#HOJEPOD René de Paula Jr. Roda & Avisa em podcasts desde 2003

Você sabia que antes do podcast se chamar podcast já tinha gente fazendo podcast?

Parece confuso, mas eu explico. O termo podcast - que é a junção de ipod e broadcast - e significa, na origem, transmissão para iPod, surge em meados de 2004. O pioneiro a realizar áudios de mp3 e linguagem radiofônica com o nome de podcast é o ex-VJ da MTV dos Estados Unidos, Adam Curry. Mas quando isso acontece já existia, inclusive no Brasil, alguns que se aventuravam a produzir seus próprios áudios na internet. Um deles é o René de Paula Jr. Formado em Rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da USP e ligado a projetos dos primórdios da internet, o René criou a série “Roda & Avisa” em 2003. Confira nesta edição do #HOJEPOD, quadro que é veiculado originalmente nos canais do Guia dos Curiosos (no programa "Olá, Curiosos!", a partir das 10h, aos sábados).


O nome Roda & Avisa, além de uma marca do saudoso Chacrinha, é a perfeita tradução da proposta original do podcast de Rene de Paula Jr. Em 2003, com muito trabalho e pouco tempo livre, sobravam as idas e voltas do trabalho para gravar os episódios. Era rodando em seu carro que o comunicador nos fazia imaginar que estávamos de carona conversando com ele.

Até hoje no ar, os assuntos do Roda & Avisa envolvem o impacto do digital em nossas vidas. E o mais legal é que você pode embarcar nas reflexões do René ao longo destes quase 19 anos de estrada. Todos os arquivos de áudio estão disponíveis no site rodaeavisa.com . Hoje, em geral, as gravações acontecem na varanda da casa do René, e há alguns anos estão disponíveis tanto em áudio como em vídeo.

Eventualmente, ele ainda produz algumas reflexões enquanto roda com seu carro. Mas, ainda antes do Roda & Avisa, o criador de conteúdo, em 2001, mantinha uma comunidade online para compartilhar ideias, que tinha o interessante nome de Radinho de Pilha. E agora, há 5 anos, o René transmite em seu outro podcast, o Radinho de Pilha, diariamente, episódios de cerca de 10 minutos, com reflexões que vão além de assuntos ligados à tecnologia.

O Radinho de Pilha também está nas principais plataformas de podcast, mas, se você preferir, pode acessar todos os episódios em radinhodepilha.com Enquanto ainda há quem coloque rádio e podcast em prateleiras diferentes, René de Paula Jr. continua a sonhar que a internet possa vir a ser um dia algo tão vital, onipresente e fácil de usar quanto um radinho de pilha.

Ouça abaixo a versão em áudio do #HOJEPOD, no podcast Peças Raras:

E é desta forma, conversando nos podcasts Roda & Avisa e Radinho de Pilha, que ele utiliza a comunicação para transmitir o que encontra de mais relevante e dar a contribuição possível para um uso mais reflexivo do que está na internet em geral e na podosfera, neste incrível universo dos podcasts, com especial dedicação.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast