Podcast: Acompanhe audiodescrições e entrevista com o criador de "Téo & o Mini Mundo"


Fonte: Portal do Instituto Claro

Recém-lançado, o livro “Téo & o Mini Mundo” reúne, em ordem cronológica, de 2012 até 2019, as tirinhas criadas originalmente como webcomics (série para internet) por Caetano Cury. “Eu tive a necessidade de falar mais de coisas humanas, de sensações, emoções. E aí eu tive a ideia de criar um personagem que observava o mundo dentro de um microscópio. E dentro desse mundo tudo pode acontecer”, explica o ilustrador e jornalista.

Ouça no player abaixo ou neste link a entrevista: 


Com aspectos originados por pensamentos ligados também à psicologia e à psicanálise, a essência das tirinhas é a filosofia. Para isso, o menino Téo conta com as percepções da borboleta Eulália.
“Ela é uma reunião de tudo que eu já li e ouvi, e tenho lido e ouvido, do que faz elevar o espírito, uma junção das filosofias orientais, grega e alemã. Então, tudo que eu tenho visto de bonito, de profundo que eu tenho esbarrado durante o meu caminho, eu tento puxar alguma coisa.”
Nas imagens, feitas no processo de aquarela e depois digitalizadas, veem-se o menino na companhia dessa borboleta filosófica e um microscópio para observar o mundo. “Tive a ideia de fazer o microscópio, porque estava andando e vi uma livraria com muita gente. Aí fiquei pensando se eu desse um ‘zoom’ e visse o que cada um está lendo, será que estariam lendo alguma coisa legal?”
A proposta de Cury é gerar reflexões profundas sobre o eu e o nós, os mundos de dentro e de fora, expressas em textos simples, ritmo tranquilo e ilustrações lúdicas e delicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast