#143 Histórias do Rádio 6: Plenimúsica e o início do rádio jovem

Chegamos ao 6º episódio da série "Histórias do Rádio". Desta vez nossa viagem é pelas ondas sonoras que começam a ganhar forma ainda nos anos 1960, mas que se adquirem força na década de 70.


NOS ANOS 60, diante do avanço da TV, o rádio precisa reencontrar seu caminho. Um processo de profunda alteração tem início ainda no final dos anos 50, como acompanhamos no episódio sobre Walter Silva e o seu Pick-up do Pica Pau. Os programas se voltam para o público jovem e as apresentações ao vivo (programas de auditório) praticamente saem do ar. Conhecida como a fase do “vitrolão”, as rádios passam a fazer suas programações a partir dos discos. Aparece o “Disc-Jockey” e com eles o esquema de rádio musical e também as emissoras ecléticas, que misturavam diversos gêneros, buscando atender diferentes públicos.

Um grande impulso a esse novo rádio veio ainda nos anos de 1960. O transistor, um invento americano massificado pelos japoneses, permite que o rádio assuma características de meio individual de consumo. O rádio deixa a posição central que possuía nas salas de estar e começa a caminhar em carros, por todos os ambientes das casas, além de acompanhar as pessoas em seu trabalho, aumentar a emoção dos torcedores nos estádios e de correr pelos parques.

Em São Paulo, a “máquina do som” Excelsior e a “jet music” Difusora disputam a preferência do público. No Rio, o destaque é o tresloucado DJ Big Boy.

A origem desse rádio feito para o jovem e muito sintonizado nos carangos da época está em Belo Horizonte, com a Rádio Mineira, que fazia parte do grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Sob a batuta de José Mauro, essa emissora foi o embrião do que ficaria conhecido coo "Plenimúsica/Factorama". 

Conheça os detalhes dessa história neste 6º episódio da série, em que pegamos carona com o radialista e escritor Edu Malaveia, autor do livro "Plenimúsica - Memórias de um ouvinte de rádio malcomportado". 




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast