Ana Cristina Cesar é destaque do vestibular da Unicamp e do podcast Livro Aberto


A escritora Ana Cristina César é considerada uma das principais estrelas da geração mimeógrafo da década de 1970, que levou intelectuais e artistas a buscarem meios alternativos de difusão cultural.
Junto a obras como “Sobrevivendo no inferno”, de Racionais Mc’s, “A teus pés”, de Ana Cristina Cesar, é considerada uma novidade audaciosa pelo professor de letras da PUC de São Paulo Carlos Eduardo Siqueira, entrevistado neste Livro Aberto. “Me chamou muito a atenção, achei incrível, ousado. É bom que os alunos do ensino médio tenham a possibilidade de entrar em contato com esses textos mais contemporâneos”, ressalta.
“A teus pés”, de 1982, é o último livro de Ana Cristina César, publicado cerca de um ano antes da poeta se suicidar. A obra reúne os três livros anteriores de edição independente: Luvas de Pelica, Correspondência Completa e Cenas de Abril. Na coletânea, dor e elegância, realidade e ficção se misturam nas vivências urbanas de Ana C.
O seu nome está ligado à poesia marginal, apesar de sua obra se distinguir das de outros poetas de seu tempo. A autora atualiza dois gêneros usualmente considerados literatura menor: a carta e o diário. Em “A teus pés”, destaca-se o coloquialismo da linguagem e uma interação entre o sujeito lírico e seu leitor.
Ouça aqui outros episódios do podcast do Instituto NET Claro Embratel com livros da FUVEST e da Unicamp. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast