doenças do coração.
Ainda no áudio, você ouve o depoimento de Valdemar Jorge, que há 15 anos descobriu que suas artérias estavam entupidas. “Passei a diminuir a gordura, a comer salada e frutas, e a andar mais. Nunca frequentei uma academia, mas passei a andar em praça, a descer do ônibus um ponto antes do ponto da minha casa para andar este trecho”, relata o diretor de vídeo, que, aos 69 anos, convive com dois stents – próteses que evitam uma nova obstrução dos vasos sanguíneos, e diz se sentir bem com os novos hábitos.

Aqui a minha mensagem:
Créditos:A notícia da morte de Paulo Autran foi extraída de áudio do programa “Primeira Hora”, da  Rádio Bandeirantes, de 12 de outubro de 2007; a entrevista de Chico Anysio fez parte do programa “3 a 1”, exibido pela TV Brasil em dezembro de 2008; o depoimento de José Paulo de Andrade é do programa “Pulo do Gato”, da Rádio Bandeirantes, do dia 29 de agosto deste ano. A música de fundo é composta e executada por Reynaldo Bessa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast