Museu Virtual do Rádio e da TV: Vassourinha de Jânio, Pra Frente Brasil e Magia de Gessy
Mais um audioguia do Museu Virtual do Rádio e da TV.
Neste 4º passeio sonoro da série, Manuela Di Fiori, aluna do programa BCM da FAAP, que reúne estudantes de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, conversa com a avó Rita de Cássia Ribeiro Costa.
Neste áudio você encontra as seguintes peças raras em exposição:
- entre 3'30" e 4'00" - Jingle de Jânio Quadros "Varre, varre, Vassourinha";
- entre 4'00" e 5'45" - marcha para o carnaval de 1960 "O Homem da Vassoura vem aí"
- entre 5'45" e 8'15" - música "Pra Frente Brasil", que embalou a Copa de 70;
- entre 8'18" e 9'36" - campanhas da Gessy Lever dos anos 80;
- entre 11'35 e 13'20" - Posse de Jânio Quadros e notícia da renúncia dele.
No bate-papo, você vai conhecer ou relembrar como o jingle, aquela música que gruda feito chiclete e não sai da nossa cabeça, teve relevância para transformar Jânio Quadros no candidato que dizia varrer a bandalheira na campanha para a presidência da república, que deu a vitória a ele em 1960. Tem também uma marchinha do carnaval do final de 59 que antecipava a campanha de Jânio.
Jânio da Silva Quadros foi prefeito e governador do estado de São Paulo nos anos 1950 e o 22.º presidente do Brasil. Esteve nesse posto entre 31 de janeiro e 25 de agosto de 1961, quando renunciou.
"Varre, varre, vassourinha..." foi o jingle da campanha candidato do PTN, com apoio da UDN na campanha para as eleições em 1960. A música foi criada por Maugeri Neto e Fernando Azevedo de Almeida.
Quem viveu a época ou ouviu versões posteriores (em campanhas de Jânio nos anos 80) se lembra de versos como "Varre, varre, varre vassourinha! / Varre, varre a bandalheira! / Que o povo já está cansado / De sofrer dessa maneira"
"O Homem da Vassoura vem aí" é uma marcha composta para o carnaval de 1960 por Paquito e Romeu Gentil. Foi lançada em disco no final de 59, quando Jânio ainda era governador de São Paulo.
Rita de Cássia tem ainda lembrança do jingle da Copa de 70. Pra Frente Brasil é uma composição de Miguel Gustavo
Em entrevista ao Jornal do Brasil de 2002, o trombonista Raul de Souza afirma ter sido o criador da melodia, enquanto Miguel Gustavo seria o autor da letra. A gravação teria sido feita em estúdio do Bairro Peixoto com orquestra da Rádio Globo. Para completar a nossa galeria de peças raras, tem mais momentos históricos, com documentos da Radioteca do produtor Bruno Bitencourt. Você vai ouvir Juscelino Kubischeck transmitindo a faixa de presidente a Jânio em janeiro de 1961, um trecho do discurso de posse e, por fim, a notícia da renúncia, em 25 de agosto ainda daquele ano de 1961.
Gessy Lever - um capítulo a parte
Na década de 1930, para estimular o consumo de seus produtos, a Lever decide trazer ao Brasil uma experiência bem-sucedida na matriz: a Lintas, uma agência de publicidade para atender exclusivamente à Unilever. A partir dos anos 50, a marca passa a patrocinar a produção e distribuição de radioteatros. Já, no final dos anos 1980, sob o comando de Castro Negrão, a Lintas dá nova orientação às produções da Gessy Lever. Entra no ar o Projeto Radiocriatividade, tendo por base três atrações: Radio Romance, Radio Riso e Radio Encontro.
As fitas cassetes com as criações da Lintas eram enviadas às rádios interessadas, com três minutos de publicidade dos variados produtos de limpeza e de toalete da atual Unilever. Aliás, apenas por curiosidade, as novelas nos Estados Unidos, onde o gênero nasceu, são chamadas de “soap opera” justamente porque foram criadas para anunciar produtos de limpeza para o lar e de higiene pessoal.
Comentários