#HOJEPOD: Oscar para os melhores podcasts sobre Cinema


O Oscar ainda é uma das premiações mais aguardadas todos os anos.

E hoje eu resolvi aproveitar nossas indicações para trazer alguns podcasts de cinema que também merecem estatuetas. Acompanhe no #HOJEPOD, apresentado originalmente dentro do programa "Olá, Curiosos!" (nas redes sociais do Guia dos Curiosos), aos sábados. 

A eleição levou em conta os mais curiosos que encontrei na podosfera:

- Rapaduracast (do Cinema com Rapadura)

- Filmes Clássicos

- Não Existe Filme Ruim (Cinemark)

- Cinematório

- PipoCast (do canal Pipocando)


Na categoria tradição aparece o podcast do portal Cinema com Rapadura. Com um elenco que conta com profissionais do jornalismo, da publicidade, designers, cineastas e comunicadores, o Cinema com Rapadura é um site multimídia.

Na podosfera, a turma é protagonista desde 2006 e traz discussões sobre séries e filmes em episódios que têm a duração de um longa-metragem. O formato aquele tradicional, do bate-papo descontraído, mas com muito conteúdo e pesquisa.

Na categoria ORIGNALIDADE, o Oscar vai para o Cinemark.

A rede de salas de cinema criou o podcast “Não Existe Filme Ruim - Todo Filme é Bom Para Alguém”, que está em exibição há um ano.

Nos episódios, Erico Borgo e Aline Diniz colocam o foco em títulos da sétima arte que você tem que defender porque todos dizem que é “filme ruim”.

Os episódios do “Não Existe Filme Ruim” têm duração de média-metragem e são lançados quinzenalmente, às segundas-feiras, no Spotify, Deezer, Apple Podcast ou Google Podcast. 

Continuando as indicações para nosso Oscar do Podcast, vamos ao destaque na Categoria “Sacada”. Não, não vou falar do Cinema na Varanda, que também é uma boa pedida, mas aqui a sacada é usar a fala para tratar de filmes, inclusive, da era do cinema mudo.

O podcast “Filmes Clássicos” é uma criação de quatro cinéfilos que conviveram durante dez anos trocando ideias em uma comunidade fechada sobre o tema. Em 2014, eles decidiram colocar as opiniões do grupo para quem quisesse ouvir, no podcast Filmes Clássicos.

O cinema clássico também é assunto no episódio de 17 de março do podcast CINEMATÓRIO, que leva o Oscar em “Criatividade”. Neste episódio, Renato Silveira e Kel Gomes comentam as novas versões de “Amor, Sublime Amor” , dirigida por Steven Spielberg, e de “O Beco do Pesadelo”, com direção de Guillermo del Toro.

Mas o Cinematório tem sessões variadas e apresenta conteúdos divididos em 4 categorias:

No Em Foco, o podcast faz análises de filmes importantes na história do cinema;

Já o Plano-Sequência é dedicado a filmografias de diretores;

No Cinefonia, destaques para produções do cinema mineiro;

E o Cinematório Café é o que se dedica a filmes e séries atuais.

E, caso você não esteja atualizado em relação aos filmes do Oscar 2022, o Cinematório tem episódios sobre todos eles.

Pra concluir nossos destaques do Oscar dos Podcasts, eu apresento uma novidade na categoria “Podcast em vídeo”. Estou falando do podcast do canal Pipocando, criado por Bruno Bock e Rolandinho. O Pipocast traz os bastidores das produções cinematográficas e entrevista profissionais que estão na frente e também por trás das telas.

Há dezenas de outros podcasts que falam de cinema e merecem estatuetas, mas aqui procuramos destacar os que figuram no Oscar de mais curiosos. Por hoje é isso. Semana que vem, tem mais novidades e curiosidades da podosfera, o incrível universo dos pocasts.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast