Peças Raras #238: O contracolonialismo de Nêgo Bispo


Esta é mais uma edição especial em que compartilho uma entrevista na íntegra que realizei para o podcast de cidadania e educação do Instituto Claro. Desta vez o convite é para você conhecer a fundo o pensamento contracolonial de Nêgo Bispo.

A edição com 8 minutos foi publicada no site e nas plataformas de Instituto em 21 de março deste ano. Agora, no podcast Peças Raras, disponível em todas as plataformas, você tem acesso ao conteúdo completo. Acompanhe no player abaixo:

Em cursos universitários, com destaque para os de formação de professores, a perspectiva decolonial já é uma realidade. A proposta é a de questionar a hegemonia de uma cultura eurocentrada. Mais recentemente tem ganhado espaço também o ponto de vista contracolonial. O termo foi cunhado pelo quilombola, poeta e escritor Antonio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nêgo Bispo.

No áudio, ele conta a origem desta perspectiva, fala sobre como a educação tem começado a utilizar e se apropriar do contracolonialismo, explica o que é a cosmovisão afro-pindorâmica e a confluência que existe entre quilombolas e indígenas.

A entrevista com Nêgo Bispo foi gravada antes da participação dele em evento na Universidade de São Paulo (USP). Uma versão amadora em vídeo serviu para a extração de alguns trechos que estão no perfil de Nêgo Bispo, no Instagram @rocadequilombo. Vale passar por lá e conferir!

E eu deixo o convite para você acompanhar muitas outras conversas como essa no podcast do Instituto Claro. Você pode acessar os episódios no site institutoclaro.org.br e buscar os episódios de educação e os episódios de cidadania. Eles estão, ainda, em plataformas como Spotify, Google Podcasts, Castbox ou Amazon Music. Inclusive, via Alexa.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast