terça-feira, outubro 11, 2011

Zé Vasconcellos: ele foi (e sempre será) o espetáculo

José Vasconcellos em gif animado extraído do site da UNICAMP

O mundo está triste nesta manhã de terça-feira (11). Morreu, aos 85 anos, um dos mais notáveis humoristas que o rádio, a TV e o teatro já teve.
José Vasconecellos estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e - segundo os sites G1 e Terceiro Tempo - sofreu uma parada cardíaca por volta das 6 da manhã de hoje. Ele tinha Alzheimer e problemas nos rins.

Zé Vasconcelos chegou a integrar o elenco do pioneiro PRK-30, como substituto de Lauro Borges e Castro Barbosa. Um de seus personagens mais conhecidos é um narrador de futebol gago, que você acompanha ao clicar aqui, na íntegra do áudio do LP Eu sou o Espetáculo, de 1960, com mais de 100 mil cópias.

Como é possível conferir na performance deste áudio raro e histórico que foi resgatado por Geraldo Nunes na antiga Nova Eldorado AM, em 2004, Vasconcellos é - juntamente com Chico Anysio - considerado pioneiro no gênero stand-up commedy.

Em 2007, o humorista participou do programa Rádio Matraca, na Rádio USP. Ouça o trecho em que ele conta como foi fazer parte do histórico PRK-30.


Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto interpretava na televisão o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo" da TV Globo. Sua última aparição nas telas foi no humorístico "Escolhinha do Barulho", da TV Record, em que viveu o mesmo personagem.

Em 2009, por ocasião dos 60 anos de carreira, foi exibido o documentário "Ele é o Espetáculo". Veja o trailler:




Um comentário:

gerson getulio disse...

Peça rara que jamais será reposta com a mesma inteireza e compromisso em fazer tudo com Amor como o próprio fala.Já o admirava e mais ainda por este documento - Zé Vasconcelos
Quem não rir tem POBREMA!