Pois é, Poesia: Nat Grego indica o livro Jardins, de Roseana Murray e Roger Mello

Acompanhe mais uma participação da 5ª transmissão ao vivo do Pois É, Poesia: Arte no Plural. A edição na íntegra está em https://www.youtube.com/live/jnBNeXRH4RM?si=MHlPX3IfFpose9y5. A participação de Nat Grego, que é a responsável pela dica de leitura no programa que tem como tema "Literatura Infantil/Juvenil: o fabuloso mundo da leitura" está no podcast do Pois É, Poesia ou diretamente no player abaixo:


A seguir, a transcrição da Dica de Leitura:


Reynaldo Bessa:

Temos agora a nossa dica de leitura. E quem dá essa grande dica hoje é a Nat Grego. A Nat é ilustradora, animadora e artista visual brasileira. Formada em cinema e animação pela FAAP. Em 2024, se tornou especialista no livro para a infância pela A Casa Tombada. Como ilustradora, foi finalista do prêmio João de Barro em 2023, com o livro Tagarela, e recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, na categoria livros para crianças, em 2024, com o livro Você já Olhou para o Céu? Como animadora, tem tido indicações e prêmios com o clipe de O Futuro que me Alcance, incluindo MVF World e Fest Clip. Vamos à dica de leitura com a Nat?


Nat Grego:

Oi, queridos. Eu sou a Nat Grego, ilustradora, animadora e artista visual e eu fui convidada pela equipe do Pois É, Poesia para fazer uma recomendação de leitura hoje. E a minha recomendação é um livro da Roseana Murray, com ilustrações do Roger Mello. Mas antes de falar sobre Jardins, eu acho que é muito importante eu falar sobre um outro livro da Roseana, que é o meu primeiro livro, de que eu tive acesso à poesia, né? Que se chama Tantos Medos e outras Coragens. Com os desenhos do Galvão para a editora FTD. É um livro de 2007. Eu tinha recém me alfabetizado e ele foi muito importante para mim em muitos sentidos, tanto em compreensão de narrativas e, principalmente, perceber que eu podia jogar com as palavras, que as palavras podiam ser, podiam ser um brinquedo. Então esse livro foi o que me introduziu no mundo dos poemas e, com certeza, ter a Roseana hoje como uma referência para mim, não é por acaso, sabe? E então a minha recomendação hoje é o Jardins, da Editora Global, também da Roseana Murray, ilustrado pelo Roger Mello. E ele é um livro de poesias incrível. É um livro que nos leva por um passeio por jardins. E ele nasceu... essa é uma história que o livro conta, né, de uma conversa, de um encontro entre a Roseana e o Roger e o que eles poderiam fazer com esse Jardim?

Ele é um livro com um projeto gráfico muito bonito. Eu acho que quando a gente está falando sobre livros para a infância, esse é um aspecto também muito importante, pensar o design do livro, o que que essa materialidade conta na história, né? O que essa materialidade também traz de poesia. E as ilustrações do Roger, assim, compõem esse Jardim. Elas são encantadoras, não é? Diversas delas também são tão poéticas quanto o texto, quanto a poesia das palavras que a Roseana traz. E ele é um livro que tem todo um trabalho de design, tem todo um cuidado e é até difícil transpor em palavras, né? É muito legal pegar o livro na mão e poder ver as ilustrações. Elas são muito lindas, muito grandiosas. A poesia visual que o Roger Mello faz nesse livro é uma coisa que é muito difícil de transpor em palavras, né? Mas eu vou tentar.

Então, no começo do livro a gente tem essa jaqueta que é uma capa extra que vem no livro e que mostra todo um cuidado de usar de design que a editora teve com o livro, porque existe um recorte aqui que remete a essa entrada no mundo do Jardim, né? Que é esse mundo que o Roger e a Roseana oferecem para a gente. E aqui está a capa do livro, né? Com as ilustrações.

O livro também tem junto essa fitinha e eu acho que ela traz um charme muito legal para o livro. Você pode fechar ele como se fosse um presente ou como se fossem folhas. Remete muito também, para mim pelo menos, a esse imaginário do Jardim, né? Então, quando a gente entra no livro, a gente tem este singelo sapinho, uma ilustração linda do Roger que é miudinha, mas ela ocupa a página assim, muito lindamente. E a gente vai se aproximando desse Jardim, a gente vai entrando nele. Aqui parece que são alguns sapatinhos na ilustração que o Roger faz para a gente. Então a gente vai entrando no Jardim e já começamos a ver as ilustrações de folhas, as ilustrações de bichos, que são muito lindas, que o Roger traz. E a Roseana começa assim, ‘flores passeiam no azul do dia, fabricam colorido, silêncios. Como se fossem lenços de seda’. E aí, mais uma página... Aqui a gente tem uma página de pura poesia visual que o Roger traz pra gente, né? Com algumas pessoas, passarinhos, algumas sugestões de plantas também, de raízes, talvez, talvez um mangue. Fica para a nossa imaginação, né? E na próxima página, ‘flores pintam norte e sul em todos os timbres e tons de azul’. E aqui tem um uns louva-deuses. Aqui também, nessa página, o Roger traz outras ilustrações de plantas e de flores. E mais uma: ‘Bem-me-quer, não me quer, busca o teu coração nas pétalas de seda, a aguardada confirmação. Orvalho, cobre a fina pétala das flores de fina água, envelope de céu’. E aqui a gente tem também essas ilustrações lindas do Roger, com muitas flores, alguns animais. É um livro muito bonito que eu recomendo para vocês.

(Vinheta) Pois é, poesia.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#99 Sandra Groth: do pioneirismo nos anos 80 à despedida do rádio em 2020 - 37 anos de sucesso na Cidade