Podcast: Prima de Paulo Freire faz leitura e reflexões de cartas enviadas pelo educador



O período de férias aproxima, novamente, muitos adultos das brincadeiras. O contato com as crianças faz com que se lembrem do quanto o brincar é importante para as novas descobertas. É justamente a valorização da manutenção de aspectos da “meninice”, mesmo quando se amadurece, o que Paulo Freire transmitiu à sua prima Nathercia Lacerda. Acompanhe na entrevista no player abaixo ou neste endereço (onde você encontra também a transcrição do áudio):

A arte-educadora lida com educação infantil e teve nas cartas com o patrono da educação brasileira inspiração para os caminhos que segue. “Ao longo da vida, eu não pensei muito no que essas palavras poderiam ter movido em mim. Ao escrever o livro, fui entendendo como brincar é estar vivo, é um olhar para o outro para além da casa. Toda minha trajetória profissional foi pautada por essas indicações”, afirma em entrevista ao podcast do Instituto Claro.
No livro “A Casa e o mundo lá fora”, que inclui as cartas originais com a caligrafia de Paulo Freire, ela resgata a forma como o pedagogo se dirigia a uma criança. Nathercinha era chamada de “amiga mais nova”. A correspondência aconteceu durante os anos da ditadura no Brasil, entre 1967 e 1969, quando o educador estava exilado no Chile.
Árduo defensor do conhecimento como ferramenta para a autonomia, Freire elaborou seu diálogo com Nathercinha baseado no zelo, na ternura e nas saudades do lar. Com isso, busca atiçar na garota a curiosidade ao descrever as belezas e problemas de um país estrangeiro.

A mensagem que enfatiza é a de que a menina nunca perca a graça da infância. “Vocês vão ver que a gente nunca para de estudar. Há sempre muita coisa para a gente aprender, mas a vida não pode ser só estudo. A gente também precisa brincar. Até quando a gente já está grande, como mamãe, papai, como eu que já estou ficando de barba branca, a gente precisa brincar”, recomenda, numa das cartas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast