Título do Corinthians no Paulista de 77 como você nunca ouviu
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Mauro Calló e o Paulo Francisco Calló. Pai e filho acompanharam jogos do Timão em todos os momentos
Esta é uma verdadeira peça rara! A campeã das campeãs!
Você vai acompanhar como foi a saga do Timão para a conquista do Campeonato Paulista de 1977. Lance a lance, com uma narração extremamente emocionante e que te leva para dentro do campo e para as arquibancadas. Viva cada emoção daquele outubro em que o Corinthians disputa três partidas até conquistar o título contra a Ponte Preta, após 23 anos de espera por um troféu valioso.
A narração desta conquista é a da Rádio Gazeta, com José Italiano e Geraldo Blota (o repórter GB) no comando. E o maior tesouro é que o áudio vem de uma fita cassete gravada na época. O registro foi feito por Paulo Francisco Calló e chegou ao nosso podcast por meio de Mauro Calló. Isto depois do cirurgião dentista e apaixonado por rádio ter concedido entrevista ao Museu Virtual do Rádio e da TV para a aluna Manuela Silveira D'Urso Guimarães. Na conversa, ele revelou que tinha guardado a fita com a gravação.
A PEÇA MAIS RARA
O mais incrível é que Calló lembra-se tão perfeitamente do dia da final que contou a Manuela que o momento mais marcante que ouviu no rádio foi a narração de José Italiano, pela Rádio Gazeta, do gol do Corinthians. Não apenas pela emoção, mas também porque o locutor trocou o nome do jogador que fez o gol decisivo, creditando a Geraldão o feito histórico, em vez de Basílio. O próprio Mauro Calló conta esta história neste episódio.
Enfim, prepare-se para rir, chorar e viver ou reviver este momento incrível do futebol e do rádio esportivo. Acompanhe no player abaixo ou na sua plataforma preferida, no episódio #361 do podcast Peças Raras.
CAPÍTULOS:00:00 José Italiano e Geraldo Blota no final do jogo em que o Corinthians se torna Campeão Paulista de 1977
01:06 Abertura
02:41 Gol de Palhinha na primeira partida da decisão do Campeonato Paulista de 77, narrado na Rádio Gazeta
03:05 Sobre primeira partida da decisão do Campeonato Paulista entre Corinthians e Ponte Preta
04:32 História da segunda partida entre Corinthians e Ponte Preta no Morumbi, em 77
05:45 Editorial da Rádio Gazeta, na voz de José Italiano, conclama a torcida corintiana para a decisão de 77
07:43 Áudios da transmissão da partida final do Campeonato Paulista de 77, em 13 de outubro
08:09 Geraldo Blota registra pelos microfones da Rádio Gazeta o momento em que jogadores tiram "cara ou coroa"
09:31 História da partida final entre Corinthians x Ponte Preta no Campeonato Paulista de 77
13:37 Depoimento de Mauro Calló: ele lembra que acompanhou o jogo com o pai Paulo Francisco Calló pela TV, com o áudio da Rádio Gazeta. O detalhe que ficou na memória do garoto de 12 anos é a narração de José Italiano, que trocou o nome do jogador que fez o gol decisivo.
14:47 Narração original de José Italiano na Rádio Gazeta para o gol do Corinthians na final de 77. O locutor credita a Geraldão o feito, em vez de Basílio.
17:04 Narração gravada por José Italiano para o gol de Basílio, que garantiu o título do Timão em 77, corrigindo o erro da narração original.
18:49 Mauro Calló explica como foi feita a gravação do gol na hora da transmissão
20:08 José Italiano se desculpa pelo erro, ao narrar o gol como se tivesse sido de Geraldão
20:52 Momentos finais e festa da torcida corintiana, diante da conquista do Paulista de 77
PEÇAS RARAS NO RÊMIO MPB - MELHORES PODCASTS DO BRASIL
Antes de ir, eu peço o seu voto no Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil. O Peças Raras concorre na categoria “Assuntos Diversos”. Para isso, você deve acessar o site premiompb.com.br e fazer um cadastro bem simples. Em seguida, você vai receber uma mensagem no e-mail que cadastrou e poderá iniciar a sua votação.
Há uma dezena de categorias. Você pode votar em cada uma delas ou apenas nas que escolher. Em Assuntos Diversos, tem muitos podcasts incríveis. Se você acha que o Peças Raras merece seu voto, escolha nosso podcast e clique em Votar. Depois confirme seu voto e opte por Finalizar Votação ou Continuar Votando em outras Categorias.
Eu agradeço o seu apoio.
Tela ‘Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz’, de LliaMmittarakis Muito provavelmente você recebeu neste fim de ano uma mensagem, em forma de clip, que começa com imagens do Cristo Redentor, Iemanjá e de São Jorge; e diz na primeira estrofe "Botei uma flor na janela, pra Iemanjá ver o mar". Eu recebi uma dezena de mensagens com essa música. Talvez você também tenha se perguntado sobre a autoria dela. Acredito que tão grave quanto espalhar uma "fake news", sem checar antes, é viralizar uma música sem dar o devido crédito. Aliás, também falta citar de quem são as telas que compõem a imagem do videoclip, que pode ser conferido abaixo: A música, que na verdade se chama "Bons Caminhos", já havia sido espalhada no ano passado, quando foi criada justamente como mensagem de Natal. Mas com o aumento exponencial do WhatsApp como rede social, agora em 2018, o alcance foi muito além. A autoria da composição é atribuída ao jornalis...
"Eu sou o Tempo". É desta forma que começa uma linda mensagem interpretada por Fernanda Montenegro e que, talvez, você tenha recebido de alguém nesta época do ano. Assim como em outros conteúdos que viralizam nas redes sociais, nem sempre a autoria ou a assinatura de quem realizou a obra é revelada. Nesse caso, recebi o vídeo e no final não apareceu a assinatura do banco Itaú, empresa para a qual a reflexão foi desenvolvida pela agência de publicidade África. A peça que tem como mote "o tempo pode ser feito de minutos, mas a vida é feita de momentos" começou a circular em 11 de dezembro de 2016. O texto, assinado por Everton Behenck e Nizan Guanaes, reforça a imagem digital do banco e, segundo os criadores, quer transmitir que é preciso aproveitar as maravilhas do mundo digital para viver mais e melhor cada momento. Acompanhe o texto do comercial: Eu sou o tempo Você acha que eu passo rápido. Que eu não volto. Que eu não perdoo. É verdade. Mas a...
No início dos anos 1980, o rádio FM ganhava espaço em São Paulo. E foi nesta emissora que Sandra Groth se sobressaiu como locutora e fez uma trajetória de sucesso na cidade, tanto na emissora quanto em terras paulistanas, onde permaneceu no ar por 40 anos. No final de 2020, ela foi ao Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Acompanhe uma conversa entre Sandra Groth e Claudia Martins, no player acima ou neste link , durante a festa de comemoração dos 25 anos da Cidade FM de São Paulo, em 25 de janeiro de 2005. Saiba mais sobre Sandra Groth nesta matéria. No vídeo abaixo, da página da 105 FM no Youtube, acompanhe a despedida de Sandra Groth do rádio.
Comentários