NOVO ESTUDO DO NiMD FAAP REVELA TENDÊNCIAS DE PODCASTS NO BRASIL



Cruzando informações de duas pesquisas distintas, o professor e crítico
de rádio Marcelo Abud analisa a chamada podosfera

Os podcasts vêm ganhando o gosto dos veículos de comunicação e de plataformas de
redes sociais, que encontraram na ferramenta uma nova forma de levar informação e
entreter o seu público. Tendo em vista o crescimento das produções e do hábito de
consumir, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares
Penteado (NiMD FAAP) desenvolveu um novo estudo que traz à tona insights sobre o
caminho dessa forma de distribuição de conteúdo no Brasil.

A análise foi desenvolvida a partir do cruzamento de dados de duas pesquisas
distintas. A primeira, com informações trazidas pela PodPesquisa, que teve sua quarta
edição divulgada no final de 2018. Por contar com o apoio da Rádio CBN, recebeu
mais de 22 mil respostas, o que a torna, até agora, a maior pesquisa sobre o universo
de podcasts já realizada no País.

“Extraímos deste universo 1.079 podcasts brasileiros para inicialmente analisar quais
os formatos e gêneros mais usuais e, a partir daí, levantar possíveis demandas que
oferecem nichos para serem mais bem explorados na nossa podosfera”, explica
Marcelo Abud, autor do estudo, professor de criação e produção em áudio da FAAP e
crítico de rádio.

A outra pesquisa utilizada é um levantamento de dados qualitativos com 300
respondentes feito com o apoio da empresa de tecnologia MindMiners, especializada
em pesquisa digital.

Um dos primeiros dados levantados pelo estudo do NiMD FAAP diz respeito às
principais categorias de podcasts existentes no Brasil. Cinema, Séries e Cultura Pop
alcançaram a primeira colocação, com 20,9% do conteúdo, seguidos por Esporte e
Recreação (10,1%), Comportamento (9,5%), Notícias e Política (7,6%) e Games
(6,9%)

Temas que são normalmente encontrados em blogs e redes sociais como Moda e
Beleza, Crianças e Família, e Gastronomia obtiveram baixíssima porcentagem de
podcasts exclusivamente dedicados a esses assuntos: 0,3%, 05% e 0,7%, respectivamente.

“Não encontramos nenhum conteúdo sobre Adulto/Erotismo na pesquisa quantitativa.
Mas, apesar de haver uma dificuldade das pessoas em admitir que consomem esse
tipo de produto, na pesquisa qualitativa, feita pela MindMiners, quase um em cada
quatro respondentes citou que gostaria de encontrar mais esse tipo de conteúdo”,
explica o professor.

Entre os 1.079 podcasts analisados, também foram identificados os formatos mais
existentes: mais da metade (55,3%) está no formato bate-papo, quando há dois ou
mais integrantes conversando entre si. Pouco explorados, ou com demanda reprimida,
mas que se configuram um caminho para os produtores, estão os formatos de debate
(9,7%), documentário/jornalismo (5,5%), jogos/games shows (0,6%) e
storytelling/audiodrama (1,9%).

“Quatro dos cinco títulos mais ouvidos do País seguem a tendência de roda de
conversa ou conversa de bar, como também é comumente chamado”, destaca o
professor Abud. Para ele, se por um lado poderia indicar um saturamento no formato,
por outro se percebe, com a análise dos dados, que ainda há uma grande procura e
aceitação pelo bate-papo.




Outros dados apontados no estudo do NiMD FAAP:
 O termo podcast ainda apresenta uma difícil associação com o que representa:
30% dos respondentes não souberam defini-lo; mas mais da metade já
compreende o nome.

 Entre os 108 respondentes ouvintes de podcasts (36% do total), alguns dos
assuntos preferidos são: Comédia, Tecnologia, Música, Cinema/Séries/Cultura
Pop, Arte e Cultura, Games e Educação.

 A aceitação a podcasts com mais de uma hora de duração é pequena: apenas
8%.

 A frequência de publicação dos episódios deve ser semanal para 29% dos que
acompanham podcasts; 44% deles avaliam que é melhor que haja de duas a
três atualizações semanais; apenas 21% demonstram preferência por conteúdos
diários.

Além do professor Marcelo Abud, o estudo do NiMD FAAP também tem como
coautores os ex-alunos da FAAP Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga. O
conteúdo completo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no link
http://faap.br/nimd/pdf/2019-08_podcast_REV.pdf


Sobre o NIMD-FAAP

Lançado em novembro de 2013, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da
FAAP tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento
prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e,
especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é
fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus
consumidores.


Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande
polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e
Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de
programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a
formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos
Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

FAAP / OBOÉ COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
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Jornalistas: Fabiana Dourado ( fabiana@oboecomunicacao.com.br )

SP 09/2019 Iracema Carvalho ( iracema@oboecomunicacao.com.br )

No vídeo abaixo, você acompanha o evento que aconteceu na Semana de Comunicação da FAAP e lançou o estudo, com as participações de Gabriela Viana e Isabela Medeiros, do podcast Vozes - Histórias e Reflexões, da CBN: 

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