Homenagem a Muíbo César Cury

Muíbo César Cury faria 91 anos de idade neste dia 15 de janeiro de 2020. Ouça aqui ou no player abaixo nossa homenagem com 3 peças raras:
- Trecho do Sofá Bandeirantes em que Muíbo relembra sua faceta de compositor de marchinhas de carnaval;
- Jingle do Mappim cantado por Muíbo;
- Causo Sertanejo.


A carreira artística de Muíbo César Cury começou de forma precoce.
Em 1946, aos 17 anos de idade, em Duartina, interior de São Paulo, cidade natal dele, já comandava a locução no serviço de alto falante da quermesse local. Por essa época também começou a compor músicas, tendo em Teddy Vieira um de seus mais importantes parceiros. É da dupla a moda de viola João de Barro, que ficou conhecida na voz de Sérgio Reis e de outros tantos artistas sertanejos. A composição conta mais de 70 gravações. A primeira emissora de rádio em que trabalhou foi a Rádio Clube de Marília. Muíbo havia sido descoberto por Omar Cardoso ainda em Duartina. Convidado para ir à Marília fazer um teste, não hesitou. Mas foi apenas dois anos depois que foi chamado para o elenco da emissora. Em São Paulo, começou no radioteatro da extinta América. Logo em seguida, em 1953, transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, emissora em que permaneceu na ativa até sua morte em 26 de dezembro de 2009. Em paralelo, a partir de 1999, foi contratado pela Rádio Cultura AM de São Paulo para comandar o Raízes do Brasil, das 5 às 7 da manhã. Na tradicional rádio do bairro do Morumbi, Muíbo fez de tudo. No início dos anos 1970, ao lado de Ronaldo Batista, dividiu a narração do programa líder de audiência da época, o Patrulha Bandeirantes. Muíbo substituiu Barroso da dupla Barreto e Barroso, após 18 anos da morte deste. Em 1º de setembro de 1987, Barreto e Barroso entraram no ar no lugar da dupla Tonico & Tinoco na condução de programa destinado à música sertaneja de raiz transmitido pela Bandeirantes. Na emissora, o saudoso comunicador também se destacou como apresentador de auditório e como locutor noticiarista (1ª Hora e Jornal em 3 Tempos). Na década de 1960, comandou o programa Varig, Dona da Noite. Foi o dono do horário da meia-noite às 4 da manhã por um longo período.

Comentários

Marina Cury disse…
Boa tarde! Adorei ouvir as peças raras do meu avô, ele também era uma! Rs Só fazendo uma pequena correção, esse ano ele faria 91 anos. :)
Um abraço!
Marcelo Abud disse…
Oi, Marina.
Puxa, errei na conta aqui.
Corrigi no texto. Obrigado pela atenção e por escrever.

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast