Titular da Rádio Bandeirantes, José Silvério completa 50 anos de carreira

O “pai do gol” transmitiu futebol pela primeira vez em 20 de julho de 1963 e nesta semana ganha homenagens da emissora
 

 
 
 
 
 


Texto e fotos: Vanessa Lorenzini/Rádio Bandeirantes
 
Neste próximo sábado, dia 20, o locutor da Rádio Bandeirantes José Silvério comemora 50 anos desde a sua primeira transmissão de uma partida de futebol. Natural de Itumirim, pequena cidade localizada ao sul de Minas Gerais, que não tinha nem time de futebol, Silvério se tornou uma das maiores estrelas da narração do país. A paixão do “pai do gol” pelo esporte começou cedo. “Lá no interior não tínhamos luz elétrica, então eu e meus amigos jogávamos futebol de botão por horas e horas, e eu sempre irradiava as partidas”, afirma Silvério. “Cheguei mais longe do que imaginava. Quando criança eu era muito pobre, muito humilde, e nunca tive grandes pretensões. Imaginava trabalhar só para sustentar minha família”, conta.
 

 
 No player acima, você confere a opinião de Salomão Ésper sobre José Silvério. O depoimento foi gravado para o audiolivro do Corinthians, da série Futebol é com a Bandeirantes.
 
A primeira oportunidade para narrar um jogo de futebol aconteceu em 20 de julho de 1963, quando Silvério tinha 17 anos. “Os locutores da Rádio Cultura de Lavras [MG, a 25 km de Itumirim], que pertencia ao Grupo Bandeirantes, estavam de férias e um amigo me indicou; ele disse que conhecia um garoto que irradiava futebol de botão”, diverte-se. “Eu passei em um teste e pude irradiar o jogo, que era em comemoração ao aniversário da cidade de Lavras”, acrescentou. E, desde então, o locutor não parou mais. Passou pelas rádios Itatiaia (BH), Inconfidência (BH), Continental (RJ), Tupi (SP) e Jovem Pan (SP), até chegar à Rádio Bandeirantes em 1º de agosto de 2000.
 
Durante a carreira, José Silvério já narrou nove Copas do Mundo e três finais da seleção brasileira (duas vitórias, em 1994 e 2002, e uma derrota, em 1998). Ficou conhecido como “pai do gol”, nome dado pelo apresentador Milton Neves, e, segundo o próprio Silvério, já deve ter feito a torcida vibrar ao narrar cerca de vinte mil gols. Mesmo com tanto esforço vocal, ele afirma não ter cuidados especiais. “Ter problemas com a voz ou mesmo ficar doente é a coisa mais rara do mundo pra mim”, conta. Depois de ganhar mais de 20 troféus no Prêmio Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), Silvério ainda se tornou “hour-concours” e parte do Hall dos Notáveis do prêmio.
 
Em comemoração aos 50 anos de carreira de Silvério, a Rádio Bandeirantes mobiliza a programação para contar detalhes da trajetória do locutor. Nesta sexta, dia 19, Silvério participa do programa “Na Geral”, das 18h às 20h, para falar sobre sua trajetória com Beto Hora, José Paulo da Glória e Lélio Teixeira. Já no sábado, das 08h às 10h, ele é o entrevistado especial do “Jornal Gente”, com Salomão Ésper, Rafael Colombo e Thays Freitas. Logo depois, o programa “Você é Curioso?”, das 10h às 12h, vai abordar peculiaridades da história de Silvério. Por fim, no “Concentração”, das 15h às 18h, o craque Neto fará uma edição especial com gols históricos, depoimentos de grande atletas, ex-atletas, treinadores, dirigentes e celebridades e participação de ouvintes.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast