Podcast/Educação: Pesquisa revela impacto positivo da presença de biblioteca na escola

Zoara Failla durante a Bienal do Rio de Janeiro (crédito: divulgação IPL)

O Instituto Pró-Livro (IPL) apresenta, em 23 de setembro, os resultados de um estudo inédito que avalia o impacto da presença de bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos da educação básica. O evento acontece no Itaú Cultural, em São Paulo (SP).

Nestepodcast, a coordenadora dessa pesquisa, intitulada “Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares”, Zoara Failla, analisa com exclusividade alguns dados do levantamento para o Instituto NET Claro Embratel. Acompanhe no player abaixo ou aqui:



Realizado em parceria com o Insper, o estudo tem como objetivo contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à instalação de bibliotecas nas escolas. Segundo Failla, “foram entrevistados três atores que tem uma melhor percepção e avaliação sobre o funcionamento da escola: o diretor, um professor de português e o responsável pela biblioteca”.

A pesquisa deixa claro que esses espaços escolares são fundamentais no processo educativo dos alunos do ensino básico. “É interessante que, nas escolas com alunos que vêm de uma família – ou de um estrato socioeconômico – mais vulnerável, essas bibliotecas acabaram tendo um impacto muito mais positivo na avaliação desses alunos em Ideb e Saeb do que naquelas escolas menos vulneráveis”, atesta a entrevistada.

Foram avaliadas quase 500 escolas, distribuídas em 17 estados e em todas as regiões brasileiras. Cerca de 60 questões fizeram parte das entrevistas pessoais feitas com gestores/diretores, bibliotecários, responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura e professores de língua portuguesa.

Para a análise dos dados e correlação com o desempenho dos alunos em português ou matemática no ensino fundamental I, segundo Ideb e Saeb, foram elaborados cinco indicadores que agregam os diferentes atributos das bibliotecas. São eles: espaço físico/instalações; recursos eletrônicos; atendimento e perfil dos profissionais; acervo; e serviços e atividades curriculares e extracurriculares de promoção da leitura e da pesquisa.

Além da diferença considerável para a compreensão das aulas de português, as escolas que possuem bibliotecas com instalações adequadas e profissionais bem preparados também renderam melhora no desempenho dos alunos em matemática.

“É uma prova de que, quando você pensa nessa disciplina, ela começa no enunciado dos problemas. Então aquele que tem essa compreensão leitora, aquele que tem esse hábito de leitura, de ler com frequência, ele tem uma capacidade analítica muito maior”, ressalta Failla.

No áudio, a coordenadora da pesquisa destaca ainda o papel fundamental na formação de professores comprometidos com a prática leitora e sobre a necessidade de indicar livros que conquistem os alunos, a fim de que sejam encantados pela leitura e, mais tarde, busquem obras clássicas. Aliás, foi isso o que aconteceu, por exemplo, com o poeta Sérgio Vaz, de quem resgatamos um trecho de depoimento dado a este portal em 2013.


Créditos:

Os trechos de músicas e poesias utilizados na edição do podcast, por ordem de entrada, são “O poeta aprendiz”, (Toquinho / Vinicius de Moraes), com Adriana Calcanhotto; “A procura da poesia” (Carlos Drummond de Andrade), por Paulo Autran; “Teorema de Pitágoras” (Músicas de Matemática); e “Mensagem de amor” (Léo Jaime).


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